Buscar

ESTUDO DE CASO 2 CC_CCJ01052

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0105 – DEYBE JOSÉ V. CARVALHO[1: TURMA 1-DIN-B]
Título
O processo de colonização e organização do Brasil Colônia
Descrição
Você deve estar estudando no Curso de Nivelamento em Conhecimentos Gerais o que é o fenômeno da Globalização. Se não acessou ainda esse Curso, saiba que ele está disponível em sua webaula, abaixo das disciplinas presenciais em que está matriculado e que poderá ajudar na ampliação de seus conhecimentos sobre a atualidade.
Uma das consequências do processo da chamada globalização é a necessidade de que em alguns assuntos (comércio, por exemplo) os países tenham uma legislação compatível entre si. Vocês sabiam que alguns portugueses costumam afirmar que foram eles, lá no Século XV, que deram início ao processo de globalização, com as grandes navegações? Pois é... Diante desse quadro, responda:
O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno?
R: As grandes navegações foram uma série de viagens marítimas pelo mundo e representou a expansão do comercio nos negócios marítimos, para Portugal, representou a quebra do domínio que existia no comercio de especiaria pelo mar mediterrâneo. É possível relacionar o descobrimento do Brasil por meio deste fenômeno, uma vez que, as navegações pelos mares permitiram uma série de descobrimentos e uma remodelação da real dimensão do mundo.
Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira?
R: Vigorava a lei da metrópole, o direito utilizado em Portugal, tinha como influência o direito romano, ele veio para a colônia para servir como ordem jurídica. No entanto, as relações sociais daquela época não se assemelhavam às relações de Portugal, exigindo normas próprias e não cópias. No início da colonização a aplicação do direito se deu por meio dos forais, responsáveis por solucionar questões locais. Porém, esse sistema foi falho, de modo que o governo colonial teve de se centralizar e ser coordenado por um governador-geral. A partir de então começaram a surgir os oficiais jurídicos, burocratas, legisladores, entre outros.
Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII?
R: Sim.
Somente aproximadamente 200 anos após da chegada oficial dos português ao Brasil em 1500, foi possível ser encontrada pelos lusitanos a região do “Vale do Rio Branco”, neste caso Roraima. Foi pelo Rio Branco, principal curso d'água do local, que chegaram os primeiros colonizadores portugueses. No entanto, eles não foram exatamente os primeiros colonizadores, isso porque a Espanha já tinha promovido invasões a essa parte do Território, além dos espanhóis tinham os neerlandeses que chegaram através da Guiana. Com a chegada de Portugal ocorreu inúmeras batalhas pelo domínio territorial, e os Portugueses acabaram por expulsar os invasores estabelecendo a soberania portuguesa na região.

Outros materiais