Buscar

ESTUDO DIRIGIDO-INTRODUÇÃO Á PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
INTRODUÇÃO À PSICOLOLOGIA
1-Discorra sobre o que deve ser considerada uma boa teoria.
A teoria é uma síntese de um extenso campo de conhecimento, constituídos de hipóteses devidamente testados, através de leis e fatos científicos que descrevem os fenômenos naturais. Uma boa teoria é aquela que te dá recursos para analisar melhor os fatos. Deve ser clara e coerente.
2-Descreva o que é o método científico e uma atitude científica.
 O método científico é um conjunto de técnicas para investigar fenômenos e para a construção de novos conhecimentos. Bem como para corrigir e integrar conhecimentos prévios em bases mais amplas. Atitude científica é a atitude de avaliação, comparação ou experimentação que permite as pessoas verificarem se as verdades correspondem a realidade, é a atitude de que possui o conhecimento científico ou deseja utiliza-lo.
3- Descreva o que pode ser entendido como uma observação naturalista.
Observação naturalista é a observação em um ambiente natural, sem intervenções. Não há manipulações de variáveis por que ela é observação de comportamento espontâneo em situações naturais, em condições não controladas.
4- Diferencie correlação de causação.
Correlação indica a existência de uma relação entre as variáveis na qual os valores da mesma alteram-se simultaneamente. Quando falamos de causalidade referimos a influencia que uma dada variável assume sobre a outra.
5- Demonstre a importância de estar-se atento para as correlações ilusórias e para os 
eventos aleatórios na pesquisa cientifica em psicologia.
6- Diferencie experimentação de empirismo. 
O empirismo é uma corrente filosófica, a experimentação é o método de investigação cientifica. Ou seja no Empirismo afirma que as pessoas nada conhecem. O conhecimento é limitado as experiências vivenciadas, e isso se dá por meio de experiências e observações.
7- O estudo do psiquismo já era feito pelos filósofos clássicos. O que muda neste estudo quando a psicologia cientifica se constitui?
Quando a psicologia cientifica se constitui define-se que a partir daí. Não se pode mais achar, tem que se comprovar o pensamento empirista que constitui a ciência. 
8 – A fisiologia contribui para a constituição da psicologia cientifica. Discorra sobre esta afirmação. Explicite quais foram estas contribuições.
Com o estudo da fisiologia foi possível a compreensão dos fenômenos perceptivos. Por explorar as funções cerebrais e sua relação com os fenômenos psíquicos como emoção e pensamento. 
9- Discorra sobre a importância da teoria da percepção do ponto de vista gestaltista e sua critica ao comportamentalismo.
A importância a disposição em que são apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo. Ou seja a importância da percepção para a teoria gestáltica no modo de vista psicológico é que o comportamento humano é o resultado de como ele percebe o mundo e como se percebe no mundo. A Gestalt irá criticar a abordagem do comportamentalismo uma vez que, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando assim, por isolar o estímulo que corresponderia à resposta esperada e desprezando os conteúdos de consciência. 
10- Discorra sobre os princípios básicos da gestalt enfocando também a boa forma e figura e fundo.
Os princípios básicos da Gestalt são: Paroximidade, Continuidade, semelhança, preenchimento, simplicidade, figura e fundo. Há uma tendência de organizar as pecepções do objeto (a figura) sendo visto e do fundo (a base) sobre o qual ele aparece. A figura parece mais substancial e parece destacar-se do fundo.

Outros materiais