Buscar

P3 de imuno

Prévia do material em texto

2015.2 Rivelino Trindade Azevedo
P3 de Imunologia 
(Cleo)
1) Primeira questão ela deu um caso clinico a respeito de uma mulher que era HIV + e estava fazendo tratamento com antirretroviral, mantendo os níveis de CD4+ satisfatorios e a carga viral controlada em < do q 50 cópias do vírus por mm cubico. Mas num determinado dia quando fez o exame a carga viral estava em 1.300 cópiais do virus por mm cubico e sendo que a Paciente afirma nunca ter deixado de tomar o remedio. Logo, deixando precocemente a hipotese de resistência viral, o médico fez as seguintes perguntas: 
A) No momento que foi realizado o exame você teve alguma coisa, "sintoma", como resfriado, diarreia? (0,5)
B) Você fez relação sexual sem uso de preservativo depois do ultimo exame? (0,5)
C) Depois que eu passei a vacina do calendario de vacinação você esperou os 2 meses que eu recomendei? (0,5)
D) Você teve algum trauma significativo ou estresse prolongado recentemente? (0,5)
* Explique o "´porquê" das perguntas do médico.
2) Explique porque as mulheres são mais suscetíveis a reações de hipersensibilidade. (1,0)
3) Eram 3 casos clinicos nos quais você teria que dar apenas o diagnostico e a conduta terapeutica. (3,0) 
I - Paciente tinha presença de vasculite e lesão purpura eritomatosa-descamativa palpavel em região malar. Artralgia unilateral. EAS proteinuria. (Clinica) . FAN positiva, Anti-Sm positivo, Fator Reumatoide negativo (sorologia) 
R= Lupus eritomatoso sistemico, uso de protetores e corticoides.
II - Paciente com dor em articulações interfalangianas de ambas as mãos e nos dois punhos. (clinica) Fator Reumatoide positivo, Anti- Sm negativo. (sorologia) 
R= Artrite reumatoide, uso de antiflamatorios de inicio, evoluindo para uso de corticoides e em casos severos faz-se usos de corticoides associado a drogas citotoxicas. 
III- Paciente era criança de 7 anos, com prostação e letargia, pessimo desenvolvimento psicologico na escola. Palidez cutanea-mucosa. Linfonodomegalia cervical e esplenomegalia. (Clinica) Presença de CD2 e de TdT. 
R= Leucemia Linfocitica Aguda de celulas T imaturas, uso de Quimioterapia, se houvesse formação de massa tumoral faria uso de Radioterapia. E em casos severos, pode ocorrer a necessidade de Transplante de Medula Ossea. 
(Vera) 
A respeito da formação pro-tumoral de macrófago associados ao tumor (TAM) de fenotipo M2, disserte a respeito do papel dele no turmor. (2,0) :
Muitas células tumorais secretam quiomicinas quimiotáticas para monocitos. E tambem secretam fator de crescimento, que na ausencia de outras quimiocinas, induz a diferenciação do monócito em M2. M2, com a contribuição de IL-6, prostaglandina, proteinas da matriz favorecem a diferenciação em M2.								 M2 tem caráter menos pro-inflamatorio e mais pro-resolutivo, tem um grande poder de produção de fatores angiogenicos e fatores de crescimento celular. Induzindo a formação de novos vasos e aumentando ainda mais a proliferação de celulas tumorais, respectivamente. Além disso, liberam IL-10, que recruta Treg e Ido. Ido metaboliza triptofano, e seus metabolitos associados a Treg, induzem tolerância.
R= Falar sobre liberação de fator de crescimento celular e angiogenese. Além da diferenciação de Th0 em Treg e também da imunossupressão gerada devido a liberação de citocinas antiinflamatorias pelo tumor (ex: IL 10 e TGF-B ). 
Explique UM , apenas 1, mecanismo pelo qual o anticorpo monoclonal é utilizado em terapias contra tumores. (0,5)
Anticorpo monoclonal é associado a toxinas ou radioisotopos em caso de tumores com modulação antigenica, pois esse anticorpo, ao se ligar ao epitopo da celula tumoral, vai sofrer endocitose, e dentro da celula, essa toxina promovera a morte da celula tumoral.
R= Tive vários, eu expliquei a de imunotoxinas q é quando o anticorpo monoclonal é associado a toxinas ou radioisotopos e ai quando interage com o epitopo especifico na superficie do tumor, esse tumor vai internalizar todo esse complexo e a toxina em seu interior irá desencadear a morte da celula tumoral. (Obs: tem outros mais fácies, optei por esse porque foi o primeiro que lembrei)
3) Dava uma explicação rapida sobre o procedimento de transplante que falava ser importante não deixar a isquemia ser prolongada devido a questões de rejeições do transplante e perguntava:
- Explique a correlação entre isquemia prolongada e rejeição do paciente ao transplante. (1,5)
Lesão isquêmica, devido a presença de necrose, há liberação DAMP´s, que geram uma reação inflamatória no local do enxerto, essa inflamação é capaz de ativar a resposta adaptativa- T.
R= Falar sobre formação de DAMPs, já que devido a isquemia vai ter necrose isquemica e como tem necrose tem DAMPS, que leva a inflamação, ativação de celulas...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes