Buscar

questoes-historia-do-direito-respostas-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões Preparatórias para Pesquisa antes da Prova
Disciplina: História do Direito
Qual a relação entre a Política e o Direito na Grécia Antiga?
A Política é a maior das artes, pois voltada para o maior dos bens: o bem comum da pólis. Nela se insere a Ética que tem por fim o bem individual: felicidade (eudaimonia). Como parte da Ética e da Política está o Direito (Dikaion) a arte de dar a cada um o que lhe cabe na pólis.
Apresente o significado de demos, assembleia, areópago.
Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. Os demos já existiam, como meras subdivisões de terra nas áreas rurais, desde o século VI a.C., e mesmo antes, porém só adquiriram um significado mais importante depois das reformas de Clístenes, em 508 a.C.. Nestes reformas, o alistamento nas listas de cidadãos de cada demo passou a ser obrigatória para a obtenção da cidadania, que até então era obtida através da associação com uma fratria ou grupo familiar. Ao mesmo tempo, os demos foram criados na própria cidade de Atenas, onde não existiam anteriormente. No total, ao fim das reformas de Clístenes, a Ática estava dividida em 139 demos. A transformação dos demos em unidades fundamentais do Estado enfraqueceu os genoi, grupos familiares aristocráticos que até então dominavam as fratrias.
A assembleia criada por iniciativa de Sólon era constituída por 400 membros (o Conselho dos Quatrocentos), escolhidos anualmente por sorteio entre os homens livres com mais de 30 anos de idade, denominados bulentas. Mais tarde, Clístenes aumentou a assembleia para 500 membros, democratizando-a e atribuindo-lhe um carácter executivo. Com estas reformas, Clístenes converteu a boulé de Atenas na base do seu famoso sistema político. A partir de então, esta assembleia, cujos membros recebiam um pagamento de 5 óbolos, assumiu as funções de verdadeiro órgão de governo da democracia, exercendo funções deliberativas, administrativas e judiciais.Para facilitar a ordem dos trabalhos, a boulé era dividida em 10 comissões, chamadas pritanias, cada uma delas composta por 50 membros.
O areópago constituía-se de um conselho de membros da aristocracia ateniense, cujas atribuições, enquanto instância dos diferentes tipos de governo pelos quais Atenas passou, sofreram alterações ao longo do tempo. Entre seus membros, invariavelmente, eram escolhidos alguns que receberiam o título de arconte (uma espécie de "rei" ou "governante"), cada um responsável por um aspecto diferente do governo de Atenas.
O nome "areópago" é a adaptação de areopagus (ou Areios Pagos, de "Ἄρειος πάγος"), que significa algo como "Colina de Ares", em referência ao deus da guerra grego. Tal referência se deve ao fato de os membros do Areópagos, por serem aristocratas, cumprirem em geral a função de guerreiros de elite em tempos bélicos, responsáveis pela proteção da cidade.No período democrático, o areópago cumpria a função de um tribunal constituído por arcontes que, era responsável pelos julgamentos dos crimes de homicídio premeditado, envenenamento e incêndio, entre outros.
Divisão histórica do Direito Romano
	
	Direito Arcaico
	Período Clássico
	Pós-clássico
	Período
	753ac. – 130 ac.
	130ac. – 230-dc.
	230.dc. – 565 dc.
	Perfil dominante do Processo Civil
	Legis Actiones
	Processo Formulário
	Cognitio extra ordinem
	Formas de resolver controvérsias
	Julgamento em duas fases (in iure e in iudicium)
	Julgamento em duas fases com base na fórmula
	Julgamentoem uma única fase
	Traços essenciais
	Vide Slides
	Vide Slides
	Vide Slides
	
4. Regimes constitucionais
	
	Realeza
	República
	Império e Dominato
	Período
	Ver Slides
	Ver Slides
	Ver Slides
	Características
	Ver Slides
	Ver Slides
	Ver Slides
5. O poder político do período arcaico à idade clássica
	
	Comícios
	Senado
	Pontífices
	Magistraturas
	Composição
	Centurias, Curias e Tribos
	300 (1.000 no Império)
	5
	Plural ( mais de um magistrado)
	Duração do Cargo
	_____
	Vitalícia
	Vitalícia
	Em regra anual
	Funções
	Votação das Leis e Plebiscitos
	Fiscalização e controle das atividades da magistratura e dos comícios
	Religiosa e Aconselhamento 
	Definidas por competência
6. O processo formular: (esquematizar)
	1. Fase: in iure
	2. Fase: “apud iudicem”, ou “in iudicium”
	Se desenrolavaperante omagistrado.
Decisão sobre a concessão ou não da actio.
	Se processava diante do iudex, que era um particular escolhido pelos litigantes.
Produção das provas e a sentença era proferida.
7. Qual a diferença entre contratos e pactos para o Direito Romano? Os contratos são formais e geram obrigações jurídicas aos contratantes. Os pactos são informais e, inicialmente, não geravam obrigações jurídicas, mas apenas morais. Com o passar do tempo a boa-fé e o sinalagma(equilíbrio contratual) passaram a gerar obrigações jurídicas decorrentes de pactos.
8. Explique como o cristianismo influenciou o Direito em Roma no período pós-clássico.
O cristianismo inseriu uma nova visão sobre justiça e, consequentemente, uma nova compreensão do Direito em Roma. A Justiça não é mais a divisão dos bens externos, o dar a cada um o que lhe cabe, de forma materialista, patrimonialista. A Justiça cristã está voltada para a boa conduta dos cidadãos. O Direito, portanto, é um instrumento para determinar os deveres (boas condutas) dos cristãos. A Lei Temporal da Cidade dos Homens deve se basear na Lei Eterna da Cidade de Deus. Assim, o Imperador e seus funcionários deverão buscar a autoridade interpretativa dos padres cristãos para o conhecimento das Escrituras Sagradas (Bíblia) a fim de determinas as leis e constituições imperiais.

Outros materiais