Buscar

CCJ0011-WL-C-AMMA-09-Atuação do Estado no Domínio Econômico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO AMINISTRATIVO II
SEMANA 9 
Intervenção do Estado no Domínio Econômico.
 
 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 9
EMENTA DA AULA: – Intervenção do Estado no Domínio Econômico
 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 9
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 9
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 9
Caso Concreto
(OAB-CESPE) Prefeito de certa municipalidade deseja saber se possui competência para, em sua esfera, legislar sobre o Domínio Econômico. Desta forma, o Prefeito espera de você, assessor jurídico, que elabore um parecer sobre o assunto para que possa ou não encaminhar projeto de lei sobre esta matéria para a Câmara Municipal. Elabore o parecer sem se preocupar com as formalidades.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 9
Questão Objetiva
(OAB-CESPE) - Acerca da intervenção do Estado no domínio econômico e dos princípios constitucionais da ordem econômica, assinale a opção correta.
(A) Constitui princípio geral da atividade econômica o tratamento privilegiado para as empresas de pequeno porte constituídas sob as leis brasileiras, que tenham sua administração em outro país, desde que a sede seja no Brasil.
(B) O ordenamento jurídico nacional consagra uma economia descentralizada, de mercado, sujeita à atuação excepcional do Estado apenas em caráter normativo e regulador.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 9
Questão Objetiva – Cont.
(C) A contribuição de intervenção no domínio econômico tem por fundamento o exercício, pelo Estado, de sua competência para regular a ordem econômica, razão pela qual não possui natureza jurídica tributária.
(D) É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nas hipóteses exigidas pela lei.
(E) O Estado não pode intervir no domínio econômico para exercer função de fiscalização e planejamento no setor privado, sob pena de afronta ao modelo capitalista de produção, fundado no princípio da livre iniciativa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais