Buscar

AULA 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL III
HEMERSON BAIERLE – 20130180003-1		
AULA 05.
CASO CONCRETO: Augusto emite uma letra de câmbio em face de Bernardo e a favor de Cardoso, que a endossa em preto para Danilo, o qual também endossa em preto para Eduardo que, porém, endossa em branco para Fernando. Este repassa o título por tradição a Gustavo, e assim vai por Hernani, Ivo, João e Karine. A esta foi exigida por Luiz, no momento da transferência, que fosse realizada por endosso, o que foi feito, porém, em preto. Indaga-se:
1. Determine a legalidade da cadeia de transferência do título e quais são os obrigados pelo pagamento.
2. Especifique o principal efeito do endosso realizado por Karine.
QUESTÃO OBJETIVA: Quanto à nota promissória já protestada por falta de pagamento:
A) O endosso não transfere a propriedade do título
B) O endosso não impede que o devedor oponha ao endossatário as exceções pessoais que tinha contra o endossante.(art 20 da LUG)
C) O endosso não produz efeitos jurídicos
D) O endosso é nulo
CASO 01.
Não há impedimento algum para que o titulo nominal passe a ser ao portador e, posteriormente, volte a ser nominal, mediante a cadeia de endosso nas modalidades em preto ou em branco.
Os obrigados serão: Augusto (sacador), Bernardo (caso aceite), Cardoso (tomador endossante), Danilo (endossante), Eduardo (endossante) e Karine (endossante)
O principal efeito do endosso e preto é tornar o endossante coobrigado juntamente com ao emitente do título. Vale ressaltar que a lei permite a inserção de cláusula “sem garantia”, que exime o endossante desta responsabilidade.
Além disso, o endosso em preto de Karine faz com que o título fique nomeinal e, caso o portador queira transferi-lo, obrigatoriamente deverá fazê-lo por endosso, em preto ou em branco.
TJ-RS - Embargos Infringentes EI 186040861 RS (TJ-RS)
Data de publicação: 14/04/1988
Ementa: LETRA DE CAMBIO: ENDOSSO - CARACTERIZACAO: O ENDOSSOPLENO, QUE TRANSMITE A PROPRIEDADE DO TITULO, PRESCINDE DE EXPLICITACAO; PARA QUE SE CARACTERIZE O "ENDOSSO-MANDATO" OU O "ENDOSSO-CAUCAO", INDISPENSAVEL QUE, NO ENDOSSO, SEJAM APOSTAS EXPRESSOES QUE, EXPLICITAMENTE, INDIQUEM AQUELAS ESPECIES DEENDOSSO; SE NENHUMA EXPLICITACAO HOUVER, HAVERA ENDOSSOTRANSMISSIVEL OU PLENO. APLICACAO DOS ARTS. 13, 18 E 19, DA LEI UNIFORME DE GENÉBRA PARA LETRAS DE CAMBIO E NOTAS PROMISSORIAS (DECRETO FEDERAL N. 57663 , DE 24.01.1966). ANULATORIA - LITISCONSORCIO PASSIVO NECESSARIO: NA AÇÃO ANULATORIA DE TITULO, COM ENDOSSO PLENO, O POLO PASSIVO DEVE SER OCUPADO, NAO SO PELO CREDOR ENDOSSATARIO, MAS TAMBEM, E OBRIGATORIAMENTE, PELO CREDOR EMITENTE ENDOSSANTE E ORIGINARIO, EM LITISCONSORCIO COERCITIVO, - HAVENDO NU- LIDADE PROCESSUAL SE SOMENTE UM FOR CHAMADO A OCUPAR A PASSIVIDADE DO PROCESSO, CABENDO AO JUIZ, DE OFICIO, - SE FALTAR UM DOS LITISCONSOR- TES NECESSARIOS NA RELACAO PROCESSUAL -, ANULA-LA DESDE O MOMENTO EM QUE O LITISCONSORTE DEVERIA TER SIDO CITADO E ORDENAR O SEU CHAMAMENTO. APLICACAO DO ART. 47 E SEGUINTES, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL . (Embargos Infringentes Nº 186040861, Primeiro Grupo de Câmaras Cíveis, Tribunal de Alçada do RS, Relator: Waldemar Luiz de Freitas Filho, Julgado em 14/04/1988)
Encontrado em: - ÚNICO. 1. CAMBIAL. - ENDOSSO PLENO. ENDOSSOMANDATO. CARACTERIZACAO. - AÇÃO ANULATORIA. EMITENTE

Outros materiais