Buscar

AV - Linguagens da Arte e Regionalidades

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0247_AV_201502529671 » LINGUAGENS DA ARTE E REGIONALIDADES, , 
Tipo de Avaliação: AV, , 
Aluno: 201502529671 - LAYSA MARTINS BARBOSA LIMA, , 
Professor:, ANGELA CRISTINA DE SOUZA REGO
, Turma: 9002/AA
Nota da Prova: 7,0 Nota de Partic.: 1 Av. Parcial 2 Data: 18/11/2015 13:07:45, , 
 1a Questão (Ref.: 201502743672), Pontos: 1,5 / 1,5
Por que podemos afirmar que a obra de arte tem origem no artista?
Resposta: Pois o artista quando cria a obra, se espelha na sociedade e no período histórico, cultural, político que ele está vivenciando, fazendo, muitas vezes, críticas através daquela arte. Por isso, podemos afirmar que a obra de arte tem origem no artista. Vale ressaltar, também, que a arte influi a sociedade e a sociedade influi a arte, estando elas estritamente interligadas.
Gabarito: Porque a arte representa a visão de mundo do artista, a partir de sua própria percepção.
 2a Questão (Ref.: 201503262937), Pontos: 1,5 / 1,5
A rapsódia Macunaíma (1928) de Mário de Andrade constitui, ao lado das Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) de Oswald de Andrade, a expressão máxima do experimentalismo que animou a Geração Heroica do Modernismo Brasileiro. Macunaíma seria adaptado por Joaquim Pedro de Andrade em 1969, constituindo um marco do Cinema Novo brasileiro, e contando com atuações antológicas de Grande Otelo, Paulo José e Jardel Filho. A adaptação das aventuras do anti-herói de Mario de Andrade, em luta com o gigante Piaimã pelo regate da Muiraquitã, para a linguagem cinematográfica, representava um imenso desafio, notadamente no que diz respeito às condições de compreensão da obra pelo público de filme brasileiro da época, acostumado ao discurso linear e previsível da comédia e da pornochanchada. Ao invés de enveredar pelo caminho fácil do humor óbvio, Joaquim Pedro de Andrade opta por um corajoso diálogo com a realidade política da época no auge da ditadura militar, sem, contudo, abrir mão da corrosiva veia satírica e parodística do texto de Mario de Andrade. Examine passagens do filme Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade que demonstrem o diálogo entre a escrita experimental de Mario de Andrade e o contexto dos anos de chumbo da ditadura militar.
Resposta: Sem possibilidade de responder essa questão. Não assisti ao filme e, mesmo que eu assistisse, talvez não lembraria os diálogos. Difícil...
Gabarito: O aluno deve examinar Macunaíma, explorando o diálogo entre o texto literário e o texto cinematográfico, demonstrando como cada um deles apresenta uma ancoragem histórica e social própria, específica e singular, ancoragem essa que tornou possível a recepção positiva de crítica e de público para o filme e um resgate da obra de Mario de Andrade.
 3a Questão (Ref.: 201502603884), Pontos: 0,0 / 0,5
Considerando que toda obra de arte é uma representação, entendemos que o objeto artístico é:, 
uma representação religiosa
 , uma representação realista
 , uma representação de quem o vivencia
uma representação metafísica
uma representação filosófica
 4a Questão (Ref.: 201502673772), Pontos: 0,0 / 0,5
O que é um cânone?, 
 , Uma regra a ser seguida, um modelo.
Como se denominava a arte na antiga Grécia.
Um tipo de hino religioso
 , Nome que se dá ao artista mais importante de cada época
Um tipo específico de arte.
 5a Questão (Ref.: 201502673811), Pontos: 0,5 / 0,5
Os poetas e filósofos da Antiguidade Clássica representavam os ideais, 
 , da nobreza
dos deuses
dos guerreiros
do povo
dos semideuses
 6a Questão (Ref.: 201502637077), Pontos: 0,5 / 0,5
A Semana de Arte Moderna foi realizada em 1922 por intelectuais que desejavam:, 
Resgatar os modelos da tradição literária nacional.
Popularizar a literatura de massas.
Reelaborar modelos estéticos clásssicos.
Importar diretamente padrões europeus.
 , Reelaborar criticamente a tradição artística nacional
 7a Questão (Ref.: 201502847069), Pontos: 0,5 / 0,5
Sobre a posição de Padre António Vieira em relação aos indígenas brasileiros, no período da colonização, é correto afirmar que:, 
 , Padre António Vieira, por sua formação humanista, não aceitava a escravização dos indígenas brasileiros, pois considerava que eles eram os verdadeiros donos da terra.
Padre António Vieira, por sua formação religiosa, considerava que os indígenas deveriam ser escravizados para que fossem evangelizados.
Padre António Vieira promoveu a conversão dos indígenas brasileiros ao catolicismo, a fim de que eles não fossem convertidos pelos protestantes holandeses que invadiram o Brasil.
Padre António Vieira estudou os costumes indígenas e passou a considerar que eles eram mais civilizados do que os europeus.
Padre António Vieira, por ser monarquista, defendeu a escravização e evangelização dos indígenas para que eles formassem o exército do Quinto Império.
 8a Questão (Ref.: 201502829468), Pontos: 0,5 / 0,5
O Modernismo de 1922, os escritores de 1930 e a "Geração de 45" inovaram as artes ao incluir na literatura:, 
o modelo da literatura norte-americana.
os fatos históricos do período colonial.
a evolução da escrita a partir das propostas do formalismo russo.
a estética africana nas artes.
 , as expressões culturais populares do Brasil.
 9a Questão (Ref.: 201502610045), Pontos: 1,0 / 1,0
"Bagagem, meu primeiro livro, foi feito num entusiasmo de fundação e descoberta nesta felicidade. Emoções para mim inseparáveis da criação, ainda que nascidas, muitas vezes, do sofrimento. Descobri ainda que a experiência poética é sempre religiosa, quer nasça do impacto da leitura de um texto sagrado, de um olhar amoroso sobre você, ou de observar formigas trabalhando."/.../"Tenho confissão de fé católica. Minha experiência de fé carrega e inclui esta marca. Qual a importância da religião? Dá sentido à minha vida, costura minha experiência, me dá horizonte. Acredito que personagens são alter egos, está neles a digital do autor. Mas, enquanto literatura, devem ser todos melhores que o criador para que o livro se justifique a ponto de ser lido pelo seu autor como um livro de outro. Autobiografias das boas são excelentes ficções.""Alguns personagens de poemas são vazados de pessoas da minha cidade, mas espero estejam transvazados no poema, nimbados de realidade. É pretensioso? Mas a poesia não é a revelação do real? Eu só tenho o cotidiano e meu sentimento dele. Não sei de alguém que tenha mais. O cotidiano em Divinópolis é igual ao de Hong-Kong, só que vivido em português."
 O texto acima revela a poética de Adélia Prado. Assinale a única característica que NÃOcaracteriza a sua poesia:, 
 , política
religiosa
provinciana
cotidiana
confessional
 10a Questão (Ref.: 201502603920), Pontos: 1,0 / 1,0
Assinale a afirmativa correta., 
Somente as condições históricas determinam o surgimento das manifestações artísticas populares num dado momento.
As manifestações artísticas populares não se relacionam com o território em que se realizam, visto serem todas importações culturais.
As condições históricas e geográficas de um território não são determinantes na concepção das manifestações artísticas populares.
 , As manifestações artísticas populares são determinadas pelas condições históricas e geográficas do território em que são concebidas.
Somente as condições geográficas determinam o surgimento das manifestações artísticas populares num dado espaço.

Outros materiais