Buscar

As Grandes Dicotomias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
Clique para editar o estilo do título mestre
*
AS GRANDES DICOTOMIAS
Professor Adhemar Bento Gomes
*
*
*
1. A Grande Dicotomia Público/Privado
Distinção da qual se pode demonstrar a capacidade:
1.1. De dividir um universo em duas esferas, conjuntamente exaustivas, no sentido de que todos os entes daquele universo nelas tenham lugar, sem nenhuma exclusão, e reciprocamente exclusivas.
1.2. De estabelecer uma divisão que é ao mesmo tempo total e principal, enquanto tende a fazer convergir em sua direção outras dicotomias que se tornam, em relação a ela, secundárias.
Professor Adhemar Bento Gomes
*
*
*
2. As Dicotomias Correspondentes
2.1. Sociedade de iguais e sociedade de desiguais
A família, o Estado, a sociedade entre Deus e os homens, a sociedade entre irmãos, parentes, amigos, cidadãos, hóspedes e inimigos.
2.2. Lei e contrato
Relativa às fontes respectivamente do direito público e do direito privado: a lei e o contrato (ou mais em geral o assim dizer “negócio jurídico”).
2.3. Justiça comutativa e justiça distributiva
É a terceira distinção que conflui na dicotomia público privado. A justiça comutativa é a que preside às trocas e a justiça distributiva é aquela na qual se inspira a autoridade pública na distribuição de honras ou obrigações.
Professor Adhemar Bento Gomes
*
*
*
3. O Uso Axiológico da Grande Dicotomia
3.1. O primado do privado
Afirma-se através da difusão e da recepção do direito romano no Ocidente: o direito assim chamado das Pandette é em grande parte direito privado, cujos institutos principais são a família, a propriedade, o contrato e os testamentos.
3.2. O primado do público
Assumiu várias formas segundo os vários modos através dos quais se manifestou, sobretudo no último século, a reação contra a concepção liberal do Estado e se configurou a derrota histórica, embora não definitiva, do Estado mínimo. 
Professor Adhemar Bento Gomes
*
*
*
4. O Segundo Significado da Dicotomia
4.1. Público ou secreto
Não se deve confundir a dicotomia público/privado com a distinção segundo a qual por “público” se entende aquilo que é manifesto, aberto ao público, feito diante de espectadores, e por “privado”, ao contrário, aquilo que se diz ou faz num restrito círculo de pessoas e, no limite, em segredo.
4.2. Publicidade e poder invisível
A história do poder político entendido como poder aberto ao público pode-se fazer começar em Kant, que considera como “fórmula transcendental do direito público” o princípio segundo o qual “todas as ações relativas ao direito de outros homens cuja máxima não é conciliável com a publicidade são injustas”.
Professor Adhemar Bento Gomes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais