Buscar

ORIENTAÇÃO - Psicopatologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORIENTAÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES
A capacidade de situar-se quanto a si mesmo e quanto ao ambiente é elemento básico da atividade mental. A avaliação da orientação é um instrumento valioso para a verificação das perturbações do nível de consciência.
A capacidade de orientar-se requer, de forma consistente, a integração das capacidades de atenção, percepção e memória. A desorientação é um dos sintomas mais freqüentes das doenças cerebrais.
ORIENTAÇÃO AUTOPSÍQUICA: é a orientação do indivíduo quanto a si mesmo. Revela se o sujeito sabe quem é: nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil, etc.
ORIENTAÇÃO ALOPSÍQUICA: diz respeito à capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é, quanto ao espaço (orientação Espacial) e quanto ao tempo (orientação Temporal).
Em relação à Orientação Espacial, é importante verificar claramente se o paciente sabe o: TIPO DE LUGAR em que está; NOME DO LUGAR e ONDE SE SITUA ESSE LUGAR.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL
A Orientação Temporal indica se o paciente sabe em que momento cronológico está vivendo, a hora do dia, se é manhã, tarde ou noite, o dia da semana, o dia do mês, o mês do ano, a época do ano, bem como o ano corrente. Também é possível avaliar a noção que o paciente tem da DURAÇÃO dos eventos e da CONTINUIDADE TEMPORAL. 
ORIENTAÇÃO TEMPORAL
[...] Em relação à Orientação Espacial, a Orientação Temporal é mais fácil e rapidamente prejudicada pelos transtornos mentais e distúrbios neuropsicológicos e neurológicos, particularmente pelos que afetam a consciência.
ORIENTAÇÃO TEMPORAL
ALTERAÇÕES DA ORIENTAÇÃO
[...] Geralmente a desorientação ocorre , em primeiro lugar, em relação ao tempo. Só após o agravamento do transtorno, o indivíduo se desorienta quanto ao espaço e, finalmente, quanto a si mesmo.
DESORIENTAÇÃO por REDUÇÃO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA
[...] O indivíduo está desorientado por turvação da consciência. Tal turvação e rebaixamento do nível de consciência produzem alteração da ATENÇÃO, da CONCENTRAÇÃO e, conseqüentemente, da capacidade de PERCEPÇÃO e retenção dos estímulos ambientais. Isso impede que o indivíduo apreenda a realidade de forma clara e precisa e integre, assim, a CRONOLOGIA dos fatos.
DESORIENTAÇÃO por DÉFICIT de MEMÓRIA IMEDIATA e RECENTE
O indivíduo não consegue reter as informações ambientais básicas em sua memória. Não conseguindo FIXAR as informações, perde a noção do FLUIR DO TEMPO, do DESLOCAMENTO NO ESPAÇO, passando a ficar desorientado temporoespacialmente.
DESORIENTAÇÃO APÁTICA ou ABÚLICA
Ocorre por apatia ou desinteresse profundos. Aqui, o indivíduo torna-se desorientado devido a uma marcante alteração do humor e da volição, comumente em quadro depressivo. 
DESORIENTAÇÃO DELIRANTE
Ocorre em indivíduos que se encontram imersos em profundo estado delirante, vivenciando idéias delirantes muito intensas, crendo com convicção plena que estão “habitando” o lugar (e/ou tempo) de seus delírios. Nesses casos, é comum a chamada DUPLA ORIENTAÇÃO, na qual a orientação falsa, delirante, coexiste com a orientação correta.
DESORIENTAÇÃO por DÉFICIT INTELECTUAL
Ocorre em indivíduos com deficiência ou retardo mental grave a moderado. Nesse caso a desorientação ocorre pela incapacidade ou dificuldade em compreender o ambiente e de reconhecer e interpretar as convenções sociais (horários, calendário, etc.) que padronizam a orientação do indivíduo no mundo.
DESORIENTAÇÃO por DISSOCIAÇÃO
Ocorre em geral em quadros histéricos graves, normalmente acompanhada de alterações da identidade pessoal [...] e de alterações da consciência secundárias à dissociação histérica. 
DESORIENTAÇÃO por DESAGREGAÇÃO
Ocorre em pacientes psicóticos, geralmente esquizofrênicos em estado crônico e avançado da doença, quando o indivíduo por desagregação profunda do pensamento, apresenta toda a sua atividade mental gravemente desorganizada, o que o impede de se orientar de forma adequada quanto ao ambiente e quanto a si mesmo.
DESORIENTAÇÃO quanto à PRÓPRIA IDADE
É definida como uma discrepância de cinco anos ou mais entre a idade real e aquela que o paciente diz ter.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais