Buscar

ad2 questões étnicas e de gênero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
UERJ /CEDERJ
Avaliação a Distância 2015/2
AD2 - Questões Étnicas e de Gênero
Coordenadora de disciplina: Prof. Maria Alice Rezende Gonçalves
Tutores à distância: Profs. Marcelo Gomes e Raphael Neves Martins
Nome: 
Pólo: 
1 – Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), qual são as classificações possíveis de cor nos censos atuais / último censo (2 pontos): 
a - ( ) branco, preto, pardo e amarelo. 
b - ( ) branco, negro, moreno, indígena e amarelo. 
c - ( ) branco, preto, mestiço e caboclo. 
d - (X) branco, preto, pardo, amarelo e indígena 
e - ( ) branco, negro, pardo, moreno e indígena 
2 – O Candomblé e a Umbanda são religiões afro-brasileiras categorizadas pelo censo, portanto, presentes na população brasileira. Ao categorizar essas diferenças, o censo permite uma comparação entre elas. Caracterize as duas religiões levando em consideração seus desdobramentos, linhas e fundamentos diferenciados. (3 pontos) 
O Candomblé é uma religião Afro-brasileira que teve origem com a escravidão do negro no Brasil que trouxe de sua terra sua religião, e essa cultura africana se misturou. com a cultura que já existia no Brasil e teve seu início no século XlX com os escravos africanos Nesta crença se crê em um Deus que recebe o nome de Olorum. Também se cultua os Orixás que são espíritos de alto grau de conhecimento, associados às forças naturais e mentores de falanges de outras entidades de luz que auxiliam as pessoas em sua jornada terrena. 
Orixás não são deuses, são entidades, espíritos. A Umbanda é uma religião, onde Deus é chamado de Olorum ou Zambi ou somente Deus. Creem também nos Orixás. Na Umbanda diversos conhecimentos espiritualistas foram aglutinados e solidificados em uma única
crença, nela encontra-se a presença de conceitos Cristãos e Espíritas, da cultura indígena, sertaneja e de comunidades caiçaras e ribeirinhas. 
Acima de tudo a Umbanda não possui dogmas travados de modo que cada casa tem seu culto específico, onde todos tem uma base comum, mas sempre em diferentes cultos. As reuniões visam oração, recebimentos de passes que seriam energizações magnéticas pelas mãos de um médium através dos espíritos e através dos ensinamentos e conselhos das entidades espirituais.
Creem em Jesus Cristo e até leem os evangelhos. A Umbanda é uma religião brasileira, apesar da influência dos cultos africanos não tem similar nem mesmo na África. Seus guias incorporam caboclos, pretos velhos, crianças, baianos, boiadeiros, Exus e outros, mas também redimensiona a natureza e introduz espíritos pertencentes ao domínio das civilizações. Está fundamentada em princípios característicos ao sincretismo afro, se intitulam católicos espírita e se expressam por meio de uma multiplicidade de vertentes e influências totalmente heterogêneas. É uma religião híbrida marcada por uma variedade de influências.
3 - “A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da idéia que os administradores e cientistas europeus tinham da “tradição”. As sociedades “tribais” (ou “primitivas”) seriam, para eles, “sociedades tradicionais” — não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. A visão de mundo dos europeus não permitia admitir que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura.” (texto adaptado de Fábio B. de Figueiredo. In: História da África. Brasília: MEC) 
O texto aponta a construção do olhar europeu sobre o continente africano, no período colonial. A partir dos debates atuais sobre as relações étnicas no Brasil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre o texto. (2 pontos) 
(V) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira. 
(V) Os conflitos raciais resultam de estereótipos sociais, e não de fatos científicos. 
(V) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram 
4- Quais os tipos de ações afirmativas implementadas no Brasil e que tipo de desigualdades históricas elas objetivam “corrigir”? (3 pontos)
As Ações afirmativas tem por objetivo eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros. Hoje no Brasil além de bolsas de estudos para indígenas, existem também os programas de cotas que reservam uma porcentagem das vagas em vestibulares e concursos públicos para negros e deficientes. As primeiras ações afirmativas colocadas em pratica no Brasil, previam 20% das vagas nas indústrias para homens e mulheres negros.

Outros materiais