Buscar

exercício de psicologia hoje 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

exercício de psicologia
QUESTÃO1 Podemos dizer que três tendências psicológicas predominam neste século: Escolha uma: a. Estruturalismo, Gestalt e Psicanálise. b. Funcionalismo, Gestalt e Psicanálise. c. Behaviorismo, Psicanálise e Estruturalismo. d. Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise. e. Psicanálise 
 QUESTÃO2 Wilhelm Wundt contribuiu para o surgimento da Psicologia: Escolha uma: a. do comportamento. b. da forma. c. do senso comum. d. da percepção. e. científica 
 QUESTÃO3 A teoria psicanalítica criou uma revolução na concepção e tratamento dos problemas emocionais devido ao estudo do(a): Escolha uma: a. narcisismo, a personalidade, o comportamento anormal e a percepção. b. pressão da vida, a personalidade, o comportamento anormal e a consciência. c. motivação inconsciente, a personalidade, o comportamento anormal e o desenvolvimento infantil. d. consciência, a personalidade, o comportamento anormal e o desenvolvimento infantil. e. existência, a personalidade, o comportamento anormal e a percepção.
 QUESTÃO4 Qual tendência psicológica se preocupa com o princípio da forma? Escolha uma: a. Psicanálise. b. Behaviorismo. c. Funcionalismo. d. Estruturalismo. e. Gestalt.
 QUESTÃO5 Freud desenvolveu um método em que os pacientes repousavam num divã e eram encorajados a dizer o que lhes viesse à mente, sendo também convidados a relatar seus sonhos. O método adotado por Freud é: Escolha uma: a. sonoterapia. b. associação livre. c. cromoterapia. d. hipnose. e. musicoterapia. 
 QUESTÃO6 Segundo o histórico da Psicologia, podemos definir o objeto de estudo da Psicanálise e do Behaviorismo, respectivamente, como: Escolha uma: a. percepção e inconsciente. b. comportamento humano e percepção. c. inconsciente e comportamento humano. d. comportamento humano e inconsciente. e. percepção e comportamento humano. 
QUESTÃO7 A tendência teórica da Psicologia que tem como objeto de estudo o que é observável na conduta humana chama-se: Escolha uma: a. Psicanálise. b. Gestalt. c. Behaviorismo. d. Funcionalismo. e. Estruturalismo 
 QUESTÃO8 Podemos considerar como objeto da Psicologia moderna a: Escolha uma: a. subjetividade humana. b. relação humana. c. consciência. d. conduta humana. e. Percepção
 QUESTÃO9 De acordo com os aspectos históricos da Psicologia, explique sobre seu objeto de estudo contemporâneo. R: Dada a complexidade na conceituação única do objeto de estudo da psicologia, considera-se o conceito de psicologia moderna que define a subjetividade humana como seu objeto de estudo.  Sendo essa a sua forma particulare específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana. A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme desenvolvemos e vivenciamos as experiências da vida social e cultural. 
 QUESTÃO10 Explique a diferença entre Psicologia do senso comum e Psicologia como ciência. R: Quando falamos no poder de persuasão ou compreensão de alguém ou da capacidade que algumas pessoas têm de escutar outras e dar bons conselhos pode ser definido como psicologia de senso comum. Com tudo definir a psicologia como ciência obriga a mesma a seguir um conjunto de características cientificas são elas: Objeto formal de estudo bem delimitado; Investigação rigorosamente metódica e limitada derivando-se dai a razão da confiança das conclusões científica; Linguagem clara, consistente, coesa e objetiva em suas conclusões, cumprindo sua finalidade social enquanto ciência; Objetivação que é a tentativa de descobrir a realidade como ela é , e processo cumulativo do conhecimento.

Outros materiais