Buscar

Câncer no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Laís Fernandes
Lorena Severiano 
Narjara Alcântara
Câncer no Brasil
Introdução
No Brasil, a estimativa para o ano de 2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer em homens e mulheres. Para controlar a doença, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamentos como cirurgias, quimioterapia e radioterapia para a população.
Novos casos
Câncer na mulher
Câncer no Homem
Tratamento
O tempo médio de espera entre o diagnóstico e o início dos tratamentos com quimioterapia e radioterapia, é de 76,3 e 113,4 dias, respectivamente. 
Uma lei de 2012 assegura o início do tratamento no SUS de pessoas com câncer em um prazo de até 60 dias após o diagnóstico com laudo patológico.
 Apenas 65,9% da demanda por radioterapia foi atendida no país em 2010. 
Tratamento
No Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente deve ir até a unidade de saúde mais próxima de onde mora quando apresentar um sintoma ou queixa de saúde. 
Caso esta unidade não tenha condições de dar um atendimento para o caso, ele será encaminhado para um ambulatório de especialidades ou para um hospital. 
Lá, ele será visto por um médico especialista na área, que vai pedir exames para comprovar a existência do câncer.
Problema
Problema
Avanços no Tratamento
Segundo o oncologista Rafael Kaliks, do Instituto Oncoguia, este é o primeiro momento em que a pessoa pode enfrentar atrasos. "Os pedidos são frequentemente recusados por falta de médicos e horários. O paciente pode esperar meses até conseguir uma consulta", diz.
A depender da região onde está, o paciente pode ser encaminhado diretamente para um hospital ou uma clínica que seja uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), capacitada para tratar os tipos de câncer mais comuns no Brasil, ou para um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), que pode tratar qualquer tipo.
Avanços no Tratamento
Outra opção é que a pessoa seja encaminhada para um centro de excelência, como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) , no Rio de Janeiro, ou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) . 
Para ser aceito nestes locais, é preciso ter sido indicado por uma unidade que faça parte do sistema de referências do centro, que tem autorização para encaminhar pacientes para ele. 
Além disso, o paciente tem que apresentar os exames específicos que comprovem o câncer. 
Em seguida, o paciente é cadastrado e passa por uma nova triagem, que determinará se ele necessita de tratamento oncológico naquele local.
Perfil de incidência
Perfil de letalidade
Conclusão
No Brasil, o câncer representa a segunda causa de óbito na população adulta, sendo que, de acordo com as previsões do Instituto Nacional do Câncer, a incidência da doença no ano de 2003 atingiria de 186.155 casos novos em homens e 216.035 em mulheres, com mortalidade de 68.350 e 58.610 casos, respectivamente.
Os índices de mortalidade do câncer ainda são altos, apesar de apresentarem tendência de declínio. Cada nova possibilidade terapêutica traz esperança de maior tempo de sobrevida e de melhor qualidade de vida aos pacientes. 
Referências
http://www.inca.gov.br/situacao/arquivos/ocorrencia_perfil_mortalidade.pdf
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/07/28/cuidado-do-cancer-no-brasil-e-tardio-e-insuficiente-aponta-relatorio.htm
http://www.inca.gov.br/situacao/arquivos/ocorrencia_perfil_incidencia.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ramb/v50n1/a01v50n1.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes