Buscar

AULA 04

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL III
HEMESON BAIERLE – 2013018003-1		
AULA 04.
CASO CONCRETO: Augusto comprou de Bernardo um apartamento no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) que, com o crédito venda de seu imóvel, também comprou um apartamento, pelo mesmo valor, de seu amigo Cardoso. Por ter ouvido falar em um título capaz de vincular todas as partes, Bernardo lhe procura para prestar as seguintes orientações:
1. É possível a emissão de uma letra de câmbio, a fim de vincular augusto ao pagamento e ainda assim dar garantia a Cardoso?
2. por nunca ter visto uma letra de câmbio, questiona acerca dos requisitos necessários para validade do título em tela.
QUESTÃO OBJETIVA:
Não é requisito essencial da letra de câmbio:
a) Época do pagamento;
b) Valor
c) Assinatura do emitente;
d) Cláusula à ordem
CASO 01.
Sim, Bernardo será o sacador, que emitirá uma ordem de pagamento a Augusto (sacado) de pagar ao Cardoso (tomador). 
São requisitos: Art. 1º A letra de câmbio é uma ordem de pagamento e deve conter requisitos, lançados, por extenso, no contexto:
 I. A denominação “letra de câmbio” ou a denominação equivalente na língua em que for emitida.
 II. A soma de dinheiro a pagar e a espécie de moeda.
 III. O nome da pessoa que deve pagá-la. Esta indicação pode ser inserida abaixo do contexto.
 IV. O nome da pessoa a quem deve ser paga. A letra pode ser ao portador e também pode ser emitida por ordem e conta de terceiro. O sacador pode designar-se como tomador.
 V. A assinatura do próprio punho do sacador ou do mandatário especial. A assinatura deve ser firmada abaixo do contexto.
Ementa
COMPRA E VENDA. COMERCIO VAREJISTA. ESTANDO O COMPRADOR, SEM OPOSICAO DO VENDEDOR, NA POSSE DA COISA E DA NOTA FISCAL DE VENDA A VISTA, PRESUME-SE PAGO O PRECO. DUPLICATA DE PRESTACAO DE SERVICOS. INEXISTENCIA DE DOCUMENTO QUE COMPROVE A EFETIVA PRESTACAO DOS SERVICOS E O VINCULO CONTRATUAL QUE A AUTORIZOU, CONFORME O ARTIGO 20 PARÁGRAFO 3 DA LEI 5474/68. AÇÃO CAUTELAR DE SUSTACAO DE PROTESTO E DE ANULACAO DE DUPLICATAS PROCEDENTES.
(Apelação Cível Nº 188014534, Primeira Câmara Cível, Tribunal de Alçada do RS, Relator: José Maria Rosa Tesheiner, Julgado em 19/04/1988)

Continue navegando