Buscar

Teste da chama

Prévia do material em texto

Título : 
Teste de chama
Objetivo :
Verificar a coloração característica dos cátions que compõem alguns sais, através das soluções preparadas em concentração em massa.
Introdução : 
Neste relatório, serão descritos os experimentos relativos ao Teste da Chama. 
O teste, muito conhecido na área da física e da química e utilizado no controle e pesquisa de medicamentos, trata-se de uma técnica bastante simples de espectroscopia que visa à análise qualitativa de cátions presentes nas amostras levadas ao contato com a chama. O método se baseia no espectro de emissão característico que cada elemento emite ao receber energia. 
O estudo utilizou algumas amostras já conhecidas previamente e foi direcionado a relacionar as cores observadas no interior da chama com uma tabela padrão de cores para os sais presentes nas amostras. A chama foi proveniente de um bico de Bünsen utilizando gás GLP como combustível. 
	
Materiais Utilizados :
Bico de Bunsen
Palitos de madeira
Béquers
Provetas
Balança semi-analítica
Bastão de vidro
Água Destilada
Reagentes Utilizados :
Cloreto de Estrôncio
Cloreto de Sódio
Sulfato de Cobre
Permaganato de Potácio
Iodeto de Potácio
Cloreto de Potácio
	
Procedimento :
Utilizou se a balança semi-analítica para pesar 0,5g de todos os reagentes, após obter se o resultado de cada reagente, misturou se 10 ml se água destilada em cada um deles. Pegou se os palitos ( um para cada solução ) e os utilizou para agitar as soluções, feito isso o palito foi deixado em repouso para se umidecer na solução.
Os palitos já umidecidos, foram aquecidos na chama do Bico de Bunsen, após esse procedimento, observou se a coloração adquirida pela mudança de coloração da chama.
Conclusão :
Os procedimentos realizados durante o experimento foram observados e anotados, sendo assim foi constituída a tabela abaixo:
Cloreto de Estrôncio - Vermelho
Cloreto de Sódio - Amarelo
Sulfato de Cobre - Verde
Permaganato de Potássio - Azul
Iodeto de Potássio - 
Cloreto de Potássio - Violeta
Referências Bibliográficas :
http://reocities.com/Vienna/choir/9201/praticas_quimica_analitica.htm
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABLikAC/relatorio-teste-chama

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes