Buscar

I - Atividade extra classe supervisionada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

01- A respeito do casamento putativo, é correto afirmar que:
A( ) não encontra previsão legal, sendo criação da jurisprudência, para regularizar a posse do estado de casado.
B( ) produz todos os efeitos, embora nulo ou anulável, independentemente de boa-fé de um ou de ambos os cônjuges, tendo em vista a necessidade de segurança jurídica em matéria de casamento. 
C( ) se não for nulo, mas apenas anulável, se contraído de boa-fé, por ambos os cônjuges, o casamento, em relação a estes como aos filhos, produz todos os efeitos até o dia da sentença anulatória.
D( X ) embora anulável ou mesmo nulo, se contraído de boa-fé por ambos os cônjuges, o casamento, em relação a estes como aos filhos, produz todos os efeitos até o dia da sentença anulatória. 
E( ) não produz nenhum efeito, porque o casamento se regula por normas de ordem pública. 
02 - Márcio e Caroline, ambos com 16 (dezesseis) anos de idade, decidiram que se casariam, considerando a gravidez de Caroline. Noticiaram sua decisão aos pais de ambos, mas o pai de Caroline recusou-se a autorizar o matrimônio, apesar da aquiescência da mãe de Caroline e dos pais de Márcio. Assim, foi ajuizada ação para solução do impasse, e, após regular tramitação, sobreveio sentença autorizando o casamento.
Em relação ao caso concreto apresentado, assinale a alternativa correta.
A( X ) Judicialmente autorizado o casamento entre Márcio e Caroline, será obrigatório o regime legal da separação de bens.
B( ) Não corriam prazos prescricionais em desfavor de Márcio e Caroline, em razão de sua idade, mas, com a celebração do casamento, cessará a causa impeditiva.
C( ) Com o suprimento judicial, Márcio e Caroline poderão casar-se, vigorando condição suspensiva consistente no nascimento com vida do filho do casal.
D( ) Com o suprimento judicial, Márcio e Caroline poderão casar-se, mas o casamento não fará cessar a incapacidade civil de ambos.
E( ) A sentença é nula, na medida em que não se admite suprimento judicial em caso de falta de anuência de qualquer dos pais.
03 - Considere as seguintes afirmações, relativas a vedações, impedimentos e suspensões à capacidade para contrair casamento: 
I. São impedidos de casar o adotante com quem foi cônjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante. 
II. O divorciado não poderá casar enquanto não houver sido homologada a partilha do casal, podendo essa condição suspensiva ter sua aplicação afastada pelo juiz, se comprovada a inexistência de prejuízo para o ex-conjuge. 
III. Os impedimentos e causas suspensivas para celebração de casamento podem ser arguidas por qualquer pessoa, independentemente da existência de vínculo com os nubentes. 
De acordo com o Código Civil, está correto o que se afirma APENAS em
A( ) II e III
B( ) I e II.
C( ) III.
D( X ) I
E( ) II.
04 - Assinale a alternativa CORRETA sobre casamento, segundo o Código Civil Brasileiro:
A( ) O casamento resultante de gravidez deve ser anulado por motivo de idade.
B( ) O casamento sob coação é considerado inexistente.
C( ) O casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na desigualdade de direitos e deveres dos cônjuges.
D( ) Os parentes afins em linha reta podem se casar, em qualquer hipótese.
E( X ) O Ministério Público tem legitimidade para propor ação de decretação de nulidade do casamento do enfermo mental sem necessário discernimento para os atos da vida civil ou pela infringência de qualquer impedimento.

Outros materiais