Buscar

Aula 0 - Direito Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Penal
Conceito Formal: Setor ou parcela do ordenamento jurídico que estabelece as ações ou omissões delitivas cominando-lhes determinadas consequências jurídicas – penas ou medidas de segurança (sansões). 
Conceito Material: Refere-se a comportamentos considerados altamente reprováveis ou danosos ao organismo social, que afetam gravemente bens jurídicos indispensáveis à sua própria conservação e progresso.
O Direito Penal é uma ordem de paz pública e de tutela das relações sociais, cuja missão é proteger a convivência humana, assegurando, por meio da coação estatal, a inquebrantabilidade da ordem jurídica. 
Em sentido objetivo, o Direito Penal (jus poenale) consiste em um conjunto de normas que definem os delitos e as sanções que lhe correspondem. Em sentido subjetivo (jus puniendi), diz respeito ao direito de punir do Estado (princípio da soberania). 
Direito Penal Comum (nuclear): Representado pelo Código Penal Brasileiro, composto por uma Parte Geral (até Art. 120) e uma Parte Especial (demais artigos).
Direito Penal Especial: Composto pela Legislação Penal Especial ou Extravagante (Lei das Contravenções Penais, Lei dos Crimes Hediondos, Lei dos Crimes Ambientais).
Política Criminal é diferente de Criminologia. Política Criminal objetiva, primordialmente, a análise crítica do direito posto, no sentido de bem ajustá-lo aos ideais jurídico-penais e de justiça (p. 72, Curso de Direito Penal Brasileiro). Criminologia é uma ciência empírica, interdisciplinar, que estuda o fenômeno criminal principalmente sob o método causal-explicativo. Ocupa-se das circunstâncias humanas e sociais relacionadas com o surgimento, a prática e a maneira de evitar o crime, assim como o tratamento dos criminosos. A criminologia se limita à investigação empírica do delito e da personalidade do delinquente (stricto sensu). Inclui também a análise do conhecimento experimental-científico sobre as transformações do conceito do delito (criminalização) e sobre a luta contra o mesmo, o controle da restante conduta social desviada, assim como a investigação dos mecanismos de controle policiais de justiça (lato sensu).
O Direito Penal é uma disciplina normativa que declara “o que deve ser”, ao passo que a criminologia é uma ciência empírica que estuda “o que é”.
A Ciência do Direito Penal, a Política Criminal e a Criminologia são ciências que se distinguem, mas que não se separam; antes, se completam.
Resumo:
		Direito Penal
			Características
Conceito
Formal: Previsão de condutas delitivas e cominação de penas ou medidas de segurança.
Material: Referência a comportamentos danosos a bens jurídicos fundamentais. 
				Funções: O DP tem por função a proteção e garantia de bens jurídicos.
				Natureza: Constitutiva e sancionatória.
			Classificações
				Objetivo: Normatividade criadora de delitos e sanções.
				Subjetivo: Direito de punir do Estado.
				Comum: Código Penal (Parte Geral e Especial).
				Especial: Leis penais extravagantes.
Dogmática Penal: Interpretação, sistematização e aplicação lógico-racional do Direito Penal.
				Política Criminal: Análise crítica do Direito posto. 
				Criminologia: Estudo causal-explicativo do fenômeno criminal.

Outros materiais