Buscar

PROJETO gestao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA - Modalidade a Distância
Nome: JAMIRE MURIEL DA SILVA
Matrícula:	91213704			Polo: TAPEROÁ
Componente Curricular:  Educação Inclusiva 
Professora:  MARCIA PAIVA DE OLIVEIRA
Desafio 3
PROJETO: SEMANA CULTURAL: APRESENTANDO POTENCIALIDADES
OBJETIVO GERAL:
Mostrar potencialidades apresentadas por professores e alunos trabalhadas durante o período letivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Para a direção e coordenação pedagógica - promover a aproximação da sociedade em geral e principalmente da família para o convívio escolar.
Para o professor – proporcionar e apresentar conhecimentos e aprendizagens adquiridas de uma forma mais dinâmica e prática.
Para o aluno – aprender tendo novas metodologias e construindo seu próprio conhecimento através da prática.
Para os pais – acompanhar a aprendizagem.
CONTEÚDOS DE GESTÃO ESCOLAR
Administrativo – levantamento de indicadores de aprendizagem efetiva através de entrevistas com alunos para visualizar setores que necessitam de uma maior atenção.
Relações interpessoais – criação de momentos de interação entre professores, alunos, gestores e sociedade para troca de conhecimentos através de debates.
Comunidade – interação com a sociedade para colher dados relevantes para alavancar ainda mais a participação da família na educação do seu filho.
TEMPO
O projeto será desenvolvido durante um bimestre. Assim durante esse período a direção estará em constante conversa com os professores e na culminância aplicará questionários e entrevistas.
MATERIAL NECESSÁRIO
Folhas de papel com questionário para todos os alunos,
Fichas para os professores anotarem o desenvolvimento de cada estudante,
Planilha para acompanhamento dos projetos de cada professor;
fichas para identificação de cada projeto;
Panos e cartazes para a decoração da escola. A organização de cada sala será de responsabilidade de cada professor juntamente com os alunos.
Fichário para guardar e arquivar.
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa: Envolvimento da equipe
Reunião com toda a equipe (gestora e docente) para definir projetos bem como cada sala que o professor vai trabalhar. Também nessa mesma reunião a direção definirá metas a serem alcançadas, e também tomará nota do nome de cada projeto dos professores.
2ª etapa: fichas de avaliação de aprendizagem para os alunos
A escola em conjunto professores direção e equipe pedagógica cria um questionário e um modelo de entrevista para se aplicada aos alunos onde possam possibilitar visualizar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante todo o projeto. Essa ficha deve ser aplicada a todos os alunos que participarem do projeto.
3ª etapa: Sensibilização dos estudantes
Passe pelas salas de aula para esclarecer aos estudantes a finalidade da SEMANA PEDAGÓGICA. Diga a todos que eles são importantes para desenvolver esse projeto e a participação deles é fundamental. Deixe claro que a participação deles proporcionará conhecimentos de forma dinâmica e também fornecerá indicadores que ajudarão melhorar o planejamento dos professores e da escola - o que vai ajudá-los a aprender mais e melhor.
4ª etapa: coleta dos dados
Aplicar a entrevista com os alunos na culminância de todos os projetos desenvolvidos por cada professor que serão todos no mesmo dia. Pedir atenção aos alunos ao responderem para que eles possam demonstrar clareza nas respostas bem como conhecimento no que está relatando.
5ª etapa: Organização dos dados coletados
A direção fará um levantamento dos dados apresentados na entrevista tentando levantar pontos ainda ineficientes e que precisem de melhorias.
6ª etapa: apresentação dos dados para toda equipe pedagógica e professores
Em reunião com equipe pedagógica, direção e professores serão apresentados os dados coletados na entrevista. Depois, é preciso cruzá-los com as possíveis variáveis, que estarão na ficha do diretor, para colocar em discussão a real situação da escola e de cada aluno. O ideal é buscar soluções conjuntas para casos de estudantes com resultados abaixo do esperado, com o planejamento de atividades para que as aulas se tornem mais eficazes.
AVALIAÇÃO
Discuta com a equipe as possibilidades de fazer mudanças significativas para melhorar as condições de ensino em decorrência dos dados recolhidos. Também faça com que cada professor reflita se cumpriu com seu papel de transformador da realidade e promotor de um ensino de qualidade. Faça-o refletir se sua metodologia foi adequada ou se faz necessárias mudanças para alcançar melhores resultados.

Outros materiais