Buscar

F62_matriz_forum_b_atividade_individual_lorena1 (1)

Prévia do material em texto

�
Matriz de atividade individual
	Módulo: 4
	Atividade: Individual
	Título: Analise dos impactos gerados pela certificação ACP do PMI na evolução da metodologia ágil no Brasil e no mundo
	Aluno: Lorena Oliveira Tabari
	Disciplina: SCRUM e Gerência Ágil de projetos
	Turma: IBS00-UCI-BH01-T1
	Introdução
Com a crescente concorrência no mercado internacional, as crescentes pressões no mercado por inovação, produtividade, qualidade prazos cada vez menores, flexibilidade, melhorias no desempenho, qualidade dos produtos surgiu então os métodos ágeis, com foco principal de desenvolver softwares e satisfazer os clientes. 
Ganhar a competitividade entre empresas, melhorar a qualidade dos produtos e o preço gera gastos, e para compensar esses gastos se faz necessário agregar valor à empresa. A metodologia que mais se adéqua a essa realidade é a ágil, com isso, o uso de métodos ágeis como uma abordagem para gerenciamento de projetos tem aumentado dramaticamente nos últimos anos, uma vez que esse método segundo uma pesquise realizada pelo PMI essa prática gera uma redução de defeitos do produto, melhorando a produtividade da equipe, melhoria na entrega e aumento do valor comercial.
A metodologia ágil tem como conceito base a cooperação, o trabalho em equipe, o auto-gerenciamento, a postura multifuncional, comprometimento, que são essenciais para o sucesso do projeto.  
Dentre as metodologias ágeis existentes as mais comuns são: Extreme Programming (XP), Scrum, Lean Development, Feature-Driven Development (FDD), Kanban, RUP e OpenUP. 
Pesquisas mostram que o Scrum é de longe o framework mais utilizado por ser o mais simples e de fácil adoção e adaptação.
Após o sucesso nos projetos devido a utilização da metodologia ágil o PMI, criou então a certificação PMI-ACP (Agile Certified Practitioner.) que reconhece o conhecimento de princípios ágeis, práticas e ferramentas e técnicas através de metodologias ágeis, sendo que essa certificação não se limita aos Profissionais de Gerenciamento de Projetos, indivíduos com experiência de trabalho em equipes de projetos ágeis podem se inscrever para o exame.
Este trabalho tem como objetivo avaliar a certificação ACP do PMI e fazer uma análise dos impactos gerados pela certificação na evolução da metodologia ágil no Brasil e no mundo, para tal objetivo será apresentado as características da certificação as críticas encontradas sobre a mesma e os requisitos para tal. 
	Desenvolvimento
Lançada em agosto de 2011 a certificação PMI-ACP possui como características e requisitos:
Para realizarem as provas os candidatos devem obedecer os pré-requisitos apresentados abaixo:
“ Ter educação secundária (ensino médio ou equivalente) ou superior
2.000 horas de trabalho em projetos adquiridos nos últimos 5 anos *
1.500 horas de trabalho em projetos - usando técnicas ágeis - adquiridos nos últimos 2 anos
21 horas de treinamento em Gerenciamento Ágil de Projetos
* Certificados PMP ou PgMP são considerados automaticamente aprovados nesse critério. “[6]
Necessitam obter para certificação:
Preencher e submeter o formulário "online application", no qual o candidato informa seus dados pessoais e fornece detalhes sobre sua experiência profissional. 
Enviar o formulário em até 90 dias a partir do início do preenchimento. (Será avaliado em até 10 dias pelo PMI e caso aprovado , na sequência, este permitirá que o candidato faça o pagamento da taxa que custa US$ 435 para membros do PMI. O valor para não-membros é de US$ 495.)
Assim que a inscrição é selecionada pelo processo de auditoria, o candidato deve enviar pelo correio os documentos solicitados em até 90 dias. 
Realiza-se o agendamento do exame de certificação. (Podendo ser realizado até 1 ano depois da aprovação do "online application".)
 O candidato aprovado no exame obtém a credencial PMI-ACP (A prova contém 120 questões, 3 horas para realização e para aprovação o candidato deve ter aproveitamento entre 70% e 80%).
A respeito deste certificado os defensores destacam que o mesmo leva o carimbo da maior instituição referência em gerenciamento de projetos, o PMI e que aborda diversas técnicas e metodologias ágeis, não somente o Scrum.
Já os críticos abordam que a falta de padronização do método, por ser relativamente novo quando comparado com os métodos tradicionais, não se tem como abordar todas as técnicas e modelos a serem seguidos para se obter sucesso em sua aplicação, e que essa certificação foi criada “apenas para o PMI não ficar fora da “onda ágil” uma vez que, diferente de suas outras certificações, não foi lançado nenhum BOK (Book Of Knowledge) ou Practice Standards referente ao PMI-ACP” e que a mesma “testa muitos conhecimentos voltados para o desenvolvimento de software, o que faz com que as pessoas associem indevidamente metodologias ágeis somente com desenvolvimento de software”, uma vez que esta pode ser utilizada em outros diversos tipos de projetos. [3]
Quando lançada a certificação abrangia 6 áreas de competência, mas em junho de 2015 esta passou a abranger 7 domínios, sendo eles:
“Domínio 1 (NOVO):  Princípios Ágeis e Mindset;
Domínio 2: Entrega Orientada a Valor;
Domínio 3: Engajamento dos Stakeholders;
Domínio 4: Práticas de Apoio à Performance de Times;
Domínio 5: Planejamento Adaptativo;
Domínio 6: Identificação e Resolução de Problemas;
Domínio 7: Melhoria Contínua (Produto, Processo, Pessoas).” [4]
Também várias tarefas cobradas no exame foram ajustadas e outras acrescentadas; o exame atual conta com 56 tarefas e no novo exame serão cobradas 62 tarefas. E a forma e os critérios de distribuição das questões e a bibliografia utilizada no exame também foram alterados.
	Conclusão
Sabendo que Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos, reconhecida mundialmente, e que realiza a certificação para gerentes de projeto, reconhecida como a mais importante para a indústria, é desejada pelos gerentes de projetos, pois estes são valorizados quando possuem essa certificação.
Conhecimento sempre é bom, portanto cada certificação adquirida trás benefícios para o indivíduo. 
O mercado com a constante inovação, solicita cada vez mais de profissionais capacitados. Como o método é relativamente novo, acredito que ainda surgirão mais outros tipos de certificados, com o surgimento da padronização do método. 
Mas só a certificação não faz o profissional, para que se mantenha no mercado de trabalho o mesmo necessita estar sempre atualizando os seus conhecimentos, sendo comprometido, saiba trabalhar em equipe, auto-gerenciável, e esteja sempre ligado a prática pois é com ela que mais aprendemos.
	Referências bibliográficas
[1] Desenvolvimento ágil com Scrum: uma visão geral Disponível em: <http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-agil-com-scrum-uma-visao-geral/26343#ixzz3mnwt73rq> acesso em:25/09/2015
[2] LOURENÇO, Hugo. A certificação PMI-ACP é para qual perfil profissional?. Disponível em: <http://www.projectlab.com.br/blog/index.php/home/certificacao-pmi-acp-e-para-qual-perfil-profissional/> . Acesso em: 25 /09/ 2015.
[3] MASSARI, Vitor - Certificações em metodologias ágeis. - Disponível em: http://www.profissionaisti.com.br/2013/09/certificacoes-em-metodologias-ageis/ . Acesso em: 22/09/2015.
[4] Mudanças no exame da certificação PMI-ACP. Disponível em: 
<http://www.projectlab.com.br/blog/index.php/home/mudancas-no-exame-da-certificacao-pmi-acp/>. Acesso em: 25/09/2015.
[5] PMI-ACP Profissional certificado em métodos ágeis. Disponível em: <https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMI-ACP.aspx>Acesso em: 24/09/2015.
[6] PMI-Agile Certified Practitioner – PMI-ACP. Project Management Institute. Disponível em: <http://www.pmisp.org.br/certificacao/pmi-acp>. Acesso em: 23/09/2015
[7] PMP® - Profissional de Gerenciamento de Projetos – Disponível em: https://brasil.pmi.org/brazil/CertificationsAndCredentials/PMP.aspxAcesso em: 24/09/2015.
[8] RIZZO, Roberto Pina - Nova certificação PMI-ACP – Por que vale a pena buscar- Disponível em: 
<http://www.verxconsulting.com.br/br/gestao-de-projetos/56-nova-certificacao-pmi-acp-por-que-vale-a-pena-buscar> Acesso em: 23/09/2015.

Outros materiais