Buscar

CONSCIÊNCIA - Psicopatologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONSCIÊNCIA E SUAS ALTERAÇÕES
DEFINIÇÕES BÁSICAS
Definição Neuropsicológica
O termo consciência é empregado no sentido de ESTADO VÍGIL (vigilância), o que, de certa forma, iguala a consciência ao grau de clareza do sensório. Consciência aqui é fundamentalmente o estado de estar desperto, acordado, vígil, lúcido. Trata-se especificamente do NÍVEL DE CONSCIÊNCIA.
Definição Psicológica
Aqui consciência é conceituada como a soma total das experiências conscientes de um indivíduo em determinado momento. Nesse sentido, consciência é o que se designa CAMPO DA CONSCIÊNCIA. É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade.
DEFINIÇÕES BÁSICAS
Definição Ético-Filosófica
Utilizado mais freqüentemente no campo da Ética, da Filosofia, Direito ou Teologia. Refere-se à capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, os direitos e deveres concernentes a essa Ética. Trata-se da consciência Moral ou Ética.
DEFINIÇÕES BÁSICAS
CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DO INCONSCIENTE
Para Freud, o inconsciente é bem mais que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a ESTRUTURA MENTAL mais importante do Psiquismo Humano. Segundo ele, o sistema inconsciente funciona regido pelo Princípio do Prazer por meio do Processo Primário em forma de Condensação e Deslocamento. É, também, isento de contradições mútuas e não possui referência ao tempo. 
ATEMPORALIDADE
No inconsciente não existe tempo; ele é atemporal. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não têm qualquer referência com o tempo. Não existe, aqui, passado, presente ou futuro. 
No sistema inconsciente, não há lugar para Negação ou Dúvida, nem graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo e afirmativo.
ISENÇÃO DE CONTRADIÇÃO
O funcionamento do inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas ao Princípio do Prazer. Toda atividade inconsciente visa evitar o desprazer e proporcionar o prazer, independentemente de exigências éticas ou realistas. A busca do prazer se dá por meio da descarga das excitações diminuindo ao máximo a carga de excitações no aparelho psíquico.
PRINCÍPIO DO PRAZER
PROCESSO PRIMÁRIO
As cargas energéticas (catexias) acopladas às representações psíquicas, às idéias, são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder à outra toda a sua cota de energia (processo de Deslocamento) ou apropriar-se de toda a energia de várias outras idéias (processo de Condensação).
ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS DA CONSCIÊNCIA
A consciência pode se alterar tanto por processos fisiológicos, normais, como por processos patológicos. 
ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS QUANTITATIVAS DA CONSCIÊNCIA
OBNUBILAÇÃO ou TURVAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Trata-se do rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. À inspeção inicial, o paciente já pode claramente estar sonolento ou parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma, há sempre diminuição do grau de clareza do sensório, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração. Nota-se que o paciente tem dificuldade de integrar as informações sensoriais oriundas do ambiente. Pensamento já se encontra ligeiramente confuso.
SOPOR
Estado de marcante turvação da consciência, no qual o paciente pode ser despertado apenas por estímulo enérgico, sobretudo de natureza dolorosa. Aqui, o paciente sempre se mostra evidentemente sonolento. Embora ainda possa apresentar reações de defesa, ele é incapaz de qualquer ação espontânea. A psicomotricidade se encontra mais inibida que nos estados de obnubilação.
COMA
É o grau mais profundo de rebaixamento do nível de consciência. No estado de coma, não é possível qualquer atividade voluntária consciente. Além da ausência de qualquer indício de consciência.
É o termo atual mais adequado para designar a maior parte das SINDROMES CONFUSIONAIS agudas. [...] O Delirium é uma das síndromes mais freqüentes na pratica clínica diária, principalmente em pacientes com doenças somáticas (emergências e enfermarias médicas) e em idosos.
O Delirium diz respeito, portanto, aos vários quadros com rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais.
DELIRIUM
ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS QUALITATIVAS DA CONSCIÊNCIA
É um estado patológico transitório no qual uma obnubilação da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada. Há um estreitamento transitório do campo da consciência, com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados ATOS AUTOMÁTICOS. Durante esse estado, ocorrem, com certa freqüência, atos explosivos violentos e episódios de descontrole emocional.
ESTADOS CREPUSCULARES
ESTADO SEGUNDO
Estado patológico transitório semelhante ao Estado Crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha, à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela. Os atos cometidos durante o estado segundo são geralmente incongruentes, extravagantes, em contradição com a educação, as opiniões ou a conduta habitual do sujeito acometido, mas quase nunca são realmente graves ou perigosos, como nos estados crepusculares.
DISSOCIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com freqüência nos quadros histéricos. Nessas situações, observa-se uma dissociação da consciência, um estado semelhante ao sonho, geralmente desencadeado por acontecimentos psicologicamente significativos que geram grande ansiedade para o paciente.
TRANSE
Estado de dissociação da consciência que se assemelha ao sonhar acordado, diferindo disso, porem, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
ESTADO HIPNÓTICO
É um estado de consciência reduzida e estreitada e atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa (hipnotizador). Trata-se de um estado de consciência semelhante ao Transe, no qual a sugestionabilidade do indivíduo está aumentada, e sua atenção, concentrada no hipnotizador. [...] É apenas uma técnica refinada de concentração da atenção e de alteração induzida do estado da consciência.
EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE, EQM
Um estado especial de consciência é verificado em situações criticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipoxia grave, isquemias, acidente automobilístico grave, entre outros, quando alguns sobreviventes afirmam ter vivenciado as chamadas Experiências de Quase-Morte (EQM). São experiências muito rápidas (de segundos a minutos) em que um estado de consciência particular é vivenciado e registrado por essas pessoas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais