Buscar

SEMINARIOS INTEGRADOS A LOGISTICA

Prévia do material em texto

SEMINARIOS INTEGRADOS A LOGISTICA 
AULA 1
CICLO SINAES
SISTEMA NACIONALDE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES (IGC)
AVALIAÇÃO DOS CURSOS (CPC)
DESEMPENHO ESTUDANTES NOTA ENADE
COMPOE O SINAES
AUTOAVALIAÇÃO CPA COMISSAO PROPRIA DE AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO EMLOCO DOS CURSOS IES INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
ENADE – EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES
O SINAES E FORMADO POR 3 COMPONENTES PRINCIPAIS:
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES +AVALIAÇÃOS DOS CURSOS + AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES = SINAES
O SINAES AVALIA TODOS OS ASPECTOS QUE GIRAM EM TORNO DESSES 3 EIXOS
Nos processos regulatórios, para a IES ou para o curso, são levados em conta os referenciais de qualidade IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso).
IES 
Atendimento ao estudante
Sustentabilidade financeira
Missão e PDI
Ensino, pesquisa, pós e extensão
Planejamento e avaliação
Infraestrutura / Biblioteca
Organização e gestão da instituição
Política de pessoal (docente e administrativo)
Comunicação
Responsabilidade social
IGC – Índice Geral de Cursos da Instituição
Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma.
Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
Notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.
CPC – Conceito Preliminar de Curso
O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos. O conceito é composto por:
ENADE + INSUMOS = CPC ATRIBUIDO POR CURSO E MUNICIPIO
O CPC É UM INDICADOR PREVIO DA SITUAÇÃO DOS CURSOS
AUTOAVALIAÇÃO
As instituições realizam a autoavaliação continuamente e publicam o relatório anual com os resultados, ações realizadas, potencialidades e fragilidades de cada uma das dez dimensões avaliadas pelo MEC. 
 O relatório da autoavaliação deve conter a identificação dos meios e recursos necessários para a realização de melhorias, assim como uma avaliação dos acertos e equívocos do próprio processo de avaliação. Este relatório é um instrumento que compõe o processo de avaliação.
CENSO E CADASTRO
Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior que irá compor o CADASTRO das IES.
 
Por meio de um questionário eletrônico, as IES respondem sobre sua estrutura e cursos. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados de suas respectivas instituições. Após esse período, o sistema é fechado para alterações e os dados são colocados à disposição das IES, sob a forma de relatório, para que haja a consulta, validação ou correção das informações prestadas.
ENADE
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
Por que devemos estimular os alunos?
 O resultado passará a fazer parte do currículo pessoal do estudante, bem como dos resultados da Universidade. O Enade é componente curricular obrigatório. Sem ele, o aluno não cola grau e não recebe o diploma.
Quais os benefícios para o aluno?
 Valorização do certificado da Estácio no mercado de trabalho (à medida que os cursos forem bem avaliados pelo Enade).
Quem deve fazer o exame?
Todos os alunos concluintes do 2º semestre do ano em questão e do 1º semestre do ano seguinte serão selecionados para realizar o Exame.
Quais são os instrumentos?
 • A prova.
• O questionário socioeconômico do estudante (respondido em período anterior a data da prova através da página do INEP). Após a responder ao questionário o aluno visualiza o local de prova.
Como a prova é composta?
 A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 75% da nota.
Quando acontece?
 Em regra, acontece ao final do mês de novembro, domingo, às 13h.
AULA 2
ARTE = mostra ideias e situações através ponto de vista do artista.
CULTURA = ajuda a entender os comportamentos sociais.
FILOSOFIA = contribuir para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo.
CULTURA
Vejamos os conceitos básicos de cultura:
• É toda forma de intervenção humana na natureza;
• Transmitida de geração a geração, nas diferentes sociedades;
• Criação exclusiva dos seres humanos;
• Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade.
A cultura se desenvolveu da possibilidade da comunicação oral e de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente o aparato biológico humano. 
Então, que tudo o que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura.
Uma vez parte da estrutura humana, a cultura define a vida, e o faz não através das pressões de ordem material, mas de acordo com um sistema simbólico definido, que nunca é o único possível. 
A cultura, portanto, constitui a utilidade, serve de lente através da qual o homem vê o mundo e interfere na satisfação das necessidades fisiológicas básicas. 
Embora nenhum indivíduo conheça totalmente o seu sistema cultural, é necessário ter um conhecimento mínimo para operar dentro do mesmo.
 Relativismo cultural 
• É uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. 
• Defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura. 
MULTICULTURALISMO
Arte
ARTE E A FORMA CRIATIVA DE COMO A HUMANIDADE EXPRESSA SUAS EMOÇÕES, SUA HISTORIA E SUA CULTURA ATRAVÉS DE ALGUNS VALORES ESTETICOS, COMO BELEZA, HARMONIA, EQUILIBRIO. PODE SER REPRESENTADA DE VARIAS FORMAS EM ESPECIAL NA MUSICA , NAS ESCULTURA, NA PINTURA NO CINEMA NA DANÇA.
A arte também manifesta fatos, acontecimentos, expressa ideias e, nesse sentido, possui também a função formativa, ou seja, educativa.
 Mulher com sombrinha” (1875) é uma das mais famosas obras do pintor francês impressionista Claude Monet.
Arte Pré-Histórica
Consideramos como arte pré-histórica as manifestações que surgiram antes das primeiras civilizações, ou seja, antes da escrita.
IDADE ANTIGA
Período compreendido entre a invenção da escrita e a queda do Império Romano do Ocidente.
Arte Egípcia
Arte Grega
Arte Romana
Arte Islâmica
IDADE MEDIA
A ROSACEA E UM ELEMENTO ARQUITETONICO MUITO CARACTERISTICO DO ESTILO GOTICO.
OUTROS ELEMENTOS CARACTERISTICOS SÃO OS ARCOS GOTICOS E S VITRAIS COLORIDISSIMOS QUE FILTRAM A LUMINOSIDADE PARA O INTERIOR DA IGREJA
CATEDRAL DE NOTRE DAME DE PARIS E A CATEDRAL DE NOTREDAME DE CHARLES
IDADE MODERNA
FILOSOFIA
A Filosofia possui data e local de nascimento: final do séc. VII e início do séc VI a.C. nas colônias gregas da Ásia menor na cidade de Mileto – o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Surge pela necessidade de um outro tipo de explicação para a ordem do mundo – explicação racional.
Explicação racional: coerente,justificada, por argumentos (lógicos e não contraditórios) – formando PENSAMENTOS, IDEIAS E CONCEITOS.
Atividade filosófica ou Proposta da filosofia: formação do Pensamento – crítico, justificado, sistemático.
Luiz Sayão elenca três razões que dão importância ao ato de filosofar:
Detectarmos o nosso próprio sistema de valores;
Adquirimos capacidade crítica para filtrar o que nos é apresentado;
Entendermos nossa época, as tendências da sociedade e interpretar o mundo.
Ciência, Tecnologia e Inovação
Podemos dizer que essa nova forma de pensar do homem foi que criou a possibilidade do surgimento da ideia de ciência e que sua tentativa de explicar os fenômenos, por meio da razão, foi o primeiro passo para se fazer ciência.
Ciência vem do latim scientia, "conhecimento" = qualquer conhecimento ou prática sistemáticos.  
Em sentido estrito, ciência se refere ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas.
TECNOLOGIA
A tecnologia, enquanto domínio de uma técnica e o meio para um determinado fim ou uso, é o resultado de uma atividade essencialmente humana. Toda tecnologia, todo avanço tecnológico tem por finalidade a realização de desejos humanos.
Os avanços tecnológicos neste século XXI com mais impacto no dia a dia das pessoas estão relacionados à tecnologia da informação (celulares e computadores ultra rápidos e multimídias); à biotecnologia, sobretudo na área médica (instrumentos/máquinas de diagnósticos e tratamentos sofisticados); e às tecnologias industriais, com grandes mudanças nas relações de trabalho (nos setores de serviço, na indústria e na agricultura).
O Wi-Fi revolucionou as comunicações sem fios. A marca foi licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fio embarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11. 
 
O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação.
 
Ciência é a busca de conhecimentos mais ou menos abstratos. 
• Tecnologia é a aplicação do conhecimento organizado no auxílio à solução de problemas em nossa sociedade 
 
Media (mídia) é um vocábulo latino que em português é utilizado para significar meios de comunicação de massa. 
Midiosfera - conjunto cumulativo dos meios de comunicação 
DEMOCRACIA
Do grego demo = povo e cracia = governo, ou seja, governo do povo. 
Sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. 
 Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões.
A Democracia é o sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão.
ETICA
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
AULA 3
ECOLOGIA
Ecologia é uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.
Educação ambiental
BIO DIVERSIDADE
A biodiversidade é definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica como “a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte: isso inclui a diversidade no interior das espécies, entre as espécies e entre espécies e ecossistemas”.
Biodiversidade é o estudo da variedade de espécies de organismos vivos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta.
Biodiversidade brasileira
O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis.
Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas.
SUSTENTABILIDADE
Uma consciência ecológica de preservação do planeta, por parte de todos os habitantes do planeta Terra, faz-se necessária.
Mude o mundo! Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece. Ter uma atitude consciente em relação aos nossos hábitos de consumo é a melhor (e talvez única) maneira de se mudar o mundo. Economize água, luz, recicle seu lixo, faça a sua parte e ajude a construir um futuro para todos.
MULTICULTURALISMO
O MULTICULTURALISMO E O RECONHECIMENTO DAS IFERENÇAS DA INDIVIDUALIDADE DE CADA UM
AS DIFERENÇAS AS QUAIS O MULTICULTURALISMO SE REFERE S~~AO DIFERENÇAS DE VALORES DE COSTUMES ETC. POSTO QUE SE TRATA DE INDIVIDUOS DE RAÇAS DIFERENTES ENTRE SI
Globalização
O termo globalização designa um fenômeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultado do acentuado crescimento das trocas internacionais de mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais, da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação, proporcionados quer pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações, quer pela crescente abertura das fronteiras ao comércio internacional
CARACTERISTICAAS DAS GLOBALIZAÇÃO
Mundialização da economia;
Fragmentação das atividades produtivas nos diferentes territórios e continentes;
Desconcentração do aparelho estatal;
Expansão de um direito paralelo ao estado;
Internacionalização do estado;
Desterritorialização e reogarnização do espaço de produção.
A integração dos países gerou:
• Liberalização econômica.
• Revolução nos transportes.
• Revolução nas telecomunicações.
• Popularização da Internet.
• Homogeneização cultural.
• Processo contraditório economicamente.
VANTAGENS DO USO DA INTERNET
uporta milhões de documentos, recursos, bases de dados e uma variedade de métodos de comunicação;
Se bem aproveitada, é oportunidade para melhorar a educação e a comunicação dos últimos tempos;
De fácil acesso a qualquer ponto do planeta;
Desenvolvimento da ciência e tecnologia;
Divulgação de descobertas e trocas de informações importantes a nível científico;
De fácil utilização;
Divulgação de notícias e acontecimentos importantes à humanidade;
Alertas e pedidos de ajuda internacionais;
Fácil acesso à cultura;
Disponibilidade de todo o tipo de informação.
DESVANTAGENS DA INTERNET
Má utilização das informações;
Utilização do desenvolvimento tecnológico e científico para a pirataria;
Redes de pedofilia;
Organização de grupos terroristas;
Perca de privacidade;
Perca do diálogo verbal (troca de ideias e informações) entre as pessoas.
GEOPOLITICA
Os principais temas estudados na atualidade são: Blocos Econômicos, Globalização, Conflito árabe-israelense, influência dos Estados Unidos no mundo atual, Nova Ordem Mundial, e o uso dos recursos energéticos no mundo.
A Geopolítica é uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas. 
 
Ela visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas.
Políticas públicas
São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público que se apresenta através dos programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou não, com a participação de entes públicos ou privados, para garantir um direito de cidadania
Desenvolvimento sustentável
Desenvolver o mundo em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de existir e viver bem, de acordo com as suas necessidades (melhoria da qualidade de vida e das condiçõesde sobrevivência).
OS SEIS ASPECTOS BASICOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
A satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc).
A solidariedade para com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver).
A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe para tal).
A preservação dos recursos naturais (água, oxigênio, etc).
A elaboração de um sistema social garantindo emprego, segurança social e respeito a outras culturas (erradicação da miséria, do preconceito e do massacre de populações oprimidas, como por exemplo os índios).
A efetivação dos programas educativos.
AULA 4
REDES SOCIAIS
Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres humanos entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos.
O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais.
Redes Sociais na web são as páginas/canais que propiciam a interação entre pessoas de diferentes regiões, oferecendo diversos recursos para que a mesma aconteça.
Vejamos, abaixo, dificuldades que envolvem a responsabilidade social efetiva:
 
• Acompanhamento e avaliação da sociedade organizada em relação às ações sociais realizadas pelas empresas;
• Identificação de problemas sociais realmente prioritários pelos interessados;
• Mensuração do retorno dos projetos sociais em termos de bem-estar social para as comunidades;
• Uso de metodologias eficiente.
A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado). 
Fazem parte do Terceiro Setor: 
(Organizações Não Governamentais), 
Entidades filantrópicas, 
OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), 
Organizações sem fins lucrativos, 
e outras formas de associações civis sem fins lucrativos. 
Atributos que distinguem o Terceiro setor 
 Formalmente constituídas 
Alguma forma de institucionalização, legal ou não, com um nível de formalização de regras e procedimentos, para assegurar a sua permanência por um período mínimo de tempo. 
 Estrutura básica não governamental 
AULA 5
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
A Logística leva às pessoas os produtos fabricados, fazendo a ligação entre os mercados produtores e consumidores, otimizando tempo e espaço para que as mercadorias estejam sempre disponíveis na hora e nos locais certos, ao menor custo possí
As empresas têm buscado o desenvolvimento de seus setores de Logística, tanto para atenderem eficientemente ao mercado interno, quanto para serem capazes de competir no mercado internacional. O campo da Logística evoluiu de um tratamento mais restrito voltado para a distribuição física de materiais e de bens, para um escopo mais abrangente, em que se considera a cadeia de suprimentos como um todo, englobando as atividades de compras, administração de materiais e distribuição em conjunto. Assim, não se limita a uma única função, mas representa, de fato, uma área de integração dessas distintas funções do passado, exigindo profissionais bem preparados.
Vestibular Tradicional - Inclui questões elaboradas com base nos conteúdos do Ensino Médio e uma Redação. São reprovados os candidatos que não obtiverem pelo menos três pontos na redação.
Processo Seletivo – Convênios. Inclui a realização de uma redação, cujo tema deve ser escolhido ente duas opções. A nota mínima para aprovação é 3.
Processo Seletivo ENEM - A inscrição do candidato é realizada mediante a apresentação dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Prova Objetiva e Redação). Os candidatos são classificados de acordo com as vagas disponíveis, que, para esta modalidade, representam 20% do total das vagas oferecidas pela instituição.
Vestibular por Computador - Inclui questões de múltipla escolha sobre os conteúdos do Ensino Médio e uma redação, realizados nos laboratórios da Instituição. São reprovados os candidatos que não obtiverem pelo menos três na redação.
Matrícula sem Vestibular - Os portadores de diploma de nível superior podem requerer a matrícula nos cursos de graduação da Estácio, mediante a apresentação de documentação (diploma, histórico escolar completo, descrição do regime de aprovação da instituição de origem e programa das disciplinas cursadas com aprovação). As solicitações serão analisadas e o requerente que tiver a solicitação de matrícula deferida terá aproveitadas apenas as disciplinas cujo conteúdo programático e carga horária, na instituição de origem, correspondam a 75% (setenta e cinco por cento) do conteúdo programático e da carga horária das disciplinas ministradas na Universidade Estácio de Sá.
Transferência Externa - Para entrar com requerimento de transferência externa, os candidatos apresentam documentação fornecida pela instituição de ensino superior da qual pretendem transferir-se. Somente são aceitas solicitações de transferência para o mesmo curso ou para curso de área afim ao de origem e de mesmo nível. Não são aceitas solicitações de transferência de alunos em situação de abandono na instituição de origem ou de alunos desligados da instituição de origem. Se o pedido for deferido, a Estácio de Sá emite uma Declaração de Vaga, que permite que o aluno solicite à instituição de origem: a Guia de Transferência (documento que oficializa a transferência do vínculo de um aluno para outro estabelecimento de ensino), e o documento comprobatório de que o aluno está apto para a transferência (conforme determinação da lei nº 3.680, de 26/10/2001), para fins de apresentação por ocasião da matrícula na universidade.
Seleção de candidatos do PROUNI - O candidato que fez o ENEM poderá se inscrever no site do MEC, escolhendo a instituição e o curso e concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior. O candidato encaminhado pelo governo, apresenta a documentação na Estácio. Depois da análise da documentação, se o candidato for aprovado, ele deverá ser inscrito no PROCESSO DE AVALIAÇÃO - REDAÇÃO.
Para atender aos dispositivos presentes nos novos instrumentos de avaliação do INEP/MEC (2008) foi criado o Núcleo Docente Estruturante (NDE) incorporando-se à gestão acadêmico-administrativa do curso, a partir de 2009. Este núcleo tem como missão criar, implantar e consolidar o Projeto Pedagógico do Curso. Ele responde pela concepção e pelas diretrizes norteadoras do curso em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais.
O compromisso básico norteador de suas ações é a articulação para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, garantindo adequada operacionalização na busca constante da qualidade acadêmica bem como zelar pela integração curricular interdisciplinar.
O NDE é composto por professores doutores, mestres e especialistas que têm uma dedicação integral ou parcial ao curso.
As atribuições do NDE não devem ser confundidas com as do colegiado do Curso. O colegiado, além de pensar as questões acadêmicas do curso, também tem um papel administrativo, resolvendo questões que vão desde a definição das necessidades de professores para atenderem as disciplinas, até as que passam pela administração de problemas com docentes ou discentes.
As políticas de atendimento ao estudante desenvolvidas na Estácio perseguem os seguintes objetivos: assegurar ao estudante os meios necessários ao pleno desenvolvimento acadêmico; implementar os programas e os projetos articulados e integrados ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de estimular a educação continuada. 
Nessa perspectiva, fazem parte das ações institucionais de atendimento ao aluno projetos com distintas finalidades: apoiopedagógico, assistência ao aluno, inserção no mercado de trabalho e acompanhamento ao egresso.
AULA 6
COMPRAS E SUPRIMENTOS
A Importância da Função Compras
Podemos afirmar que a função/o processo compras tem um fator estratégico e fundamental para a cadeia de suprimentos. É em Compras que a cadeia inicia-se. Portanto, erros nesse processo vão trazer aumento de custos e até prejuízos logo na fase inicial da cadeia que chamamos de in bound, ou seja, o início do abastecimento.
Podemos citar, como aspectos principais para a importância de compras para as empresas:
 
- A globalização da economia, da produção, da competição, dos sistemas financeiros e comerciais;
- a compressão do tempo disponível;
- a competitividade crescente;
- a utilização da TI;
- a importância cada vez maior do cliente.
Como considerações iniciais, podemos afirmar que o ato de comprar inclui as seguintes etapas:
Definição do que deve ser comprado e quanto deve ser comprado;
- verificação de fornecedores, preferencialmente locais, suas potencialidades e a possibilidade de parcerias;
- Efetuação da concorrência para determinação do melhor fornecedor, quando não for o caso de parceria;
- aprovação do pedido, após aceite das condições de fornecimento;
- acompanhamento do pedido;
- término do processo após recebimento do pedido.
Objetivos Estratégicos de Compras
Garantir um fluxo contínuo na cadeia de suprimentos;
- adquirir materiais de forma econômica.
- incentivar a padronização e simplificação de materiais;
- considerar as limitações financeiras da empresa e a capacidade de armazenamento;
- minimizar o custo do processo aquisitivo;
- pesquisar, permanentemente o mercado fornecedor;
- manter relações de lealdade e respeito.
- pesquisar novos produtos;
- adquirir material em quantidades econômicas, sem faltas ou excessos.
PLANEJAMENTO DE COMPRAS
Levantar com os clientes internos (produção, manutenção,operação, administração) as suas necessidades de material e serviços para o próximo ano e em médio e longo prazos.
Elaborar o cronograma de execução das quantidades a comprar.
Avaliar com o controlador de estoques as possibilidades de espaço físico no armazém nos próximos meses para a eventualidade de compras especulativas.
Pesquisar os preços de materiais e serviços para elaborar o plano financeiro de compras.
Pesquisar alternativas que atendam às necessidades dos requisitantes.
Procurar engajar os fornecedores considerados leais ou parceiros nos esforços de planejamento.
VANTAGENS NO PLANEJAMENTO DE COMPRAS
-REDUÇÃO NO CUSTO DOS MATERIAIS E SERVIÇOS ADQUIRIDOS
-REDUÇÃO NO CUSTO DO PROCESSO DE COMPRA
-REDUÇÃO NO TEMPLO DE CICLO DA COMPRA
-MONITORAMENTO SISTEMATICO DOS GASTOS
-MELHORIA NA QUALIDADE E NOVEIS
-EQUIIBRIO FINANCEIRO DO CAIXA DA EMPRESA
O ato de comprar inclui as seguintes etapas:
1. Determinação do que, de quanto e de quando comprar (Gestão de Estoques);
2. estudo dos fornecedores e verificação de sua capacidade técnica ou seleção de fornecedores;
3. promoção de concorrência para seleção de fornecedor vencedor;
4. fechamento do pedido, mediante a autorização de fornecimento ou contrato;
5. acompanhamento do pedido;
6. encerramento do processo, após recebimento do material (recebimento).
Vamos eleger algumas das características fundamentais de um bom fornecedor:
- Qualidade;
- preço competitivo;
- entregas pontuais;
- organização;
- estruturado;
- habilidade  no desenvolvimento de produto;
- desenvolve produtos diferenciais;
- íntegro (ético);
- confiável;
- guarda informações confidenciais;
- objetivos empresariais compatíveis com os do cliente;
- esforça-se para resolução de conflitos;
- compreende as negociações do cliente;
- compartilha informações de mercado;
- genuinamente preocupado com os negócios do comprador;
- preocupa-se com as prioridades;
- desenvolvimento tecnológico compatível com o exigido pelo comprador.
A PARCERIA COM OS FORNECEDORES TEM A FUNÇÃO DE SUPRIR CORRETAMENT OS CLIENTES A U CUSTO JUSTO
-Ganhar qualidade com o menor preço: podemos perceber que reduzir os custos para reduzir preços não deve alterar a qualidade dos produtos/serviço.
Tempo de ciclo de pedido, o mais curto possível: o ciclo do pedido inicia-se quando da visita do profissional de vendas ao cliente, passando pela transmissão do pedido, preparo e despacho do mesmo até que esse chegue ao cliente. Quanto mais curto esse ciclo, maior será o atendimento ao cliente, menores serão os custos envolvidos e mais rápido o cliente pagará pelo produto recebido.
Redução de custos: como já foi mencionado anteriormente, redução de custo não deve alterar a qualidade do produto, portanto a redução de custos passa pelo estudo aprofundado de processo de compras x parceria.
Eliminação de desperdícios: todo e qualquer desperdício deverá ser combatido, pois geram custos desnecessários e são sustentavelmente incorretos.
Melhora do serviço, trazendo assim resultados produtivos para ambas as partes: os serviços devem ser operados por mão de obra especializada, sem improvisos.
Reduzir as não conformidades: com as demandas cada vez mais exigentes, produtos defeituosos trazem desconforto e desagrado aos clientes.
Autoridade para compra
É o aspecto de dar responsabilidade com autoridade, ou seja, até onde vai a autoridade de cada membro do setor.
Registro de compras
Todas as compras devem ser registradas no banco de dados da empresa, de forma racional e segura.
Registro de preços
Da mesma forma, os preços devem ser registrados para posterior consulta e referência.
Registro de fornecedores
Os fornecedores devem ser cadastrados e registrados com todas as referências e características que se façam importantes para a empresa.
Pesquisas
a – Estudo do mercado.
b – Estudo dos materiais.
c – Análise de preços.
d – Investigação das fontes de fornecimento.
Aquisição
a – Análise das cotações.
b – Entrevista com vendedores.
c – Negociação.
d – Efetivação do pedido.
VANTAGENS PARA A EMPRESA CONTRATADA
Fornecimento assegurado e programado.
VANTAGENS PARA A EMPRESA CONTRATANTE
a – Redução do estoque, de segurança podem ser eliminados;
b – eliminação de cotação de preços, análise de propostas;
c – ampliação do poder de negociação;
d – redução dos atrasos em função do planejamento.
Concorrência: Modalidades de Coleta de Preços
Coleta de preços normal – E O PROCESSO NORMAL DE COLETA DE PREÇOS RESPEITANDO OS PRAZOS E PRIORIDADES ESTIPULADOS PELA EMPRESA
COLETA DE PREÇOS EM EMERGENCIA – SÃO COMPRAS QUE NECESSITAM DE IUMA PRIORIDADE ALTA E NORMALMENTE ESSAS COMPRAS SÃO COM PREÇOS MAIS ELEVADOS
COLETA DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO MEDIANTE AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO – É UMA CONTRATAÇÃO SIMPLES PARA A ENTREGA IMEDIATA OU DE CURTO PRAZO
COLEA DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÃO EM ÇLONGO PRAZO – AO CONTRARIO DA AF (AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO) ESSAS CONTRATAÇÕES TEM PROGRAMAÇÃO DE ENTREGA DE LONGOS PRAZOS
A dispensa da concorrência é admitida nos casos em que se caracterizem:
 
a – Pequenos valores;
b – conveniência administrativa;
c – concorrência sem resposta;
d – concorrência com preços superiores aos do mercado;
e – fornecedor exclusivo;
f – compra de imóvel.
AULA 7
ARMAZENAGEM
Planejamento
Como todo processo, os armazéns necessitam de um bom planejamento, pois são requisitos na cadeia de suprimentos que agregam muitos custos, portanto um bom planejamento irá racionalizar esses custos.
 
1- FLEXIBILIDADE OPERACIONAL 
A flexibilidade operacional é a capacidade de o armazém adequar e alterar suas ações de acordo com as necessidades dos clientes.
2- SIMPLIFICAÇÃO DO FLUXO 
Devemos no planejamento de um armazém imaginar que os operadores devem ter suas tarefas simplificadas, as rotinas de trabalho devem ser as mais racionais possíveis, sem, contudo, que haja prejuízo ao processo
3- OTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO 
Os armazéns são o próprio espaço físico,portanto, devem ser utilizados em sua plenitude, evitando espaços perdidos ou ociosos.
4- OTIMIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS/MÃO-DE-OBRA 
Os equipamentos utilizados para as operações de armazenagem e movimentação deverão ser adequados aos produtos armazenados evitando, assim, perda de tempo e risco de danos. A mão de obra, por sua vez, deverá ser treinada para as operações correntes.
5- CONTROLE 
As operações de armazenagem deverão ter sistemas de controles através de criação de indicadores de desempenho. O processo não controlado não poderá ser administrado, gerido
6- MECANIZAÇÃO/AUTOMAÇÃO 
A possibilidade de mecanizar e, melhor ainda, automatizar as operações do armazém, trará maior agilidade e segurança às ações. Dependerá do nível de investimento que a empresa esteja disposta a fazer.
ALMOXARIFADO
Depósito próprio, ligado à movimentação interna da empresa. Pode ser:
- de matérias-primas;
- de componentes e sobressalentes;
- de produtos em processamento;
- de produtos acabados (expedição);
- de ferramentas.
DEPÓSITOS
Próprios, públicos ou de terceiros para estocar, controlar e proteger insumos ou bens destinados ao mercado.
ARMAZÉM
Construção coberta em madeira, metal, alvenaria ou concreto, fechada de todos os lados, com portas para permitir o acesso de pessoas, equipamentos de transporte e/ou movimentação. Pode ter várias características, conforme as diferentes finalidades a que se destinam.
ARMAZÉNS E SUAS FINALIDADES
Pequenos volumes, frágeis e baixo peso unitário:
Pé direito alto, com prateleiras, gavetas ou gaiolas. Movimento horizontal com carrinhos e contenedores e movimento vertical com paleteiras.
Grandes volumes de elevado peso unitário (máqs., siderúrgicos etc.):
Grandes portas e vãos livres, pé direito médio, com pontes rolantes, guindastes sobre trilhos e/ou similares, fácil acesso de empilhadeiras.
Mercadorias verdes (grãos ensacados, madeira etc. passíveis de condensação): Dispositivos para ventilação natural ou forçada.
 
Mercadorias congeladas:
Paredes forradas com materiais isolantes, sistema de refrigeração, câmaras frigoríficas isoladas e túneis de congelamento.
 
Mercadorias com baixo ponto de fulgor ou deterioráveis no calor (acetato, filmes, fármacos etc.):
Climatizados, com ar condicionado nas áreas de armazenagem.
 
Mercadorias deterioráveis no frio (plantas ou animais vivos etc.):
Armazéns com sistemas de calefação (estufa).
CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
Concentram a distribuição a partir de pontos de estocagem regionais de grande porte (CDs) estrategicamente localizados e com controle centralizado. Deles são atendidos os pedidos de clientes, evitando duplicar pessoal, eliminando atrasos e reduzindo o custo do transporte e o tempo de entrega.
GALPÃO
Construção rudimentar coberta, geralmente localizada entre armazéns, destinada a serviços de apoio do armazém. Serve de pulmão em momentos de congestionamento ou ainda, para a guarda de estrados, implementos, ferramentas e materiais de separação ou de forração.
PATIO
Área pavimentada descoberta e demarcada, com vias de acesso para equipamentos.
Podem ser utilizados para:
Grandes vols., de elevado peso unitário (contêineres, siderúrgicos etc.):
Compontes rolantes e/ou equipamentos similares, fácil acesso para empilhadeiras.
Veículos:
Áreas demarcadas para parqueamento, desc./emb., vistoria, pistas, lavagem, e ar comprimido.
Minério:
Torres de transferência, esteiras, moegas, balanças por fluxo de batelada, viradores de vagões e/ou basculadores e balanças rodoferroviárias, com vias de acesso para equipamentos.
SILO
Construção de metal, aço ou concreto armado, horizontal ou vertical, destinada a armazenar cereais, fertilizantes ou rações animais, com esteiras, moegas, balanças por fluxo de batelada, sistemas de peneiramento ou despoeiramento, balanças rodoferroviárias. Capaz de armazenar simultânea e separadamente graneis com várias granulometrias, graus de umidade, pesos específicos e teor de gordura.
TANQUE
Construção de metal ou aço, com sistemas de segurança máxima para aquecimento e resfriamento, bombeamento e sucção, dutos, balanças de fluxo contínuo, laboratório de controle de qualidade de amostras, destinada a armazenar diferentes tipos de graneis líquidos com diferentes características físico-químicas, pesos específicos, viscosidade, ponto de fulgor.
SERVIÇOS DE ARMAZENAGEM
DESCARGA CONFERENCIA E RECEBIMENTO
Descarga, confronto físico com as informações documentais e assinaturas de transferência de responsabilidade.
- Registro de rasuras, discordância ou avarias.
- Rotina de reserva de praça, se possível agendar embarque, descrição do produto (romaneio).
MARCAÇÃO
Data de recebimento.
- Descrição da mercadoria.
- Quantidade de volumes e peso unitário.
- Marcas, contramarcas e lote.
- Cliente.
- Origem/Destino (navio, aeroporto, consignatário etc.).
- Etiqueta autoadesiva de Classe IMO (CARGA PERIGOSA).
SEPARAÇÃO E ENDEREÇAMENTO
Considerar?
- Peso e dimensões unitários.
- Cuidados, restrições de empilhamento, segregação e incompatibilidades.
- Tipo de manuseio e equipamento adequado.
- Lotes, marcas e contramarcas.
- Expedidor ou consignatário.
- Destino e modal de transporte.
- Tempo de permanência aproximado.
ARMAZENAGEM
Adequada transferência dos volumes da doca ou de outro ponto de descarga para o local de empilhamento onde serão armazenados devidamente protegidos de agentes humanos,
físicos, químicos ou ambientais capazes de comprometer a integridade e a estrutura da embalagem e de seu conteúdo.
REGISTRO E CONTROLE
Veículo transportador, placa e condutor.
- Data, horário, origem e local da descarga.
- Nota Fiscal, GI (Guia de Importação) ou GE (Guia de Exportação), tipo, embalagem, peso, dimensões, marcas, cliente, destino, avarias, faltas, excesso, etc.
- Localização e identificação dos lotes, transferências internas e/ou remoções.
- Equipamentos utilizados e operadores.
- Data e horário efetivo da entrega.
- Veículo transportador, condutor e destino.
- Instruções especiais para armazenagem.
ENTREGA
Conferência da documentação e pessoa autorizada a retirar a mercadoria, identificação e transferência do lote na pilha, assinaturas de transferência de responsabilidade, registros e arquivamento. Ao constatar rasuras, a entrega deverá ser suspensa e o fato comunicado às partes interessada
INDICADORES DE DESEMPENHO
- Taxa de ocupação e giro da área.
- Produtividade na descarga e no embarque.
- Ciclos operacionais dos equipamentos.
- Índice de avarias observadas, por tipo de mercadoria e por operador.
- Tempo médio de permanência do lote.
SERVIÇOS ACESSORIOS
Paletização.
- Reembalagem.
- Ova e desova de contêineres.
- Vistorias aduaneiras ou particulares.
- Coleta e entrega de contêineres vazios.
- Transporte e distribuição de mercadorias.
- Despacho e desembaraço aduaneiro (terminais alfandegados).
DEFINIÇÃO DE MERCADORIA E CARGA
MERCADORIA: 
Objeto do comércio. 
CARGA:
Mercadoria que, ao ser transportada, paga frete (remuneração do transporte das mercadorias de um ponto a outro).
NATUREZA DAS CARGAS
CARGA GERAL (Fracionada):
Mercadorias heterogêneas em caixas, sacas, fardos, cartões, amarrados, tambores etc. Pode ser subclassificada como cargas especiais, contêineres e veículos (cargas especiais são aquelas que exigem cuidados diferenciados e específicos, como por exemplo: a) cargas frigorificadas; b) animais vivos, c) cargas perigosas).
 
CARGA A GRANEL: 
Carga homogênea, sem invólucro/embalagem, na forma de sólidos, líquidos e gases.
CARACTERIZAÇÃO DAS CARGAS
PESO:
Determina tipo/capacidade dos equipamentos adequados à sua movimentação.
  
VOLUME:
Determina o espaço ocupado nos armazéns, pátios ou equipamentos de transporte.
 
DIMENSÕES: 
Podem exigir cuidados especiais.
VALOR:
Responsabilidade pela incidência de falta/avaria.
 
FRAGILIDADE: 
Possibilidade de deterioração e/ou contaminação exigindo cuidados especiais no manuseio,transporte, armazenagem e estivagem.
CARGAS PERIGOSAS
Cargas potencialmente capazes de oferecer riscos ao ser humano, ao meio-ambiente, às demais cargas e ao patrimônio.
Saiba mais sobre cargas perigosas, clique no PDF abaixo.
EMBALAGEM
FUNÇÕES:
Proteger, auxiliar a movimentação, identificar, informar e promover uma marca. 
TIPOS:
Contenção - “Útero” do produto
Apresentação - Desperta vontade de consumir
Comercialização - Múltiplos para o atacadista
Movimentação - Mais resistente: UNIMOV
RISCOS SOFRIDOS PELAS CARGAS
Mecânicos:
Vibração, trepidação, frenagens, compressão, oscilações, atrito e impactos.
Físicos:
Equipamentos, armazenagem, empilhamento ou manuseio inadequados.
 
Climáticos:
Calor, frio, umidade, condensação, salinidade e mofo.
 
Contaminantes:
Deterioro, manchas, odores e infestações por vetores.
 
Humanos: 
Vício próprio, negligência/imperícia no manuseio, dolo, roubos e furtos.
 
Imponderáveis: 
Causas fortuitas (enchentes, descargas elétricas...).
UNITIZAÇÃO DE CARGAS
Ato de agregar pequenos volumes unitários fracionados em uma única UNIDADE INDIVISÍVEL de carga, facilitando o manuseio, o transporte e a armazenagem. Exemplos:
Paletes (ABNT/NBR-8252 e 8254)
Big-Bags
Contêineres (Normas ISO e ABNT)
EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO
Paleteiras.
Elevador e transelevador.
Plataformas e rampas elevadoras ou basculantes.
Empilhadeira com lança telescópica e implementos.
Ponte rolante, telescópica ou aérea.
Robô para transferência.
Conjuntos tratores de terminal e semirreboques rodoviários (carretinhas do tipo MAFI).
Veículos Automaticamente Guiados (AGV)
Problemas comumente observados:
Pé direito bem mais alto do que a capacidade de elevação dos equipamentos.
Equipamentos inadequados ao manuseio das mercadorias recebidas.
Equipamentos com redução da capacidade máxima de içamento nominal.
Equipamentos com capacidade de içamento inferior ao peso unitário do volume a ser recebido.
INFORMAÇÕES GERENCIAIS
DIMENSÕES:
Medidas internas e pé direito (altura). Com esses dados, apenas saberemos a área interna total e a capacidade volumétrica teórica do armazém.
PLANTA ADMINISTRATIVA
Informações da planta-baixa: escritórios, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pontos de iluminação e capacidades, redes de combate a incêndio etc.
LAYOUT
Arranjo físico. Bem combinado com os fluxos, oferece muitas vantagens:
• racionalização do uso da área;
• simplificação na movimentação;
• racionalização da mão-de-obra;
• redução de avarias.
AULA 8
Estoques
Devemos antes de tudo entender que os estoques são importantes, mas nem sempre necessários. A formação dos estoques deve ocorrer quando existirem dúvidas quanto à demanda, ou quanto ao ressuprimento
Porque surgem os estoques
-dificil ou inviável coordenar suprimento e demanda
-incertezas de previsões de demanda
-especular com estoques preços
-suprir canais de distribuição
Tipos de Demandas
DEMANDA PERMANENTE OU REGULAR
Muitos produtos têm ciclo de vida longo, de forma que parece que vão ser comercializados para sempre. Mesmo produtos que têm sua permanência no mercado projetados para cinco anos podem ser considerados de demanda permanente. Tal caso ocorre quando não existem grandes picos ou vales de consumo ao longo de um determinado período
Demanda Sazonal
Alguns produtos têm tal sazonalidade na demanda que não podem ser controlados da mesma forma que produtos com demanda permanente. Podem ser produtos com ciclo anual de demanda ou simplesmente produtos de moda com ciclos de vida muito curtos. A principal característica dessa demanda é de poder ser considerada composta por um único pico pelo controle de estoques, ou seja , produtos que vendem em apenas algumas épocas do ano, podemos citar os ovos de páscoa, produtos festivos (copa do mundo), Chester, etc..
Demanda Irregular
Alguns produtos têm demanda tão irregular que a projeção de suas vendas é muito difícil. O controle de estoques para produtos com essa demanda deverá estar amarrado com a previsão precisa de vendas, principalmente quando o comportamento errático está combinado com tempos de ressuprimento muito longos ou pouco flexíveis. Essa demanda, portanto, se caracteriza por grandes variações entre sucessivos intervalos de tempo.
Demanda em declínio
Algum dia, a demanda de um produto acaba e, então, um produto novo vem em seu lugar. O declínio da demanda é geralmente gradual e os estoques excedentes podem ser diminuídos pouco a pouco. Para alguns produtos, entretanto, o final ocorre subitamente, mas de modo planejado
Demanda Derivada
Para alguns produtos, sua demanda é conhecida se a demanda dos produtos acabados puder ser determinada. Por exemplo, a partir da previsão de vendas de automóveis novos, pode-se calcular facilmente a necessidade de pneus. A demanda de pneus é dita Derivada.
Estoque Puxado (Pull System)
Esses estoques têm a característica de serem puxados pela demanda, pelas vendas. Seu ressuprimento é natural, ou seja, vendeu, ressupri-se
Estoque Empurrado (Push System)
São estoques cujo ressuprimento é definido pelos fornecedores, sejam eles internos ou externos.
Estoques por estado da produção 
- Matéria-prima;
- Insumos (um bem ou serviço utilizado na produção de um outro bem ou serviço);
- Semiacabados (ou em processo);
- Acabados.
stoques por propósito
- Sazonal – visam acolher produtos com vendas sazonais. Fora do período de venda seu nível deve ser zero. Exemplos: ovos de páscoa, produtos festivos (copa do mundo).
-
Trânsito
–
é o estoque que está transitando entre o fornecedor e o cliente, ou seja
, o produto ainda não está disponível para o estoque físico, ainda está 
numa unidade veicular 
( caminhão , trem , navio etc.
)
.
-
Ciclo
–
acontece em empresas que tem sua estrutura de distribuição 
verticalizada
: fabricante
, distribuidor
, rede varejista exclusiva. Em todas essas 
instalações
, verifica
-
se estoques que formam um ciclo. Exemplo
: 
O Boticário
, 
redes de lojas exclusivas de roupas dentre outros.
-
Promocional
–
formado por itens que tem a função de promover a venda 
dos 
itens principais da empresa
.
Exemplo
: promoções de alguns jornais
, compre o 
jornal tal
, junte os selo pague mais R$... e ganhe um jogo de facas . Quem não
se
lembra dos bichinhos de pelúcia da Parmalat
?
-
Segurança
–
pode ser considerado como um plano de contingência. Deve
ser formados em casos extremos
, de itens indispensáveis e com ressuprimento 
complexo ou incerto. Exemplo
: uma matériaprima que seja importada por 
modal marítimo e leve 60 dias para ser disponibilizada.
-
Especulativo
–
tem a missão de especular com preços
.
Uma certa quantidade do item não é ofertada ao mercado
, forçando assim a alta de seus preços. Essa é uma prática criminosa
,
mas que são verificadas ocasionalmente 
com produtos fabricados
por monopólios ou oligopólios.
-
Regulador
–
não permite que hajagrandes flutuações de preço
do produto no 
mercado. Exemplo estoque de grãosna colheita
, a sobre
safra é armazenada 
e oferecida na entre safra
Classificação A B C
Seu conceito é que em todo e qualquer estoque existem itens chamados de A que são em pequeno número, mas que geram muitas vendas. . Existem também itens chamados de B, que são em número razoável e que também geram vendas razoáveis. Mas também há os itens chamados de C, que são em grande número e que quase não geram vendas.
Os itens C merecem atenção especial quanto ao entendimento de seu comportamento errático e, consequentemente, ao seu ressuprimento. Os itens A são aqueles a que se chama de “carro chefe”, portanto, não podem faltar no estoque, e, finalmente, os B que por gerarem um número razoável de vendas, não devem faltar nos estoques. A reposição dos itens C vai depender da capacidade produtiva da empresa, se rápida, produz-se no recebimento do pedido, se lenta, há necessidade de estoques bem baixos.
CriticidadeÉ um outro tipo de classificação dos itens em estoque que é meramente qualitativa. Essa classificação visa entender qual o grau de importância, de criticidade para o negócio da empresa.
X – material imprescindível
Falta acarreta parada da fase operativa
Substituição por equivalente impossível
Y - Material não imprescindível.
• Falta afeta fase operativa.
• Substituição é possível.
z- • Material não imprescindível.
• Falta está ligada aos órgãos de apoio e não afeta fase operativa.
Custos
Imobilização de Capital
Os estoques têm a propriedade de “prender”, imobilizar parte do capital da empresa.
Manutenção
 Todos os custos fixos + variáveis responsáveis por manter o estoque em funcionamento.
Seguros
Vai depender dos produtos e dos equipamentos utilizados no armazém.
Falta
Em relação ao custo de faltar no estoque, podemos afirmar que:
• a curto prazo – perde-se a venda;
• a médio prazo – perde-se o cliente;
• a longo prazo – perde-se o mercado.
Giro de Estoque
O giro é a relação entre a quantidade movimentada (vendida) de um certo item pela quantidade deste mesmo item que permaneceu paralisada no estoque num determinado período de tempo.
Rotatividade
R = Qv / Qe onde;
• Qv – Quantidade vendida num determinado período de tempo.
• Qe – Quantidade que permanece em estoque no mesmo período.
Inventários
O saldo físico é obtido pelo inventário.
Saldo físico
O saldo contábil é obtido através de inúmeras movimentações de entrada e saída durante um intervalo de tempo.
Acuracidade
Confiabilidade das informações de estoque
A = Nºde informações corretas X 100 
Nº de informações verificadas.
Tipos de inventários
Geral
(Periodicidade recomendada paralisa a empresa, trimestral);
. alto custo;
. periodicidade recomendada variável.
Periódico rotativo
(Periodicidade obrigatória micro inventários diária);
. periodicidade diária;
. não paralisa o funcionamento da empresa.
Processos que Suprimem a Necessidade dos Estoques
JUST IN TIME (JIT) – Termo usado para indicar que um processo é capaz de responder instantaneamente à demanda, sem necessidade de qualquer estoque adicional, seja na expectativa de demanda futura, seja como resultado de ineficiência no processo.
META JIT – A total eliminação de estoque, em todos os estágios do processo.
MILK RUN - é um sistema de coletas programadas de materiais, que utiliza um único equipamento de transporte, normalmente de algum Operador Logístico, para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horários preestabelecidos.
Objetivos do Milk Run:
• reduzir Custos Logísticos; 
• controlar os Materiais em Trânsito;
• reduzir os Níveis de Estoque; 
• uniformizar o Volume de Recebimento de Materiais;
• agilizar o Carregamento e o Descarregamento;
• possibilita a implementação de sistemas Just-in-Time integrado nas empresas parceiras.
Picking
Para estudarmos os processos de picking, que são as atividades de separação e preparação de pedidos,
O picking pode ser definido como a atividade responsável pela coleta dos itens corretos de produtos, em suas quantidades certas no armazém de acordo com o pedido do cliente.
 Tal atividade dentro de um armazém é considerada como uma das mais crítica
Picking Discreto ou Simples
Nesse picking, cada operador é responsável por um pedido de cada vez, coletando apenas um item por vez
Picking por Zona ou Área
 
Nesse processo, os estoques são divididos em áreas de famílias de produtos, como, limpeza, higiene pessoal, laticínios etc... e são designados operadores para atuarem em cada área. Os pedidos são atendidos por cada operador dentro de sua área. Se houverem itens de outra área, o pedido então é encaminhado para a área correspondente.
Picking por Lote ou Concentrado
 Nesse processo de picking, aguarda-se o acúmulo de vários pedidos e operadores são designados a retirar itens iguais comuns aos diversos pedidos.
Picking por Onda ou por Levas
 Esse método é semelhante ao picking simples, a diferença está na quantidade de pedidos atendidos por turno.
Aula 9
Transportes
Estabelecimento de comunicações;
intercâmbio de mercadorias;
escoamento de produção agrícola e trabalhadores;
desenvolvimento regional;
exportação (Interior - Litoral);
integração nacional;
planejamento estratégico (Integração).
Questões Econômicas
Melhor uso do solo;
competições de mercado (redução de preços);
incremento para economias de escala;
desenvolvimento sustentável;
Modais de Transportes
Ferroviário
Principais Características Operacionais
Menor consumo de combustíveis (comparado ao Rodoviário);
- menores impactos ambientais (comparado ao Rodoviário);
- grande capacidade de transporte a longas distâncias;
- cargas com baixo valor agregado (minérios, carvão, cimento);
- alto custo fixo – Via segregada, pátios de manobra, etc.;
- custos operacionais baixos – óleo, energia elétrica, mão de obra;
- frete mais barato em torno de 50% comparado ao rodoviário;
 Sistema rodoviário
Principais características o
peracionais
Pouca capacidade de carga
Curtas distâncias
Flexibilidade operacional
Alta capilaridade
Utilização intensiva de 
combustíveis de fontes não renováveis e alto custo 
financeiro e ambiental
Grandes impactos ambientais (poluição atmosférica, ruídos, acidentes, 
congestionamentos)
Custos fixos baixos
Empresas de Transporte de Cargas (ETC): 
que são
pessoas jurídicas, 
legalmente constituídas, e cuja atividade consiste em tran
sportar cargas 
para terceiros (
frete)
.
Carreteiros (TCA): 
é pessoa física proprietária ou coproprietária, de um 
ou mais veículos, 
conduzidos pelo próprio ou motorista, sem vínculo 
empregatício, e utilizados na prestação de serviços de transporte 
rodoviário de carga para terceiros
.
Empresas de Carga Própria
(ECP): 
são empresas comerciais, 
industriais, agrícolas agroindústrias 
cooperativas que utilizam veículos de 
sua propriedade ou fretados para a movimentação das cargas que 
comercializam ou produzem. Eventualmente também podem efetuar 
transporte remunerado de cargas para terceiros
.
Transportadoras Individuais (TI): 
Realizam atividades similares às das
Empresas de Carga Própria
, embora seja pessoa física. Incluemse 
fazendeiros, pequenos empreiteiros e outros. Cobram o frete mais barato 
que as transportadoras, porém, o pagamento é adiantado.
Hidroviário
Principais características operacionais:
Grande capacidade de carga
Elevado custo portuário
Menor custo de transporte para 
grandes distâncias
Baixa velocidade = maior tempo de entrega (
transit time
Baixa capilaridade porta a porta
Possibilidade de estoque em trânsito
Rios de corrente livre: os rios de corrente livre são os naturalmente navegáveis, em que não há barragens em seu curso. Eles podem ter suas condições de navegabilidade sensivelmente melhoradas, por meio de dois principais processos, que podem ser utilizados isoladamente ou conjuntamente – regularização do leito e dragagem.
Rios canalizados: construindo-se uma série de barragens com eclusas ao longo de um curso d’água tem-se um rio canalizado. Ex.: hidrovia Tietê-Paraná com as barragens e eclusas de Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos, no Tietê; e de Jupiá e Porto Primavera no rio Paraná
Canais: eles podem ser definidos como vias navegáveis interiores totalmente artificiais. Há duas classes principais de canais que você conhecerá a seguir.
Canais Laterais: são usados quando o melhoramento de um trecho do rio é de tal modo difícil ou oneroso que se torna preferível construir lateralmente um canal inteiramente artificial, que pode ser dividido em diversos planos d’água, ligados por eclusas.
Canais de Partilha: são os de interligação de hidrovias ou de bacias hidrográficas.
Eclusas ou elevadores de embarcação: é um reservatório em forma de paralelepípedo que possibilita, pelo seu enchimento e esvaziamento, que uma embarcação transponha umadiferença de nível 15.
Situação da Cabotagem
avegação de cabotagem é restrita a embarcações construídas no país.
Teoricamente, isso faz com que as empresas de navegação, que tenham propriedade de navios com registro nacional, sejam protegidas dos custos de fretes das embarcações estrangeiras.
Dutoviario
Principais 
características operacionais
Operam 24h/dia e 07 dias/
semana (
com restrições na troca de produtos 
transportados e manutenção)
;
Alto custo fixo (
construção, controle dos terminais e bombeamento)
Baixo custo variável (menor em relação aos outros modais)
Alta confiabilidade
Considerações ambientais na implantação da rede e na sua operação
Transporte aéreo
Principais Características Operacionais
Mais novo e menos utilizado;
Maior velocidade. Custo do frete compensado pela redução de custos com 
estocagem e armazenagem;
Custo fixo baixo;
Custo variável alto;
Baixa capilaridade;
Válido para produtos perecíveis e com alto valor agregado;
Frete 
duasvezes maior que o rodoviário e 16 vezes maior que o ferroviário
All Cargo 
Full Cargo (somente carga)
Combi (aeronave mista)
Full Pax aeronave de passageiros)
A intermodalidade é o transporte de carga, por mais de um modal, para alcançar o seu destino.
O que diferencia a Intermodalidade da Multimodalidade é a questão documental e a responsabilidade. Neste tipo de operação, cada operador emite o seu próprio documento de transporte unicamente para o seu trajeto contratado. Quanto a responsabilidade, cada um responde pelo seu trecho de transporte, de acordo com o documento de transporte emitido.
Aula 10
Distribuição física
fatores que impactam a distribuição, tais como: 
 
• pedidos mais frequentes e em quantidades menores;
• ciclo mais curto de pedidos, dadas as constantes
mudanças no mix de produtos com o novo conceito de descartabilidade;
• aumento do número de Stock Keeping Unit - SKUs em estoque (em português Unidade de Manutenção de Estoque), SKUs são unidades ou itens de produto;
• concorrentes cada vez mais preparados para atender com qualidade e em menores prazos.
Alguns fatores devem ser observados nos serviços empregados pelos CDs, como: 
• Entrega no prazo;
• cumprimento do tempo de entrega;
• qualidade do produto entregue;
• suporte na pós-venda, quando necessário.
cds
Maior fluxo das de recepção, expedição e distribuição;
• possibilidade e flexibilidade para operar em três turnos (24h) por dia, possibilitando melhor agilidade em suas operações;
• efetivo grau de controle de suas atividades, principalmente em se tratando de mercadorias de alto valor agregado, mercadorias consideradas perigosas ou ainda perecíveis;
• investimentos em automação, treinamento de pessoal, sistemas de informações e de controle.
São falhas constantes em CDs que não têm um aparato de desenvolvimento condizente com as exigências do mercado:
 
• Expedição de pedidos incompletos;
• tempo de picking (separação de mercadorias) elevado, trazendo impacto no carregamento;
• dificuldade de localizar os produtos, embalagens, etc;
• elevado índice de retorno de pedidos que não saíram conforme o solicitado;
• mercadorias danificadas nas atividades de manuseio de armazenagem e transporte.
Vamos a seguir detalhar os mais importantes serviços que um CD deverá executar para que a Logística de Distribuição obtenha sucesso, cumprindo assim o nível de serviço aos clientes propostos pela empresa:
Prazo de Entrega
 
Mais importante do que definir o prazo de entrega é cumpri-lo. E qual é o melhor prazo de entrega? Engana-se a empresa ou o profissional que imagina que o melhor prazo de entrega será o mais rápido possível. Esse prazo dependerá de inúmeras variáveis e dependerá de produto para produto, portanto a resposta à pergunta é: o prazo combinado ou aceito pelos clientes. Deve-se ter também o cuidado de não tentar surpreender o cliente, antecipando a entrega. O cliente pode não estar preparado para receber em data antecipada, o que trará desconforto para este e aumento de custo para a empresa por ter que retornar na data acertada para refazer a entrega.
 2 – Precisão no Atendimento
 
Este é um fator de grande importância. Ele traduz a exatidão de como o pedido do cliente foi atendido, seja na quantidade, na descrição dos itens ou ainda no faturamento, quanto a preços, impostos.
Qualidade do Produto Entregue
 
Neste atributo, a Distribuição Física deverá atender aos aspectos de integridade do produto entregue. Lembrando sempre que a Distribuição Física representa a eficácia da cadeia de suprimentos, não podem haver falhas sobre o aspecto de danos ou enganos na entrega do produto.
Suporte na Pós-Venda  
 
Para que uma Logística de pós-venda que, podemos considerar muitas vezes como Logística Reversa, tenha sucesso, é necessário o apoio incondicional da Logística de Distribuição, pois os clientes quando necessitam devolver uma determinada carga (mercadoria), seja por qualquer motivo, o tempo de resposta a essa solicitação é extremamente importante.
Quando o critério de análise é o nível de estoque na indústria e no varejo, a distribuição escalonada implica maiores níveis de estoque para o primeiro e menores para o segundo e a distribuição direta, vice-versa.
Percebe-se que as empresas empregam um sistema misto de puxar e empurrar que oferece os maiores benefícios. Alguns desses benefícios são:
• Reduzir as transferências de estoque entre os armazéns; 
• utilizar cargas completas nos veículos para transferir das fábricas aos centros de distribuição; 
• utilizar expedição direta da fábrica aos clientes; 
• melhorar o nível de serviço ao cliente.
sistema de puxar apresenta algumas vantagens, que são:
• Pequenos armazéns nas fábricas; 
• alto nível de serviço ao cliente; 
• cargas completas dos caminhões das fábricas até os centros de distribuição.
Um sistema de empurrar oferece algumas desvantagens importantes como:
• grandes armazéns nas fábricas; 
• tempo mais lento de atendimento dos pedidos e, consequentemente, dos clientes; 
• maior número de expedições com cargas incompletas
Varejistas:
 - Facilitação da utilização de equipamentos adequados para a transferência da carga entre o veículo e o estabelecimento;
 - rápido atendimento aos fornecedores.
Autoridades Locais:
- adoção de estratégias para redução do uso de veículos particulares por meio de melhoria do sistema de transporte público;
- planejamento de locais para paradas de veículos de entrega e efetiva fiscalização de paradas em locais inadequados;
- colocação de painéis eletrônicos com indicações das condições de trânsito que oriente o motorista sobre a rota a ser utilizada;
varejistas e Autoridades Locais:
Planejar locais para carga e descarga próximo aos varejistas, e para eles flexibilizarem seus horários de entregas/coletas.
Transportadoras:
- Rastreamento das entregas com um efetivo controle dos locais onde se encontram os veículos, inibindo assim os roubos de carga;
- utilização de roteirizadores que aumentam a eficácia das entregas;
- dotar seus veículos com equipamentos que possibilite uma melhor carga/descarga dos veículos, como paleteiras, rampas niveladoras etc;
- intensivo programa de treinamento de seus motoristas e ajudantes.
Fabricantes de Veículos de Carga:
Desenvolver veículos próprios para a distribuição urbana, dotados de maior conforto a seus tripulantes e melhor manobrabilidade, assim como projetos de combustíveis menos poluentes.
Canais de Distribuição
 
Os Canais de Distribuição não devem ser vistos apenas como um processo onde entrega-se o produto no lugar desejado, mas agregando valores diferenciados com o intuito de satisfazer sempre o cliente.
As funções desempenhadas por diferentes membros do canal são chamadas de fluxos, porque consistem num conjunto de atividades que ocorrem numa sequência dinâmica dentro do Canal de Distribuição (STERN et al, 1996). 
Os Canais de Distribuição são geralmente formados por três participantes principais, os fabricantes ouprodutores, os intermediários (distribuidores e varejistas) e consumidores finais:
- Fabricantes – são responsáveis pela criação e fabricação do produto. Eles determinam as campanhas de marketing e escolhem o melhor canal a ser utilizado.
- Intermediários – são hoje muito utilizados, pois conseguem equilibrar a oferta e variedade de produtos com a demanda. Para Stern et al (1996), os intermediários facilitam o fluxo de bens e serviços. Para que essa operação possa ser realizada com sucesso, algumas operações especializadas são executadas pelos intermediários, como:
• Seleção: consiste em selecionar as mercadorias que entram no estoque de forma heterogênea em homogêneas.
• Acumulação: é o aspecto de acumular mercadorias de diversos fornecedores a fim de torná-las homogêneas.
• Loteamento: é o mesmo que fracionar; é a separação de quantidades menores no estoque.
• Sortimento: é a ação de mesclar diversas mercadorias que tenham compatibilidade para melhor atender à demanda.
Existem três tipos de Canais de Distribuição:
Canal direto
Neste tipo de fluxo, não existem intermediários, ou seja, o fabricantes comercializam seus produtos e entregam ao consumidor final. Podemos citar, como exemplo, a Dell Computadores. Neste processo, possui como vantagem o perfeito controle dos clientes, e como desvantagens a área de abrangência geográfica.
Canal curto
Esse fluxo elimina a figura do distribuidor (atacadista). As mercadorias vão do produtor direto ao varejista. O fluxo curto permite uma melhor abrangência do mercado, mas, em contra partida, pulveriza muito as entregas para diversos varejistas.
Canal longo
Este canal, também conhecido como canal completo, contempla a figura do distribuidor e do varejista. Possibilita um alcance geográfico amplo, mas a gestão das relações internas do fluxo é mais trabalhosa e complexa, além de aumentar o preço final dos produtos.
Os Canais de Distribuição podem estar caracterizados em quatro modalidades:
Distribuição Extensiva – é utilizado um Canal de Distribuição longo que permite maior abrangência geográfica na distribuição e, desse modo, atinge um maior número de consumidores. Por outro lado, tem como desvantagens o elevado custo que impõe à empresa, além de uma possível perda parcial de controle sobre o canal.
Distribuição Exclusiva – adota-se um distribuidor exclusivo para áreas predeterminadas. Pretende-se também que esse distribuidor mantenha exclusividade com a marca do fabricante. Temos como exemplo de distribuição exclusiva as franchising.
Distribuição Seletiva – neste fluxo, o fabricante adota um número reduzido de distribuidores, aos quais normalmente são fixadas cotas de vendas, com a possibilidade de se estabelecer princípios de exclusividade de vendas num determinado território.
Distribuição Intensiva – utiliza-se esta modalidade como complemento às modalidades de distribuição Seletiva ou Extensiva no intuito de se intensificar as melhorias desses canais.

Continue navegando