Buscar

AV1- semana 2 a 7 DConst.I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Beatriz Cristina Dias Volpato.
Direito Constitucional I
ATIVIDADE COMPLEMENTAR- AV1:
Semana 2:
EMENTA
AUXILIAR LABORATÓRIO. VINCULAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO.
Lei 3999/61. FENÔMENO DA RECEPÇÃO DE CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. INVIABILIDADE. O constituinte originário, além de estabelecer que o salário mínimo deve ser suficiente e capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, impediu sua vinculação a qualquer título. É essa a situação do art. 5 da Lei 3.999/61, que, desse modo, não foi recepcionado pela vigente Carta Política, pois, ao vincular a prestação periódica salarial ao citado referencial, cria um índice de correção monetária automática que afronta o art. 7º, IV, da Constitucional Federal.
Semana 3:
EMENTA
PROCESSUAL CIVIL. PRESCRIÇÃO. INTERRUPÇÃO. FALÊNCIA. ACÓRDÃO RECORRIDO QUE DECIDIU A CONTROVÉRSIA À LUZ DE INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIO DA HIERARQUIA DAS LEIS. COMPETÊNCIA DO STF.
1. Fundando-se o acórdão recorrido em interpretação de matéria eminentemente constitucional - in casu, a (in)aplicabilidade de norma sob o enfoque do princípio da hierarquia das leis -, é vedado a esta Corte examinar a questão, porquanto reverter o julgado significaria usurpar competência atribuída expressamente ao Supremo Tribunal Federal pela Constituição da República, cingindo-se a competência deste Tribunal à uniformização da legislação infraconstitucional.
2. Recurso especial não conhecido.
Semana 4:
Processo:
MS 987237420118260000 SP 0098723-74.2011.8.26.0000
EMENTA
Mandado de Segurança Desapropriação - Direito Constitucional - Cláusula pétrea de respeito ao direito adquirido - Invulnerabilidade pela superveniência de emenda, provinda de Poder Constituinte derivado - Sequestro de rendas - Prosseguimento - Writ concedido.
Aluna: Beatriz Cristina Dias Volpato.
Direito Constitucional I
ATIVIDADE COMPLEMENTAR- AV1:
Semana 5:
Processo: MS 26108 DF
Ementa
MANDADO DE SEGURANÇA. ATO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. DESFALQUE DE VALORES EM CONTAS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. CONDENAÇÃO DO IMPETRANTE. DIREITO À AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO OBSERVADOS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TOMADA DE CONTAS. CONJUNTO PROBATÓRIO DETIDAMENTE ANALISADO. AUSÊNCIA DE VÍCIOS DE LEGALIDADE DA DECISÃO ORA ATACADA. INEXISTÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO. SEGURANÇA DENEGADA.
Semana 6:
Processo: AI 781029 RJ
Ementa 
AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. LEGITIMIDADE. MINISTÉRIO PÚBLICO. DEFESA DE DIREITOS COLETIVOS. POSSIBILIDADE. AGRAVO IMPROVIDO. I -A jurisprudência desta Corte firmou-se no sentido de que o Ministério Público tem legitimidade para ajuizar ação civil pública na defesa de direitos coletivos, relativos a pessoas determináveis, e individuais homogêneos socialmente relevantes. Precedentes. II -Agravo regimental improvido.
Semana 7:
Ementa:
Processo: ARE 649393 MG
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. CONSTITUCIONAL. DIREITOS SOCIAIS. DÉCIMO TERCEIRO E TERÇO DE FÉRIAS. APLICABILIDADE A CONTRATOS TEMPORÁRIOS SUCESSIVAMENTE PRORROGADOS. PRECEDENTES. AGRAVO REGIMENTAL AO QUAL SE NEGA PROVIMENTO.

Outros materiais