Buscar

PORTFÓLIO INDIVIDUAL 2015-I

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 A IMPORTANCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ........................................4
2.1 OS LIVROS COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO..................................................................................................................5
2.2 RELACIONANDO COM AS DISCIPLINAS...........................................................6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7
REFERENCIAS............................................................................................................9
�
�
INTRODUÇÃO
A partir desse contexto, vamos entender e contribuir com uma parcela da construção da importância e a função lúdica da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças, considerando os seguintes pontos de vista: O mecânico e o construtivo, onde o primeiro aparece na sala de aula como uma meta a cumprir, um aparato para o professor, se tornando hábito na maioria das escolas. O segundo ponto nos revela a melhor forma de utilização da literatura infantil, usando de forma a contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem da criança, tornando ela um cidadão emancipado, consciente e crítico para está em contato com as relações do mundo.
Nesse sentido, compreendemos que a literatura infantil é uma chave necessária para a construção do leitor. Diante do enunciado, temos que fugir do risco de usar a literatura com o intuito somente de alfabetizar. Se seguirmos essa linha prática estaremos, como pedagogos, contribuindo diretamente para a formação do individuo com deficiências interpretativas nos mais variados sentidos, principalmente no sentido literário e na sua convivência de mundo.
Para aprofundar essa ideologia, e reciclar o conceito da importância da literatura infantil em beneficio da cognição da criança, procuro neste trabalho, conhecer os livros literários, para que mais adiante, possamos viver na prática, a essência lúdica do conhecimento e interesse da criança. 
Para compreender melhor essa essência, se trabalha o conhecimento do livro “Nunca conte com ratinhos” de autoria de Silvana D’Angelo e ilustração de Luigi Raffaelli. Uma narrativa, com abordagem em língua portuguesa, literatura, matemática e artes. Conhecendo a história, percebemos a importância e a contribuição direta que nos dá na formação da criança. A leitura nos leva a compreender melhor a realidade. 
Esta narrativa leva o leitor ao conhecimento e consolidação do conceito de números, crescente e decrescente, as relações sociais, linguagem escrita e falada. Assim enfatizaremos a importância do processo de leitura, continuo na vida do ser humano, desenvolvendo-o em todos os sentidos. 
A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
	Partindo de um ponto inicial, de forma a entender melhor a importância e a função da literatura infantil na educação infantil, começamos a compreender melhor como se dá o desenvolvimento da aprendizagem da criança. De posse dos conhecimentos práticos no dia a dia com as crianças, entendemos o quanto é importante e essencial o contato delas com os livros e as historias, pois a partir daí, iniciam o seu processo de escrita por si só, observando o mundo a sua volta.
	Neste contexto, o eixo articulador: Alfabetização e Letramento, Ensino de matemática, Natureza e Sociedade na educação infantil e o ensino de Literatura Infantojuvenil, foi tomado como ponto de partida para entender o processo de aprendizagem cognitiva da criança, buscando o domínio da linguagem, que garante o processo de busca e compreensão das regras e dos símbolos apresentados na sua realidade, e servindo de base para o mundo de imaginação das crianças. Nessa perspectiva, Marafigo (apud HUIZINGA, 1988) diz que:
Na criação da fala e da linguagem, brincando com essa maravilhosa capacidade de designar é como se o espírito estivesse constantemente saltando entre a matéria a e as coisas pensadas. Por detrás de toda expressão abstrata se oculta uma metáfora, e toda metáfora são jogos de palavras. Assim ao dar expressão à vida o homem cria um outro mundo poético, ao lado da natureza.
Com esse apoio, devemos lembrar que a vida da criança é cheia de imaginação, e que chegando ao ambiente escolar, ela já traz um currículo e um conhecimento diversificado, adquirido no seu dia-a-dia, com a família, com os contatos visuais, músicas, jogos, brincadeiras e muito mais, de forma a contribuir significativamente no seu aprendizado.
	Dessa forma, percebemos a importância da Literatura infantil para o desenvolvimento da criança, subsidiando o leitor na realização de trabalhos e construção de conceitos a partir de objetivos e conhecimentos.
	É papel fundamental do professor, pensar e planejar de forma expressiva a literatura infantil, buscando compreendê-la e organizar as escolas e as ações pedagógicas, para que a literatura infantil se torne uma inserção de prazer na vida das crianças, tendo como objetivo formar cidadão leitores literários, e com visão de que a literatura é conhecimento e uma arte de uso e domínio da palavra.
	Segundo Kaercher [2010?] a literatura infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a literatura é um alimento para alma. Com base no pensamento da autora, o professor precisa se apropriar do compromisso na formação do leitor literário, juntamente com as escolas de forma a institucionalizar, buscando organizar os espaços para que os objetivos sejam alcançados.
2.1 OS LIVROS COMO SUPORTE PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
	A leitura nos leva ao mundo dos pensamentos de realidade e ficção, de forma a imprimir sentimentos no desenvolvimento da compreensão do individuo que está em contato, deixando a criança livre para construir o seu próprio ambiente de aprendizado no conhecimento de mundo, e relacionando com os conceitos criados por elas, como o conceito de números, o conceito e o contato com a natureza em meio à sociedade em que vive, tornando a literatura infantil uma porta de entrada para a alfabetização, letramento e todos os estágios do desenvolvimento infantil e da vida do ser humano. Assim, entendemos que cabe além do professor e à escola como instituição, ter o cuidado de aplicar a literatura de forma correta e eficaz para as crianças, e não como cumprimento de uma meta.
	Neste trabalho, foi lançado mão da leitura e contação de historia, buscando respostas no livro da autora Silvana D’Angelo� e Luigi Raffaelli�, com o título: “Nunca Conte Com Ratinhos”, que apresenta o gênero é Narrativa, com uma abordagem interdisciplinar em Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Artes. A autora transcendeu os temas: ética, respeito mútuo, convivência, solidariedade, pluralidade cultural e as relações sociais. 
	O tempo e o espaço em que o conto acontece, chama muito a atenção das crianças, com a ilustração dos animais, dos objetos e acima de tudo, a formação do conceito de números, buscando de forma regressiva, dar suporte para a continuação da seriação, classificação e também a formação da hierarquia contínua, em que a criança está inserida no ambiente, instigando o aprendizado e o seu desenvolvimento, em um momento de brincadeira, onde o professor como mediador pode perceber o quanto brincar para as crianças é importante e, antes de mais nada, é uma atividade de grande seriedade para ela. 
	O livro estudado não é um clássico como de outros autores renomados da historia, mas retrata bem o objetivo e a importância dada pela autora� no sentido de valores de formação do leitor literário.
2.2 RELACIONANDO COM AS DISCIPLINAS
	A importância da literatura infantil tem uma ligação direta com o dia-a-dia do pedagogo, o professor e o alvoprincipal desse desenvolvimento, a criança. A literatura infantil está inserida diretamente no processo de alfabetização e letramento. De acordo com Ferronato (2014, p.68), 
Diante da necessidade da linguagem como instrumento humanizante do sujeito, a literatura infantil surge como uma necessidade especifica para a infância. O direito à infância e o direito à educação colocam a arte de contar e ouvir histórias como parte do universo infantil.
Com o pensamento da autora�, devemos apropriar-nos da literatura como princípio, meio e fim da necessidade de aprendizado na infância, buscando conhecimento alargado da literatura, sabendo que na escola ela exerce um papel especial no que se refere à alfabetização. Ferronato (2014, p.69) nos dá suporte quando diz:
Os usos que fazemos da literatura em sala de aula proporcionam a leitura como fonte de conhecimento e de prazer. Porém, nosso maior objetivo com a utilização de livros de literatura infantil em sala de aula deve ser o despertar do gosto pela leitura. Por essa razão é que os professores devem conhecer as características dos textos de literatura infantil para que possa instrumentalizar seu trabalho pedagógico em sala.
No ensino de natureza e sociedade para a educação infantil, o RCNEI� aponta como um dos cinco princípios dessa modalidade “o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil e a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma” (BRASIL, 1998, v. 1, p. 13).
Dessa forma podemos compreender a importância da organização, da necessidade que as crianças têm em se socializar, para que o desenvolvimento físico e intelectual aconteça e seja garantido o acesso por meio dos procedimentos didáticos e estratégicos, de forma a adequar ao conhecimento das crianças.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Vimos então, a importância exercida pela literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo das crianças na educação infantil, aplicando ensinamentos lúdicos e interagindo na formação do individuo de forma espontânea, a partir do contato direto com a leitura, quando partimos para a formação do leitor, pois já sabemos que a literatura deixa clara uma pitada de realidade conforme o olhar literário e a composição da cultura em que foi criada.
Diante do contexto em que foi trabalhado, devemos ter a consciência e a habilidade de revolucionar os ensinamentos literários para a educação infantil, nos colocando como mediador do aprendizado, buscando práticas e estratégias metodológicas condizentes com as necessidades demonstradas pelas crianças, e antes de tudo conhecer profundamente o que se está trabalhando. Visto que a literatura infantil tem um foco principal quando bem aplicada, que é formar um leitor consciente e crítico, mesmo diante da atual conjuntura do século XXI, em que as praticidades e rapidez vêm formando maus leitores, onde as mídias tomaram espaços. Na formação crítica e consciente, o leitor pode tirar proveito, ao invés de digerir tudo.
Contudo, os educadores têm uma grande reponsabilidade em apresentar aos seus educados um vasto conteúdo literário. Estando alerta às ideias e doutrinas, analisando primeiramente o material a ser trabalhado com visão crítica e ao mesmo tempo com o olhar de um apreciador da pura arte.
A formação ativa dos educadores no processo de formação como “Formadores de Leitores” é de fundamental importância, afim de que possam buscar e se atrever a perder o medo de inovar e se aventurar para fazer com que as crianças adquiram o abito de leitura, mas uma leitura diferenciada, explorando as riquezas das palavras e do ambiente em que foi criada. O atrevimento do educador no que se refere ao aprendizado das crianças faz com que alarguem os conhecimentos coletivos.
Por fim, para que o desenvolvimento do leitor literário aconteça com a criança, é de suma importância que a instituição integre também a figura das famílias como parceiras do projeto de formação, envolvendo-se nos projetos e atividades propostas pela escola, e tomando conhecimento da educação de forma a perceberem o desenvolvimento dos seus filhos. 
rEFERÊNCIAS
ANDRADE, Fábio Goulart de, BATTINI, Okçana, ZÔMPERO, Andréia de Freitas. Ensino de natureza e sociedade: pedagogia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília, 1998.
D’ANGELO, Silvana. Nunca conte com ratinhos. Erechim: Edelbra, 2011. 32 p.
 FERRONATO, Raquel Franco. Alfabetização e letramento. Londrina: UNOPAR, 2014. 166 p.
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. Literatura infantil e educação infantil: um grande encontro. Univesp – 2010? P 135-142.
MARAFIGO, Elizangela Carboni. A importância da literatura infantil na formação de uma sociedade de leitores. Artigo Científico, apresentado ao curso de Pós-Graduação, do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, como requisito para a obtenção do Título de Pós-Graduação. Disponível em : <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/Elisangela-Carboni-Marafigo-Padilha.pdf> acesso em: 10 mai. 2014.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
STÊNIO CÉSAR FREITAS
A IMPORTANCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LUDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Capanema - Pa
2015
STêNIO CéSAR FREITAS
A IMPORTANCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LUDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Trabalho de Curso de Graduação em Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Alfabetização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-Juvenil, Seminário interdisciplinar V.
Orientadores: Profº(es). Raquel Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurilio Cristiano Batista Bergamo, Marlizete Steinle, Rosely Montagnini.
CAPANEMA-PA
2015
� Silvana D’Angelo, bibliotecária e Escritora Italiana, Formada em Línguas e Literatura Estrangeira.
� Luigi Raffaelli, nacionalidade Italiana, Formado em Ilustração e Design, é professor de Ilustração.
� Silvana D’Angelo
� Raquel Franco Ferronato, Mestre em Educação Escolar
� Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes