Buscar

SIMULADO 2 INOVAÇÃO TECNOLOGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INOVAÇÃO TECNOLOGICA
	
	
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.: 200723205874)
	2a sem.: O processo de criação do conhecimento
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	A Flutuação e Caos é definida com uma das cinco condições de nível organizacional que promovem a criação do conhecimento, portanto pode-se definir esta condição como:
		
	
	É a existência de informações que transcendem as exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Refere-se à superposição intencional de informações sobre atividades da empresa, responsabilidades da gerência e sobre a empresa como um todo.
	
	É a diversidade interna de informações de uma organização que corresponde à variedade e à complexidade do ambiente.
	
	É definida como a interação entre a organização e o ambiente externo, onde envolve rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Quando introduzida em uma organização, seus membros enfrentam um colapso de rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Um colapso refere-se a uma interrupção de nosso estado de ser habitual e confortável. 
	
	É a forma como todos os membros de uma organização agem de acordo com as circunstâncias para introduzir oportunidades inesperadas e motivação para a criação de conhecimento.
	
	É definida como a aspiração de uma organização às suas metas. Em outras palavras, os esforços para alcançar a intenção assumem a forma de estratégias dentro de um contexto de uma empresa.
	
	
	2a Questão (Ref.: 200723199479)
	1a sem.: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Nonaka & Takeuchi identificaram quatro modos de conversão para o processo de criação do conhecimento, dentre eles a combinação. Sobre combinação é correto afirmar que:
		
	
	é visto no processo de criação de um conceito e, normalmente, é provocado pelo diálogo ou pela reflexão coletiva.
	
	é a sistematização de conceitos por meio da combinação de conjuntos diferentes de conhecimentos explícitos e outros conhecimentos oriundos das observações práticas.
	
	é o processo de interação entre conhecimentos explícitos para geração de novos conhecimentos.
	
	é entendido como sendo um processo subjetivo e relacionado ao comportamento humano.
	
	é o processo de interação entre conhecimentos explícito e tácito
	
	
	3a Questão (Ref.: 200723199484)
	1a sem.: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Pedro desde pequeno observava seu pai desmontar e consertar qualquer aparelho elétrico e eletrônico. Quando fez 15 anos, Pedro resolveu entrar em um cursinho e aprendeu muitos detalhes com seu professor e todas as apostilas do curso. Assinale a opção que representa o modo de conversão do conhecimento relatado:
		
	
	Comparação
	
	Externalização
	
	Internalização
	
	Combinação
	
	Socialização
	
	
	4a Questão (Ref.: 200723199493)
	2a sem.: O PROCESSO DE INOVAÇÃO
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	A inovação é imprescindível para o crescimento das organizações e para seu diferencial competitivo, vários tem sido os modelos propostos para desenvolvê-la ou criar um ambiente organizacional inovador. São exemplos destes modelos:
		
	
	Difusor e interativo
	
	Linear e difusor
	
	Linear e interativo
	
	Autônomo e interativo
	
	Automatizado e difundido
	
	
	5a Questão (Ref.: 200723197502)
	2a sem.: CRIAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento precisa: 
		
	
	estabelecer condições abrangentes para criação e acúmulo somente de conhecimento grupal, desenvolvendo na espiral do conhecimento oportunidades que facilitem as atividades dispersivas para criação e acúmulo de conhecimento. 
	
	deslocar seus funcionários para salas de aula presenciais ou de EaD, com o objetivo de formá-los primeiramente em cursos superiores.
	
	desenvolver a espiral do conhecimento utilizando somente conhecimentos tácitos, nunca implícitos. Isso oportuniza a criação e o acúmulo de conhecimento em nível grupal.
	
	estimular a criatividade dos grupos de funcionários, sem que no entanto haja construção de conhecimento.
	
	estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral do conhecimento, oportunizando situações e ferramentas que facilitem as atividades cooperativas para criação e acúmulo de conhecimento em nível também individual.
	
	
	6a Questão (Ref.: 200723198921)
	5a sem.: EMPREENDEDORISMO
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	Há cerca de uma década o termo empreendedorismo vem sendo amplamente utilizado no Brasil, com várias definições e aplicações nos negócios, na educação e em diversos setores e atividades da sociedade. Assinale as características que um empreendedor deve possuir: 
		
	
	Tem iniciativa, autoconfiança, persistência, pouco comprometimento com o trabalho, sem esquecer da família, pois conta com os subordinados, que podem monitorar o trabalho que está sendo desenvolvido.
	
	Tem iniciativa, autoconfiança, ele próprio se basta, pois tem talento, não necessitando de uma rede de contatos.
	
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, estabelece metas, é persuasivo e possui uma rede de contatos.
	
	Tem iniciativa, poucos contatos, baixa autoestima, pouca aceitação para riscos, busca informações, sem estabelecer metas.
	
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, busca informações, sem no entanto, estabelecer muitas metas.
	
	
	7a Questão (Ref.: 200723200228)
	4a sem.: O PROCESSO DE INOVAÇÃO
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	A construção do conhecimento é a capacidade que os seres vivos tem de interagir ativamente com o universo ao seu redor. Considerando os processos contínuos do desenvolvimento humano é correto afirmar que:
		
	
	Inovação surge do processo criativo, sem objetivo comercial.
	
	Inventamos quando criamos algo que não existia antes e descobrimos quando percebemos algo que já existe ou existia, embora nos fosse desconhecido.
	
	Inovação está relacionado somente ao objetivo financeiro, não havendo relação com descoberta ou criação.
	
	Ocorre descoberta quando criamos algo que não existe, o que equivale a inventar algo e realizar uma inovação.
	
	Inventar ou inovar são sinônimos, pois significam criar algo 100% novo, ou seja, que não existe.
	
	
	8a Questão (Ref.: 200723199113)
	3a sem.: CONCEITO DE INOVAÇÃO
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Podemos definir inovação tecnológica como: 
		
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem ou processo, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. Uma empresa não entra neste contexto de desenvolvimento ou aprimoramento. 
	
	o desenvolvimento de uma empresa em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades da empresa e dos clientes da mesma.
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem, processo, empresa ou mercado em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	a invenção de um produto, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	o desenvolvimento de uma estratégia de negócios na qual os clientes atendem às necessidades da empresa e dos empresários do conselho administrativo.
	
	
	9a Questão (Ref.: 200723205912)
	1a sem.: O processo de criação do conhecimento
	
	Defina Conhecimento Tácito
		
	
	
Compare com a sua resposta: é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras". Isto se deve ao fato que lidamos com algo subjetivo, não mensurável, quase impossível de se ensinar, de se passar através de manuais ou mesmo numa sala de aula.
	
	
	10a Questão (Ref.: 200723205911)
	1a sem.: O processo de criação do conhecimentoDefina Conhecimento Explícito
		
	
	
Compare com a sua resposta: 
É aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explícito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente está registrado em artigos, revistas, livros e documentos. Alguns dizem que este tipo de conhecimento é confundido com a própria informação, na sua forma mais simples.

Outros materiais