Buscar

LISTAN DE MECÂNICA I-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ
PROF: LIBERALINO S MENESES
ALUNO: DATA: 
PERÍODO 2015-2 
LISTA DE MECÂNICA
VALOR: 0 A 10 (COMPONENTE DE AVALIAÇÃO PARA A PRIMEIRA NOTRA DO SEMESTRE)
01. Um automóvel em uma estrada, desenvolvendo 120Km/h, está ultrapassando um caminhão quando surge, em sentido contrário, um outro automóvel a 100Km/h. Os dois motoristas pisam simultaneamente nos freios, retardando ambos os carros com uma aceleração de módulo iguala 50m/s2. Qual deve ser a mínima distância entre os carros, no início da freada, para que não haja colisão entre eles?
02. O deslocamento de um ponto que se move ao longo do eixo x é dado por x(t)=v0t+at2, onde v0 e a são constantes. Mostre que durante qualquer intervalo de tempo Δt de duração finita, partindo no instante t, a velocidade média x é dada por x = v0 + at + a Δt. Mostre deste resultado que a velocidade instantânea em qualquer instante é dada por vx = v0 + at. Sugestão: o deslocamento Δx que ocorre durante o intervalo de tempo Δt é x(t+ Δt)-x(t).
03. A seguinte figura mostra o deslocamento x como função do tempo para uma partícula que se move ao longo do eixo x. Desenhe diagramas esquemáticos mostrando a velocidade instantânea vx e a aceleração instantânea ax como função do tempo.
04. a aceleração de uma partícula que se move ao longo do eixo x é dada como uma função do tempo por x(t) = 36t -24t3, quando ax é dada em m/s2 e t em segundos. (a) quais são as dimensões das constantes numéricas nesta equação? . Supondo que a partícula parta do repouso na origem, ache (b) a velocidade instantânea e (c) o deslocamento instantâneo como função do tempo. (d) qual é o valor máximo do deslocamento para t>0? (e) qual é o valor máximo da velocidade para t>0? (f) qual a velocidade média durante o intervalo de 1s<t<2s? (g) qual é a aceleração média durante este mesmo intervalo de tempo?
05. Um motorista passa por um inspetor de trânsito que resolve segui-lo com sua motocicleta, pois a velocidade máxima naquele local era de 60km/h e o carro estava desenvolvendo 72km/h. O inspetor, partindo do repouso, inicia a perseguição 10s após a passagem do carro, desenvolvendo uma aceleração constante. Sabendo-se que ele alcança o motorista a 3,0Km de onde partiu, determine a velocidade do inspetor nesse instante.

Outros materiais