Buscar

PSICOLOGIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de psicologia
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um
exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer
área).
R: A relação entre cotidiano econhecimento cientifico está no fato de que aplicamos em nosso dia-a-dia atos comuns, até mesmo atos rotineiros que por sua vez podem ser considerados objetos de pesquisa científica sem sequerpercebê-los. Ao exemplo de atravessarmos uma pista com movimentação de veículos avaliando/supondo apenas a sua velocidade, uma ação comum e praticada com naturalidade. Para os Físicos isso seria um objeto deestudo, tendo que ser levado em consideração: as condições da pista, da velocidade do veículo, da nossa velocidade quando damos o primeiro passo em direção à pista, entre outros fatores.
7. Quais asdiferenças entre senso comum e conhecimento científico?
R: O senso comum é o conhecimento acumulado pelos homens, de forma empírica, porque se baseia apenas na experiência cotidiana, sem se preocuparcom o rigor que a experiência científica exige e sem questionar os problemas colocados justamente pelo cotidiano.
O conhecimento cientifico apesar de ter base experimental não é inquestionávelpodendo ele a qualquer momento ser contestado e perder a sua suposta veracidade, quando algum argumento contraditório conseguir sobrepor – se ao primeiro e assim sendo, não pode-se conviver comcontradições.
11. O que é subjetividade?
R: É a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultura; é umasíntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social. Asubjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer de cada um.

Outros materiais