Buscar

Questões imunologia fisioterapia 2 semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NÚCLEO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
A Rubéola é de grande importância para as gestantes, pois se infectadas no segundo trimestre da gestação irá acarretar em más formações fetais. Sabendo deste fato, um médico solicitou sorologia de Rubéola para uma mulher que pretende engravidar, onde esta sorologia indica altas concentrações de IgG e baixas IgM. Utilizando seus conhecimentos de imunologia, explique o que significa esse resultado.
Durante a maturação tímica, o Linfócito T sofre dois tipos de seleção, a positiva e a negativa. Explique como ocorrem essas seleções e qual a importância delas para o bom funcionamento do sistema imune. 
Nosso Sistema imune pode é dividido em Sistema Imune Inato e Sistema Imune Adaptativo devido a características específicas desses sistemas, como por exemplo o tipo de célula que atua majoritariamente nesses processos. Seguindo essa linha de raciocínio responda:
Esses sistemas atuam em conjunto? Justifique 
É correto afirmar que o Sistema Imune Inato é inespecífico? Justifique
As células humanas possuem um complexo proteico conhecido como Complexo de Histocompatibilidade Principal, que possui funções diversas no nosso organismo. Baseando-se no conhecimento adquirido durantes a aula de imunologia responda:
Quais os tipos de MHC expostos na Membrana da Célula?
Qual a principal diferença funcional entre esses grupos proteicos?
Quais células do sistema imune reconhecem essas proteínas e quais as respostas geradas por esse reconhecimento?
Para realizar a ativação das respostas pelo Sistema Imune Adaptativo é necessário o reconhecimento de substância presentes no patógeno conhecidas como antígenos. Sabemos que os antígenos reconhecidos pelos Linfócitos B e T são diferentes, porém o nome da área reconhecida é o mesmo, o epítopo. Desta maneira explique quais as diferenças entre o reconhecimento por Linfócito B e por Linfócito T. 
Os linfócitos T CD8+ e os Linfócitos Natural Killer são células que geram o mesmo resultado final: a morte de células com patógenos intracelular e células cancerígenas. De que forma esse processo ocorre e qual a principal diferença entre suas respostas? 
Os linfócitos T são diferenciados através de proteínas de membrana com características específicas, sendo conhecidas como Clusters of Differentiation (CD). Com base nas informações acima, responda:
Qual a diferença funcional entre essas proteínas?
Qual a relação dessas proteínas com o Receptos de Células T (TCR)? 
Explique uma das hipóteses para a seleção do tipo de CD que será produzido pelo Linfócito T nïve. 
Após uma lesão tecidual, através da liberação de proteínas conhecidas como citocinas, algumas modificações teciduais acontecem, gerando um quadro conhecido como inflamação. 
Utilizando seus conhecimentos sobre inflamação responda as questões a seguir:
Quais são os cincos Sinais Cardenais da Inflamação? 
Qual é a principal célula encontrada em um processo inflamatório agudo? 
Descreva os passos da inflamação e correlacione-os com os Sinais da Inflamação.

Outros materiais