Buscar

AV3-TC

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0549_AV3_201101576669 » TEORIA DA CONTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV3
	Aluno: 201101576669 - PATRÍCIA DUARTE OLIVEIRA FRANCO
	Professor:
	ARIEVALDO ALVES DE LIMA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,0 de 10,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 18/09/2013 11:01:08
	
	 1a Questão (Cód.: 58701)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O surgimento da(o) ................................., no ano de 1964, têm uma importância decisiva no controle das emissões e aberturas de sociedades de capital aberto no Brasil.
		
	
	SEC Security Exchange Commission
	
	CPC Comitê de Pronunciamentos Contábeis
	 
	AICPA American Institute of Certified Public Accountants
	
	FASB Financial Accounting Standard Boord
	 
	CVM Comissão de Valores Mobiliários
	
	
	 2a Questão (Cód.: 59154)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere ao Princípio de Consistência ou Uniformidade, podemos considerar como correto?
		
	 
	Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente.
	
	Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, não deve a empresa adotar uma delas de forma consistente.
	
	Todas as respostas acima estão corretas.
	
	Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma, pelo menos, durante dois anos.
	
	Os Auditores Contábeis Independentes nunca levam em consideração os aspectos referentes a esse Princípio.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 203550)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O objeto da contabilidade é o patrimônio da entidade e o seu campo de aplicação são as entidades econômico- -administrativas, assim chamadas aquelas que, para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratica atos de natureza econômica necessários a seus fins. Esse é o enunciado de
		
	
	Entidade lucrativa.
	
	Empresa.
	
	Companhia.
	 
	Sociedade empresária.
	 
	Azienda.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 203549)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo a Teoria Materialista, as contas do Patrimônio Líquido e de suas variações (despesa e receita) e as que representam bens, direitos e obrigações são chamadas, respectivamente, de contas:
		
	 
	dos agentes e dos proprietários.
	
	integrais e diferenciais.
	
	dos proprietários e dos agentes.
	
	dos proprietários e diferenciais.
	 
	diferenciais e integrais.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 203569)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na mensuração dos ativos a custo corrente os ativos
		
	
	são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor atualizado dos recursos entregues para adquiri-los na data da alienação.
	 
	são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço.
	 
	são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para adquiri-los na data da aquisição.
	
	são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa, que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações.
	
	monetários são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalente de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordinária.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 203568)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos, caracteriza:
		
	 
	receita
	
	ativo
	
	despesa
	
	reserve de capital
	
	lucro
	
	
	 7a Questão (Cód.: 203563)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A finalidade mais importante da contabilidade é
		
	
	gerar informações para fornecedores concederem crédito.
	
	facilitar ao governo fiscalizar a entidade.
	
	informar ao público externo a situação da entidade
	 
	auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
	
	permitir aos bancos identificar os bons e maus pagadores.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 203561)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há uma forte tendência de os autores destacarem a existência de dois grandes grupos de sistemas contábeis: o modelo anglo-saxão e o modelo continental, que têm como características predominantes, dentre outras, as seguintes: I - existência de profissão contábil forte e atuante; II - demonstrações financeiras que buscam atender credores e governo, preferencialmente; III - demonstrações financeiras que buscam atender os investidores, preferencialmente; IV - forte importância de Bancos como fontes de captação de recursos, em substituição ao mercado de capitais. São características predominantes do modelo anglo-saxão APENAS a
		
	 
	I e a III.
	
	I e a II.
	
	III e a IV.
	 
	I e a IV.
	
	II e a III.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 203552)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa Correção S.A. tem a prática de dar garantia de um ano de seus produtos a seus clientes. A média de reclamações é de 2%, mas a empresa constitui provisão de 5% para atender ao princípio da prudência. O procedimento realizado pela empresa é
		
	
	adequado, pois apresenta a posição mais conservadora que a empresa pode adotar, resultando na menor situação econômico financeira que a empresa pode obter.
	 
	permitido, desde que apresente uma posição econômico-financeira mais conservadora, com valores que conduzam a uma visão de valor inferior ao que efetivamente a empresa tenha.
	 
	inadequado, visto que reconhece uma provisão excessiva superavaliando o passivo e apresentando demonstrações contábeis não confiáveis, devido à falta de neutralidade.
	
	proibido, em decorrência de estar fundamentado na essência e não na forma, gerando uma subavaliação dos passivos.
	
	correto, visto que as estimativas e provisões são de responsabilidade do contabilista, que deve adotar o procedimento que melhor lhe resguarde, quando for questionado.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 203566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A observância dos princípios de contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade. Nesse sentido, é correto afirmar que o princípio da oportunidade
		
	
	reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
	
	pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio consideram essa circunstância.
	
	estabelece a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
	
	determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
	 
	refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

Continue navegando