Buscar

Alimentos e Sistema Digestório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Capítulo 02:
Alimentos e Sistema Digestório
*
*
 A evolução do ser humano dos primórdios até o que conhecemos hoje foi bastante influenciada pelos hábitos alimentares, o que inclui produção armazenamento e distribuição. 
 Inicialmente (há 40 mil anos) o homem era nômade, migrando de uma área para outra em busca de recursos. Eram basicamente coletores e caçadores.
2.1- Os alimentos e o ser humano
*
*
 Entre 20 e 10 mil anos atrás, os povos passaram a cultivar alimento e criar animais. Assim surgiram ferramentas que ajudavam no melhor aproveitamento do ambiente.
Os alimentos e o ser humano
*
*
 Atualmente, muitos alimentos são cultivados em grandes áreas de forma exclusiva, chamada monocultura. Esse cultivo facilita os cuidados e cultivo, porém favorece o aparecimento de pragas e diminui a fertilidade do solo.
 O uso de agrotóxicos e fertilizantes contamina solo e água levando doenças e até a morte para os seres vivos.
Os alimentos e o ser humano
*
*
 A pecuária também exige cuidados para evitar danos ao ambiente. A conversão de matas em pastos e o pisoteio do solo pelo gado são fatores que levam ao desmatamento e compactação do solo.
Os alimentos e o ser humano
*
*
*
*
 Depois de colhidos os alimentos são muitas vezes usados como matéria prima na indústria. Os processos podem ser muitos dependendo do que se deseja como produto final, ex: adição de conservantes, aromatizantes, vitaminas, cozimento, etc. O produto final pode ser, muitas vezes, completamente diferente da matéria prima que o originou.
Os alimentos e o ser humano
*
*
 Entre as técnicas de conservação estão aquelas que não adicionam elementos sintéticos. Ex: pasteurização (o produto é aquecido e resfriado) controlando assim a proliferação de microrganismos, adição de sal, açúcar, vinagre, defumação, desidratação, congelamento e vácuo.
Essas técnicas podem ser usadas isoladamente ou em conjunto.
Os alimentos e o ser humano
*
*
*
*
 Para uma vida saudável é importante que haja uma alimentação variada e equilibrada. Os alimentos são divididos em 5 grupos, os alimentos podem ser in natura ou processados:
 Cereais, tubérculos e raízes
Arroz, milho, mandioca, pães, bolos, massas e outros. São fonte de energia e distribuídos ao longo do dia devem totalizar em média 6 porções.
Grupos de alimentos
*
*
 Frutas, legumes e verduras
Banana, maçã, cebola, couve-flor, alface, agrião e outros. São fonte de vitaminas (principalmente frutas e legumes) e minerais (principalmente verduras). Devem ser consumidas em média 3 porções de frutas e 3 de legumes e verduras.
Grupos de alimentos
*
*
 Feijões, castanha e sementes
Leguminosas como feijão, lentilha, soja; castanhas como de caju, do Pará, nozes; sementes como de girassol, de abóbora, gergelim entre outros. São fonte de vitaminas, proteínas e gorduras benéficas ao organismo. Devem ser consumidas em média ao menos 1 porção ao dia.
Grupos de alimentos
*
*
 Leite e derivados, carnes e ovos
Alimentos de origem animal como: leite, queijo, manteiga, peixe, frango, embutidos, ovos, entre outros. Fontes principalmente de proteínas e minerais como cálcio e ferro. Lembrando que é importante dar preferência as versões mais magras de cada alimento, ex: frango grelhado ao invés de lingüiça frita, pois são ricos em gordura saturada. Recomenda-se em média 3 porções de laticínios e 1 de carne ou ovo.
Grupos de alimentos
*
*
 Gorduras, açúcares e sal
Gorduras de origem vegetal e animal, açúcar, doces e sal. O consumo deve ser moderado, pois são agravantes (em excesso) da obesidade, diabetes, doenças do coração. Recomenda-se em média 1 porção ao dia e 5g de sal. Lembrando que as gorduras insaturadas (monoinsaturadas e as poliinsaturadas) são benéficas pois atuam na redução do mau colesterol (LDL) e aumento do bom coloesterol (HDL). Ex: azeite, castanhas, abacate, etc
Grupos de alimentos
*
*
 Quanto é 1 porção?
É a quantidade média que uma alimento é consumido, pode ser medida em unidade, fatia, copos, xícaras, colheres, gramas. Ex: maçã é consumida geralmente a unidade sendo assim 1 unidade equivale a 1 porção, mas como frutas variam de tamanho essa porção pode ser variável. Assim a quantidade por porção varia de um alimento para o outro.
Grupos de alimentos
*
*
A Pirâmide Alimentar
*
*
 O que é?
Uma maneira gráfica de organizar e representa os grupos de alimentos de acordo com a quantidade que deve ser consumida.
•A base mais larga representa os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, o topo mais estreito os que devem ser consumidos em menor quantidade.
A Pirâmide Alimentar
*
*
2.2 – Por que comemos?
*
*
 
Por que comemos?
 Todas as atividades voluntárias ou involuntárias desde os batimentos cardíacos até trabalhar ou estudar envolvem gasto de energia.
•Essa energia provém dos alimentos. A unidade usada para medir a quantidade de energia presente neles ou gasta pelo corpo é a CALORIA.
• Para crescer e se desenvolver o corpo precisa de matéria-prima obtida também pela alimentação.
*
*
 A ativação e regulação dos diversos processos no organismo também dependem de substâncias obtidas através da alimentação como vitaminas e minerais.
Existe diferença entre o gasto energético do homem da mulher. Isso se deve principalmente ás questões hormonais e a quantidade de músculos que o indivíduo apresenta.
Por que comemos?
*
*
 Qualquer substância que permite o desenvolvimento e a manutenção de um organismo, atuando como fonte de energia ou como componente estrutural. A principal fonte são os alimentos.
 Os nutrientes se agrupam de acordo com a função, podem ser: construtores, reguladores, energéticos, fibra e água (não são necessariamente nutrientes mas contribuem para o bom funcionamento do organismo).
Nutrientes
*
*
 Plásticos ou Construtores: proteínas
Função: fornecer matéria-prima para a construção ou reparo das estruturas do corpo.
A proteína é o principal nutriente plástico e está presente em todas as células do corpo.
Fontes principais: carnes, ovos, leite, sementes.
A deficiência pode acarretar em vários transtornos relacionados á desnutrição. E o excesso pode levar á transtornos renais.
Nutrientes
*
*
 Reguladores: vitaminas e minerais
Funções: ativar e regular processos para o saudável funcionamento do organismo.
Vitaminas e minerais são os principais reguladores, participam em processos como coagulação do sangue, transporte de oxigênios para as células.
Fontes principais: frutas e hortaliças.
O excesso ou deficiência levam á disfunções. 
Nutrientes
*
*
Exemplos: falta de vitamina A pode levar á cegueira noturna e seu excesso problemas de pele, fígado, articulações.
Falta de vitamina D pode levar á fragilidade de ossos e articulações e seu excesso á problemas de coração e rins.
Nutrientes
*
*
Exemplos: falta de vitamina K pode levar à hemorragias intensas, já que é ela é grande responsável pelo processo de coagulação
Falta de vitamina C pode levar ao escorbuto, que ocasiona a formação de feridas na pele, gengiva esponjosa e sangramento das membranas mucosas
Falta de vitamina B12 leva à anemia
Nutrientes
*
*
• Energéticos: carboidratos e lipídios
Função: fornecem toda a energia para a realização de todas as tarefas do corpo. Cada grama de carboidrato fornece 4kcal. E cada grama de lipídios, embora não sejam a principal fonte de energia usada pelo organismo, fornece 9kcal.
Principais fontes: carboidratos raízes, cereais, frutas, pães e lipídios óleos, castanhas, abacate.
Nutrientes
*
*
Reserva energética:
Quando consumimos quantidades superiores ás necessidades do organismo, os nutrientes energéticos são armazenados como glicogênio e gordura.
Glicogênio: carboidrato formado por várias moléculas de glicose. É armazenado no fígado e músculos. Em períodos
de jejum, como á noite, o glicogênio é transformado novamente em glicose. Suprindo as necessidades do organismo.
Nutrientes
*
*
 Gordura: fica armazenada principalmente no tecidos adiposo e é utilizada no organismo quando falta glicose, o que ocorre em períodos muito prolongados de jejum e durante á atividade física (superior á 30 minutos).
Nutrientes
*
*
 Fibras: um tipo de carboidrato, como a celulose, presente nos alimentos. Não pode ser digerido. Embora não sejam nutrientes, regulam o funcionamento do intestino, tornando as fezes mais volumosas e macias, o que favorece sua eliminação.
Principais fontes: todas as plantas, pois é constituinte da parede das células vegetais.
Nutrientes
*
*
 Fibras: um tipo de carboidrato, como a celulose, presente nos alimentos. Não pode ser digerido. Embora não sejam nutrientes, regulam o funcionamento do intestino, tornando as fezes mais volumosas e macias, o que favorece sua eliminação.
Principais fontes: todas as plantas, pois é constituinte da parede das células vegetais.
Nutrientes
*
*
Construtores- proteína
Reguladores- frutas e vegetais
Energéticos- carboidratos e óleos e gorduras 
*
*
Fibras 
Água 
*
*
 As necessidades energéticas são diferentes para cada pessoas pois são baseadas em sexo, altura, idade, tipo de atividades praticadas. Ex: profissões que exigem mais gasto como pedreiro vão requerer mais energia do que aquelas que trabalham em escritório.
 Assim ingerir mais energia que o necessário levará ao armazenamento em forma de gordura.
 Ingerir menos energia que o necessário poderá levar á longo prazo á desnutrição.
Alimentos e necessidades energéticas
*
*
*
*
 Deve-se lembrar que não é só caloria que comemos, portanto além desse valor deve-se “pesar” do que a caloria vem acompanhada. 
Ex: abacate é conhecido por ser calórico, mas fornece vitaminas, minerais além de gordura boa para o organismo em comparação a um salgadinho industrializado que é calórico e fornece gordura ruim para o organismo, além de muito sódio e nada de vitaminas e minerais, é chamada então de “caloria vazia” ou seja não acrescenta benefícios.
O valor calórico dos alimentos
*
*
 Sendo assim somente olhar a tabela de composição existente nos alimentos não é suficiente, ela deve ser analisada de forma crítica para que se faça escolhas mais saudáveis.
 Para calcular seu gasto energético acesse:
http://nutricao.saude.gov.br/gasto_calorico.php
O valor calórico dos alimentos
*
*
*
*
2.3 – Alimentação e saúde
*
*
 Muitos problemas de saúde são decorrentes da ausência de uma alimentação saudável, o consumo excessivo ou deficiente de alimentos, os transtornos alimentares, verminoses são algumas das causas de problemas de saúde.
Alimentação e saúde
*
*
 Desnutrição: 
estado provocado pela baixa ou ausência de ingestão de alimentos. Quando a ingestão é insuficiente, não fornece a energia para manter as atividades básicas. 
Essa insuficiência pode também se relacionar com a deficiência alimentar de nutrientes (ainda que a alimentação atinja a recomendação calórica) ex: obesos desnutridos.
Alimentação e saúde
*
*
 Ou ainda com distúrbio ou doenças como má digestão, verminoses, câncer, responsáveis pela diminuição da absorção de nutrientes. A desnutrição geralmente é causada pelo conjunto desses fatores e também está associada á fatores sociais, políticos e econômicos.
 Entre eles estão: pobreza, distribuição desigual e precária de alimentos, má distribuição de renda, guerras.
Alimentação e saúde
*
*
 A desnutrição infantil, se prolongada, pode levar á problemas como atraso no crescimento, desenvolvimento cognitivo além de baixa imunidade. Muitas vezes os danos não podem ser revertidos, mesmo com alimentação adequada.
Alimentação e saúde
*
*
*
*
 Obesidade:
 é um problema multifatorial e pode ter como causas ou agravantes os seguintes fatores: hereditariedade, disfunção hormonal, desequilíbrio na alimentação ingerindo mais energia do que consegue gastar.
 Entre os brasileiros o Ministério da Saúde, mostra que o consumo de alimentos gordurosos, açucarados, refrigerantes, sucos artificiais, bem como o excesso de sal tem aumentado.
TABELA IMC
Alimentação e saúde
*
*
 Por outro lado teve uma diminuição do consumo de leguminosas, frutas, vegetais que são mais nutritivos.
 Também ocorreram mudanças no estilo de vida. A população se tronou mais sedentária, o que, favorece a obesidade.
 O aumento de peso ainda pode trazer problemas como: diabetes, problemas cardíacos em geral, AVC, problemas osteo-articulares, entre outros.
Alimentação e saúde
*
*
*
*
 Verminoses e intoxicações:
 quando contaminados por protozoários, fungos, bactérias, insetos e outros seres vivos, os alimentos podem transmitir doenças, devido a produção de toxinas por esses organismos ou pela própria reprodução deles. 
 Os alimentos ainda podem estar contaminados por defensivos agrícolas, metais pesados, produto químicos, entre outros.
Alimentação e saúde
*
*
 Para evitar a contaminação é importante atentar para alguns cuidados como: lavar frutas e verduras em água corrente tratada, lavar bem as mãos antes de manipular alimentos, observar a higiene dos utensílios de cozinha, manter os alimentos longe de animais, lixo e ainda manter alimentos preparados longe dos crus.
 Além de lavar é importante desinfetar frutas e verduras, colocado-as de molho em 1L de água + 1 c se sopa de água sanitária por 15 min. 
Alimentação e saúde
*
*
 Deve-se enxaguar bem depois. 
 Ao adquirir produtos industrializados é importante observar as características gerais do produto como cor, aparência da embalagem (que devem estar sem amassados,estufamentos, sujeira ou fungos), data de validade, se a temperatura do equipamento de refrigeração está de acordo com a estipulada pelo fabricante.
Alimentação e saúde
*
*
 
Deve ficar de molho por 15 minutos e ser enxaguado em água corrente depois
*
*
 Transtornos alimentares:
 são desvios no comportamento alimentar, que podem levar á emagrecimentos extremo, ganho de massa corpórea em excesso além de outros problemas de saúde.
Alimentação e saúde
*
*
 Transtornos alimentares: anorexia e bulimia
 Podem estar ligados á depressão e á preocupação excessiva com a imagem corporal, geralmente acometem mulheres adolescentes.
 A anorexia é caracterizada pela redução drástica na alimentação e/ou pela recusa em comer. Principais sintomas: contagem de calorias, prática excessiva de exercícios, perda de peso, consumo de medicamentos para emagrecer. Pode levar á morte.
Alimentação e saúde
*
*
 Transtornos alimentares: anorexia e bulimia
 Bulimia:
 Ingestão compulsiva de grande quantidades de alimento, geralmente bem calóricos, seguida por culpa intensa e provocação de vômito ou ingestão de laxativos. Além de desnutrição provoca lesões no aparelho digestório. Geralmente a pessoa doente não se apresenta muito magra. Pode levar á morte.
Alimentação e saúde
*
*
 Transtornos alimentares: compulsão alimentar
 É caracterizado pelo consumo de grandes quantidades de alimento de uma só vez, mesmo na ausência de fome, pode estar associado á ansiedade e angústia.
 Quando isso acontece a bulímica provoca vômitos, o compulsivo que não tem bulimia geralmente se torna obeso, e passa a sofrer das doenças relacionadas á essa patologia e também quanto mais fica infeliz mais come.
Alimentação e saúde
*
*
*
*
2.4 – O alimento no corpo
*
*
Sistema Digestório
 É responsável por processar os alimentos, absorver os nutrientes e excretar as sobras.
 Compreende dois processos:
 Mecânicos
 Químicos
*
*
Sistema Digestório
 Processos mecânicos:
 Mastigação
 Deglutição
 Movimentos peristálticos
*
*
Sistema Digestório
 Processos químicos:
 Enzimas digestórias:
Amilases
Proteases
Lipases
*
*
Língua
Faringe
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Boca
Fenda Bucal
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Boca
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Boca
Ocorrem os dois processos (químico e mecânico) 
Na boca começa a digestão (amilase salivar – ptialina)
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Boca
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Dentes
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Dentes (tipos)
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Dentes (incisivos)
Forma de pá, 
Morder, cortar os alimentos.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Dentes (caninos)
 Forma de lança, 
 Perfurar e rasgar os alimentos.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Dentes (pré-molares)
 Forma de pentágono
 Macerar os alimentos.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Dentes (molares)
 Triturar os alimentos,
 O terceiro molar pode, ou não, vir a nascer.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Anatomia dos Dentes
*
*
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Doenças dentárias
Cárie
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Doenças dentárias
Gengivite
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Faringe
 Órgão em forma de funil,
 Conecta dois sistemas: Digestivo e Respiratório
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Faringe (deglutição)
*
*
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Esôfago
 Órgão em forma de tubo 
 Tem aprox. 25cm
Conecta a boca ao estômago
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Estômago
 Órgão em forma de saco 
 Suco gástrico(Pepsina + HCl) pré digere e esteriliza os alimentos.
Conecta o esôfago ao intestino delgado
*
*
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Intestino Delgado:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Intestino Delgado:
 Possui em 3 partes: Duodeno, jejuno e íleo
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Intestino Delgado:
 Possui em 3 partes: Duodeno, jejuno e íleo
 Possui aproximadamente 6m de comprimento
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Intestino Delgado:
 Possui em 3 partes: Duodeno, jejuno e íleo
 Possui aproximadamente 6m de comprimento
 Possui 3 glândulas anexas
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Intestino Delgado:
 Possui em 3 partes: Duodeno, jejuno e íleo
 Possui aproximadamente 6m de comprimento
 Possui 3 glândulas anexas
 Produz suco intestinal (suco entérico)
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 Tem Aproximadamente 25 cm
 Nele desembocam dois canais Canal Colédoco e Duto pancreático 
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 O Pâncreas produz o suco pancreático:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 O Pâncreas produz o suco pancreático:
 Amilase + lipase + tripsina (protease pancreática);
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 O Pâncreas produz o suco pancreático:
 Amilase + lipase + tripsina (protease pancreática);
 Também produz um líquido mais alcalino, que ajuda a neutralizar o HCl do estômago.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 O Pâncreas produz o suco pancreático:
 Amilase + lipase + tripsina (protease pancreática);
 Também produz um líquido mais alcalino, que ajuda a neutralizar o HCl do estômago.
 Produz, também, insulina.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 Já o fígado:
 Produz a bile;
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 Já o fígado:
 Produz a bile;
 A Bile é responsável por emulsificar a gordura.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Duodeno:
 E a vesícula biliar?
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 No jejuno, ocorre o resto da digestão;
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 No jejuno, ocorre o resto da digestão;
 O suco entérico possui:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 No jejuno, ocorre o resto da digestão;
 O suco entérico possui:
 Peptidases;
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 No jejuno, ocorre o resto da digestão;
 O suco entérico possui:
 Peptidases;
 Sacarases;
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 No jejuno, ocorre o resto da digestão;
 O suco entérico possui:
 Peptidases;
 Sacarases;
 Lactases;
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 No jejuno, ocorre o resto da digestão;
 O suco entérico possui:
 Peptidases;
 Sacarases;
 Lactases;
 Maltases.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Ao final de todo o processo digestório, os subprodutos são:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Ao final de todo o processo digestório, os subprodutos são:
 Amido – 
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Ao final de todo o processo digestório, os subprodutos são:
 Amido – glicoses livres
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Ao final de todo o processo digestório, os subprodutos são:
 Amido – glicoses livres
 Proteínas – 
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Ao final de todo o processo digestório, os subprodutos são:
 Amido – glicoses livres
 Proteínas – aminoácidos e corpos cetônicos
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Ao final de todo o processo digestório, os subprodutos são:
 Amido – glicoses livres
 Proteínas – aminoácidos e corpos cetônicos
 Lipídeos – 
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Ao final de todo o processo digestório, os subprodutos são:
 Amido – glicoses livres
 Proteínas – aminoácidos e corpos cetônicos
 Lipídeos – ácidos graxos e glicerol
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Jejuno:
 Todos esses subprodutos são absorvidos pela parede fina que possui o jejuno;
 Vilosidades e Microvilosidades da parede do jejuno.
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Intestino Grosso:
 Tem o seu começo no final do íleo (última parte do intestino delgado), essa porção inicial se chama Ceco;
 É responsável pela formação e excreção do bolo fecal e pela reabsorção da água
*
*
Estruturas do Sistema Digestório
Intestino Grosso:
 Possui 3 partes o ceco, o cólon e o reto
*
*
*
*
*
*
Problemas do Sistema Digestivo
Refluxo:
*
*
Problemas do Sistema Digestivo
Gastrite:
*
*
Problemas do Sistema Digestivo
Úlcera:
*
*
Problemas do Sistema Digestivo
Cirrose:
Sugestão: “Pense nisto” pág 33
*
*
- Falar sobre agricultura orgânica
*
*
Comentar sobre a alergia aos compostos sintéticos como corantes e aromatizantes. Além da contaminação no processamento que ocorre na mesma máquina, como elementos traço ex; soja, castanha, leite, trigo.
-Transporte dos alimentos.
Alimentos transgênicos
*
-Sugestão: levar algumas embalagens como a de leite e pedir eles leiam o rótulo.
Exemplos: tomate seco (conservação por açúcar e desidratação) 
- Ampliação de conteúdo
*
*
-
*
-
*
-
*
*
-Falar sobre dieta pág 34 Tema no dia a dia
*
-Ampliação de conteúdo pág 36
- Para saber mais pág 37
*
- Mostrar a presença de cada um dos 5 grupos na pirâmide.
*
Ampliação de conteúdo pág 36
*
*
*
*
*
*
Ampliação de conteúdo pág 41
*
Ampliação de conteúdo pág 41
*
*
*
*
*
*
Ampliação de conteúdo: diferença de diet e light/ o papel das fibras
Amamentação
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Discussão sobre os motivos da desnutrição no Brasil: socioeconômicos, políticos
*
*
*
*
*
*
*
Comentar sobre super mercados que desligam os aparelhos á noite, riscos e como identificar (muito gelo na embalagem e na geladeira, se na parte da manhã produtos que deveriam estar congelados,
estarão meio moles)
*
*
*
*
*
*
*
*
- Falar também sobre diarréia e prisão de ventre
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais