Buscar

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE METACAULIN NAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSA INORGÂNICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE METACAULIN NAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSA INORGÂNICAS
Existem diversas patologias que limitam a durabilidade de revestimentos de argamassa inorgânica, especialmente em fachadas. O intuito do artigo foi avaliar o desempenho técnico de argamassas inorgânicas adicionada de pozolana metacaulim por meios de experimentos laboratoriais, afim de comprovar a eficácia de uma argamassa com um menor número de vazios, ou seja, menos porosa, ser mais resistente a esse tipo de patologia.
Observou-se que nos revestimentos, especialmente os externos, há uma elevada deficiência na extensão de aderência, isso causa uma série de destacamentos. Numa análise microscópica vemos que isso é causado por poros ou fissuras conectados, resultado observado através da avaliação de uma série de propriedades. Devido a diversas pesquisas indicarem que a adição de pozolana diminuem os índices de vazios, efeito explicado graças a reação da sílica com o hidróxido de cálcio, o artigo avalia as melhorias na durabilidade da massa graças a essa adição, tendo em vista que melhorias como trabalhabilidade, menor exudação, permeabilidade e elevação da resistência a longas idades já foram observadas.
É dada uma explicação sobre o que é argamassa inorgânica e que fatores influenciam nas suas propriedades de aderência, tudo isso numa visão microscópica. O artigo apresenta várias pesquisas que mostram inúmeros benefícios a argamassa com a adição de pozolana, tais como: melhor aderência, diminuição de vazios, maior permeabilidade e descreve cada uma dessas propriedades.
Para realizar os ensaios foram preparados três famílias de argamassa mista de cimento, cal e areia com percentuais de metacaulin em relação ao cimento de 0%, 10% e 20%. Para cada família foram moldados 22 corpos-de-prova cilíndricos para as duas idades estudadas (22 para 28 dias e mais 22 para os 90 dias – por cada família) nos quais foram investigadas propriedades mecânicas e durabilidade. É feita a seguir uma descrição de cada material, origem, propriedades físicas e químicas, análise granulométrica e dimensões. Para avaliar as propriedades mecânicas observou-se a resistência das amostras a compressão (15 por família) e a tração por compressão diametral (3 por família) nas idades de 28 e 90 dias. Quanto as propriedades relacionadas a durabilidade foi realizado um teste de absorção de água por imersão (3 amostras por família para cada idade – 28dias e 90 dias) e permeabilidade pelo “método do cachimbo”. 
Os resultados foram apresentados através de gráficos e tabelas e todos eles comprovaram que a adição de metacaulin traz benefícios significativos a argamassa em todas as propriedades analisadas.
Com base em estudos científicos e análises de laboratório o artigo nos traz o conhecimento do que acontece na argamassa quando recebe a adição do metacaulin. Por fazer isso de maneira detalhada nos deixa a par não só dos benefícios para argamassa mas também de todo processo físico-químico a nível macro e microscópico.

Outros materiais