Buscar

sistema vida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Quando efetuar uma avaliação física
	“A avaliação física deve preceder todo e qualquer tipo de programa de exercícios físicos. É essencial, não só para que sejam verificados possíveis problemas de saúde de ordem geral, bem como, para verificar a evolução do indivíduo com os treinamentos. É somente através dela, que se pode confeccionar um programa de exercícios de forma segura e eficiente.” (O Corpo Humano Avaliação Física, 2006)
Funções da Avaliação Física
Avaliar o condicionamento físico antes e durante o programa de treinos;
Auxiliar na escolha de atividades que além de motivar o avaliado possa desenvolver as suas aptidões e fazer com que ele alcance os seus objetivos;
Detectar deficiências, permitindo uma orientação no sentido de superá-las;
Impedir que a atividade física seja um fator de agressão, evitando lesões;
Acompanhar o progresso do indivíduo correlacionando treinamento, resultados e possíveis tratamentos;
Reciclar o programa de treinamento baseado em informações quantitativas e qualitativas.
	Quanto maior o número de informações que o professor tiver do seu aluno, mais personalizada será a planilha de treinos. Com os dados em mãos, os exercícios podem ser prescritos de acordo com a capacidade individual de cada um, fazendo com que a evolução e os efeitos do treino sejam monitorados com segurança e eficiência. (CyberDiet, 2006)
Sistema para Avaliações Físicas - Vida
O Sistema Vida é uma ferramenta criada para auxiliar nos procedimentos de avaliação, validação e resultados de avaliações físicas. Ele conta com uma série de orientações didático-pedagógicas, vídeos e fotografias, dos procedimentos que contribuem para a padronização e correta aplicação dos procedimentos da avaliação; 
O vida foi projetado com design e arquitetura de operação padronizados. Possibilitando que o aprendizado seja muito mais rápido e intuitivo. Em pouco tempo, mesmo as pessoas que tenham conhecimento limitado de informática, poderão operar o software com desenvoltura e segurança. 
Algumas Vantagens
Sistema desenvolvido em Delphi;
Sistema Gerenciador de Banco de Dados Cliente/Servidor gratuito;
Possibilidade de integração com outros softwares (Zillyon);
Didático (exibe vídeos e dicas dos procedimentos);
Armazenamento digital de histórico do aluno/paciente com fotos;
Pode ser utilizado por educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos;
Emite alertas para auxiliar na operação do sistema, evitando erros;
Cadastros auxiliares utilizados para informar dados previamente às avaliações (Profissões, questões, questionários, entre outros);
Cadastro Pessoal (nome, documentos pessoais, endereço, telefones pessoais e de trabalho, e-mail, gravação de fotografia);
Validação de dados (o sistema só emite o laudo se todos os dados necessários tiverem sido informados);
Suporta adição de novos protocolos de composição corporal, VO2, freqüência cardíaca de treinamento, etc.
Principais fases da avaliação
	O Vida abrange as principais fases de uma avaliação física, além de ser configurável, podendo ser adaptado às necessidades das mais variadas empresas e/ou profissionais. 
Anamnese;
Composição corporal;
Avaliação postural;
Avaliação neuromotora;
Avaliação cardio-respiratória. 
Anamnese / PAR-Q
PAR-Q – Physical Activities Readness Questionaire. Validado cientificamente pelas melhores instituições em saúde em todo o mundo;
Anamnese – as perguntas da anamnese podem ser configuradas possibilitando a criação de vários tipos de questionários de acordo com suas necessidades de trabalho. Ex.: Questionários para Crianças, Idosos e Atletas. 
	Tanto a Anamnese quanto o PAR-Q podem ser impressos;
Composição Corporal
Antropometria 
Medidas corporais lineares;
Circunferências ou perímetros;
Massa ou peso;
Porcentagem de gordura, músculos, víceras e ossos.
O vida correlaciona os parâmetros antropométricos em gráficos e tabelas comparativas, a partir de todo histórico do aluno/paciente. Dando condições ao avaliador de comparar o desempenho do avaliado com precisão. Esses gráficos, dentre outros, podem ser impressos nos laudos do sistema e/ou visualizados em tela.
A avaliação – Parâmetros Fisiológicos
Parâmetros Fisiológicos – devem ser informados:
Data da avaliação;
Profissional Responsável;
Peso, estatura, cintura e quadril;
Pressão arterial em repouso;
Freqüências cardíacas e protocolo para cálculo da freqüência cardíaca de treinamento.
A avaliação no Vida é dividida em fases. A primeira delas é a coleta de parâmetros fisiológicos. Nesta parte da avaliação o sistema calcula/armazena a freqüência cardíaca de repouso, máxima, de reserva e de trabalho. A pressão arterial de repouso, IMC (Índice de Massa Corpórea), RCQ (Relação Cintura Quadril) e seus riscos. Nesta parte da avaliação, e nas próximas, o sistema exibe uma série de dicas para auxiliar nos procedimentos da avaliação.
A avaliação – Composição Corporal
Composição corporal – é calculada a partir da amostragem de dobras cutâneas, perimetria e paquimetria e/ou perimetria.
	O sistema permite que sejam utilizados mais de um protocolo de composição corporal simultaneamente, sendo que os resultados obtidos serão calculados a partir da média aritmética dos resultados de cada protocolo.
A avaliação – Perimetria + Envergadura
Perimetria – pode ser dividida em completa e simplificada. A perimetria simplificada, permite que somente os perímetros desejados, configurados previamente, sejam informados durante a avaliação, de acordo com as necessidades de cada profissional.
Vários gráficos comparativos mostram os resultados das avaliações de forma clara e intuitiva. No gráfico ao lado as barras de cores fortes são relativas aos perímetros da avaliação do atual e as barras tracejadas são os valores da última avaliação.
A avaliação – Somatotipia
Exame somatotipológico – é utilizado para verificar a constituição física do avaliado. Assim, dentre outras funções, viabiliza o acompanhamento da evolução da constituição física do avaliado com o treinamento.
O sistema calcula os componentes de endomorfia, mesomorfia, ectomorfia e marca na somatocarta de Heath & Carter o situação do avaliado. O resultado da somatotipia pode ser impresso juntamente com a somatocarta.
A avaliação - Postura
Avaliação postural - O sistema Vida possibilita que sejam capturadas fotos para auxiliar o avaliador durante o processo de avaliação da postura. Essa captura também serve para manter um registro de fotos da pessoa em todas as avaliações, criando um álbum digital. A avaliação postural conta com:
Simetógrafo digital;
Pré-diagnósticos;
Campo para observações;
Zoom da fotografia.
A Avaliação Postural consiste em determinar e registrar, os desvios posturais ou atitudes posturais erradas dos indivíduos, desde problemas na coluna até desvios nos joelhos e pés.
A avaliação – Considerações e Anamnese 2
Considerações – existe um amplo espaço para considerações gerais. Neste espaço o texto pode ser formatado para melhor ser apresentado nos laudos do sistema.
Anamnese 2 – Esta anamnese, também é configurável. Ela tem como finalidade atualizar questões que podem se modificar de uma avaliação para outra. Desta forma, as questões que se modificaram, em relação a avaliação anterior, fica marcada de cor vermelha.
Aptidão Cardio-respiratória 
Avaliação da condição cardio-respiratória – o sistema disponibiliza protocolos indiretos, máximos e submáximos em esteira, bicicleta ergométrica, banco, campo, piscina dentre outros. Durante a execução do teste selecionado o sistema emite mensagens, automaticamente, alertando o avaliador para efetuar a coleta dos parâmetros necessários para o cálculo do VO2.
	Quanto maior for a resistência cardiorespiratória, melhor o desempenho em exercícios como andar, correr, pedalar e nadar. A determinação desta capacidade pode ser dada através da medida indireta do consumo máximo de oxigênio (VO2 máx);
Testes de Performance
Avaliação do desempenho – o Vida comporta a criação dos mais variados testes. É possível
configurar testes, assim como seus possíveis diagnósticos, separados por sexo e faixa etária.
Exemplos de testes
Resistência muscular localizada (RML);
Flexibilidade;
Velocidade e potência;
Equilíbrio;
Força;
Exames clínicos (EAS, hemograma completo, lactato, entre outros).
Vida em Casa
O avaliado tem acesso a:
Propagandas e/ou avisos;
Valores dos parâmetros fisiológicos;
Gráficos configuráveis com os resultados;
Gráficos de testes de performance;
Data da próxima avaliação;
Textos explicando os procedimentos;
E muito mais.
O Vida em Casa é um módulo gratuito, que possibilita que os avaliados possam visualizar seus resultados de suas casas. Este sistema tem como finalidade aproximar profissional e cliente, permitir o envio de comunicados e propagandas dos próprios profissionais ou de terceiros gerando mais uma fonte de renda, motivar o cliente a fazer reavaliações e contribuir para a fidelização. A possibilidade de enviar as avaliações pela Internet diminui sensivelmente suas despesas com impressão e, conseqüentemente, contribui para a preservação ambiental;
Consultas estatísticas
Os dados dos questionários, avaliações e cadastros poderão ser utilizados para se retirar relatórios estatísticos, viabilizando pesquisas científicas e até mesmo estratégias de negócios.
	Nas pesquisas estatísticas, podem ser definidas a populações a serem pesquisadas e a amostragem é realizada nestas populações. Os resultados são exibidos em gráficos e tabelas que podem ser exportadas para outros aplicativos como o Word e o Excel. 
	Também pode ser emitido um relatório com os dados pessoais das pessoas selecionadas, como nome, telefone e e-mail, viabilizando a emissão de malas diretas e telemarketing.
Requisitos computacionais 
	O Vida é um software desenvolvido com alta tecnologia em desenvolvimento de sistemas. Tudo foi feito para que nossos clientes possam explorar o máximo do sistema utilizando uma configuração de hardware moderada. Os requisitos mínimos, recomendados, para operação do sistema são:
Pentium III 450 MHZ, 256 MB de RAM, HD 40 GB;
Monitor colorido de 15” (resolução de 1024 x 768);
Sistema operacional Windows (2000 ou XP);
Estrutura de redes locais (em caso de mais de uma estação de trabalho);
Câmera digital ou Scanner (opcional) – poderão ser utilizados para digitalizar fotos dos avaliados. A resolução recomendada para as fotos é de 1 megapixel.
Mais informações sobre avaliação física
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/020222_fit_avaliacao.htm. CyberDiet;
http://www.corpohumano.hpg.ig.com.br/abr2003/malha1.html. O Corpo Humano – Avaliação Física;
http://www.cardiol.br/. Sociedade Brasileira de Cardiologia;
http://www.americanheart.org/. American Heart Association;
http://www.acsm.org/. American College of Sports Medicine;
http://www.confef.org.br/. Conselho Federal de Educação Física.
Concluindo
	O Sistema Vida dá suporte para que o avaliador possa realizar todas as fases da avaliação física de forma prática, segura e objetiva. Ele conta com uma série de recursos que juntos o tornam uma ferramenta extremamente eficiente, contribuindo com a receita e até mesmo a retenção de alunos/pacientes. Tudo sem dispêndios desnecessários de tempo, recursos humanos e financeiros.
NÃO PERCA TEMPO!
Entre em contato com a equipe de vendas!
ao seu negócio!
Adquira o Vida nas seguintes empresas
Requisito Tecnologia
Telefone: (62) 3080 8561
E-mail: comercial@requisito.com.br
Site: www.requisito.com.br
Pacto Soluções Tecnológicas
Telefones: (62) 3251-5820 | (62) 3251-6408
E-mail: comercial@pactosolucoes.com.br
Site: www.pactosolucoes.com.br
COMPROVE !!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais