Buscar

CCJ0010-WL-C-AMMA-09-Contratos Administrativos – Parte I.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA+
DIREITO ADMINISTRATIVO
Prof. JOSÉ MADEIRA
Aula 9: LICITAÇÃO – PARTE II
DIREITO ADMINISTRATIVO
Aula 9: LICITAÇÃO – PARTE I
DIREITO ADMINISTRATIVO
Aula 9: LICITAÇÃO – PARTE I
CASO CONCRETO
(OAB / FGV) - O presidente de uma sociedade de economia mista estadual prestadora de serviço público, preocupado com o significativo aumento de demandas judiciais trabalhistas ajuizadas em face da entidade (duas mil), todas envolvendo idêntica tese jurídica e com argumentação de defesa já elaborada, decide contratar, por inexigibilidade de licitação, renomado escritório de advocacia para realizar o patrocínio judicial das causas. 
Nesse cenário, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Aula 9: LICITAÇÃO – PARTE I
CASO CONCRETO
a) Na qualidade de assessor jurídico da presidência da estatal, analise a viabilidade jurídica da contratação direta.    
b) Nas hipóteses de contratação direta, em sendo comprovado superfaturamento durante a execução contratual, é juridicamente possível responsabilizar solidariamente o agente público e o prestador do serviço pelo dano causado ao erário?
 
DIREITO ADMINISTRATIVO
Aula 9: LICITAÇÃO – PARTE I
QUESTÃO OBJETIVA
(OAB/Exame Unificado - 2011.3) Sendo o contrato adminis­trativo nulo, é correto afirmar que
(A) seu reconhecimento não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado de boa-fé, por tudo o que este houver executado e por outros prejuízos comprovados.
(B) a declaração de nulidade não opera retroativamente, obrigando o contratado a indenizar a Administração pêlos danos por esta sofridos.
(c) a declaração não opera retroativamente, respei­tando o direito adquirido ao término do contrato, caso tenha o contratado iniciado sua execução.
(D) que essa nulidade só produzirá efeitos se o con­trato for de valor superior a 100 (cem) salários mínimos, caso o contratado tenha iniciado a sua execução.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais