Buscar

AV2- ementas Semana 8 a 15

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Beatriz Cristina Dias Volpato
DIREITO CONSTITUCIONAL I
Atividade Complementar- AV2:
Semana 8:
Ementa
DIREITO CONSTITUCIONAL. NACIONALIDADE. OPÇÃO. ARTIGO 12, I, C. CAPACIDADE PLENA AUSENTE. IMPOSSIBILIDADE.
1. O artigo 12, I, c, da Constituição Federal estabelece que são considerados brasileiros natos, os nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
2. A opção de nacionalidade nos termos do artigo 12, I, c, da CF, sendo de caráter personalíssimo, exige plena capacidade do optante.
3. Apelação a que se nega provimento.
Semana 9:
Ementa
Prestação de Contas. Representante do partido. Direitos políticos. Suspensão. Não conhecimento. Lei dos Partidos Políticos. Violação. Não se conhece das contas prestadas por grêmio partidário, quando seu representante encontra-se com os direitos políticos suspensos, em desrespeito a lei dos partidos políticos.
Semana 10:
Ementa
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 24/99. AFASTAMENTO DE JUÍZES CLASSISTAS.VAGAS DEIXADAS POR JUÍZES CLASSISTAS TITULARES EM DATA ANTERIOR À PROMULGAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL EM VIRTUDE DE FALECIMENTO E DE APOSENTADORIA.
Decisão do Tribunal Regional do Trabalho que determina o afastamento de juízes classistas suplentes que assumiram anteriormente à promulgação da Emenda Constitucional nº 24/99 as vagas deixadas pelos titulares em virtude de falecimento e aposentadoria, desrespeita decisão da Corte Superior Trabalhista que expressamente manifestou-se, em sua composição plena, no sentido de que "no caso de o titular não ter completado o mandato, devido ao seu falecimento ou à aposentadoria compulsória, o suplente convocado o concluirá". Reclamação a que se julga procedente.
Semana 11:
Ementa
AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO. CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA FEDERATIVO. COEXISTÊNCIA DE FEDERAÇÕES. SUJEITO LEGITIMADO.
Diante da coexistência de duas federações abrangendo a mesma categoria, detém legitimidade para recolhimento das contribuições sindicais respectivas a federação constituída anteriormente. (...)
Semana 12:
Ementa
PROCESSO PENAL. AGRAVO REGIMENTAL. MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. LEGITIMIDADE. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. OMISSÃO. AUSÊNCIA.
1. A repartição de competências determinada pelo art. 37, I, da Lei Complementar nº 75/93 reserva ao Ministério Público Federal o atuar nas causas de competência do Superior Tribunal de Justiça.
2. Rejeitam-se os embargos de declaração quando inexistentes quaisquer de seus pressupostos, nos termos do art. 619 do Cód. de Pr. Penal.
3. Configura inovação indevida a pretensão de discutir, em embargos de declaração, matéria que não constitui fundamento da petição recursal. Precedentes.
4. Embargos de declaração rejeitados
Semana 13:
Decisão
Decisão: vistos, etc. Tendo em vista a informação de que o precatório objeto deste processo de intervenção federal já foi quitado (fls. 279/282 dos autos da IF 3.122), julgo prejudicado o pedido, o que faço com fundamento no inciso IX do art. 21 do RI/STF. Arquive-se. Publique-se. Brasília, 9 de maio de 2012.Ministro ayres brittoPresidenteDocumento assinado digitalmente
Semana 14:
Ementa
Ementa: EMBARGOS DECLARATÓRIOS OPOSTOS DE DECISÃO MONOCRÁTICA. CONVERSÃO EM AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL. REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS FUNCIONAIS PARA VENDA. LEGITIMIDADE PASSIVA DO MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA. AGRAVO IMPROVIDO. I -A legitimidade passiva ad causam do Ministro do Estado de Defesa resta evidenciada em razão de sua competência para adotar as medidas necessárias e pendentes para regularização da venda do imóvel funcional. II -Embargos de declaração, recebidos como agravo regimental a que se nega provimento.
Semana 15:
Ementa
HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. CRIME DE DESACATO CONTRA MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS. PERSECUÇÃO PENAL DE POLICIAL MILITAR ESTADUAL NA JUSTIÇA MILITAR: IMPOSSIBILIDADE: CONSTRANGIMENTO ILEGAL CARACTERIZADO. ORDEM CONCEDIDA.
1. A jurisprudência deste Supremo Tribunal é firme no sentido de que a competência para processar e julgar policial militar acusado de cometer crime militar contra membro das Forças Armadas é da Justiça Militar estadual, mormente quando o Paciente, pelo que se tem na denúncia, quis manifestamente menosprezar a vítima, oficial das Forças Armadas, em razão da função por ela ocupada, humilhando-a diante de outros militares federais e estaduais. Precedentes.
2. Habeas corpus concedido.
Semana 16: REVISÃO!

Outros materiais