Buscar

RESENHA DO LIVRO "O QUE É ENFERMAGEM?"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE SETE DE SETEMBRO – FASETE
Credenciada pela Portaria/MEC nº 206/2002 – D.O.U. 29/01/2002
ORGANIZAÇÃO SETE DE SETEMBRO DE CULTURA E ENSINO LTDA
CNPJ: 03.866.544/0001-29e Inscrição Municipal nº 005.312-3
PRIMEIRO PERIODO DO CURSO DE ENFERMAGEM – 2014.1 Vespertino (x) Noturno ()
Resenha da disciplina de História e Teorias da enfermagem Prof. Esp. Renata Fernandes
LIMA, Maria José. O que é enfermagem. Coleção Primeiros Passos. Brasiliense: São Paulo, 1995.
RESENHA CRÍTICA 
 Por: Ingridy Araújo de Moura
No livro O que é Enfermagem, de Maria José, são feitas reflexões envolvendo opiniões diferentes a respeito da enfermagem, para que o leitor tenha uma visão geral do que realmente é a enfermagem. Essa obra nos transmite novas visões da profissão a qual a autora define como “a arte e ciência de cuidar de pessoas que convivem entre si”, tendo como princípio ético manter ou restaurar a dignidade do corpo dentro do limite definido (alcançado). Ressalta o dinamismo da profissão, para que se tome o conhecimento de problemas, novos temas e ações, fazendo com que cada leitor desacomode-se, deixando de ser neutro. Abrange desde a origem da palavra enfermagem até as práticas, técnicas, requisitos, desenvolvimento, fundamentos e aspectos humanísticos da profissão, para que haja um bom desenvolvimento com os pacientes e com a profissão.
Percebe-se que a autora deixa bem claro cada situação a qual o profissional de enfermagem pode passar, precisando ele ter e exercer sua força (seja ela física, mental ou espiritual) para conseguir suportar e lhe dar com as tensões biofísicas e psicossociais dos pacientes, sendo ele capaz de desenvolver todas as possibilidades do próprio corpo e enfim saber se portar como um bom profissional. Nesse contexto vemos a grande importância dessa obra, que amplifica a forma de pensarmos, e acaba fazendo uma expansão no modo de cada pessoa ver a realidade dessa profissão.
São ressaltadas as ações principais que a enfermagem exerce - ações de grande importância desde as mais simples as mais complexas – abordando a proteção, promoção, prevenção, reabilitação, ações curativas, ações de ensino, ações de investigação epidemiológica, todas relacionadas ao cuidado do corpo em prol da saúde. Sabemos que a prevenção de doenças e a promoção da saúde são princípios que mais deveriam ser conhecidos e praticados por todos, para que houvesse intervenções que permitiriam um melhor cuidado a população, pois se houver uma observação para prevenção, antes de tudo, não iriam existir casos tão graves de doenças.
A enfermagem é uma profissão de grande dinamismo como dito no início, e ela abrange varia áreas tendo grande expansão até mesmo nas demandas de trabalho, com diversos campos para exercê-la, por exemplo: empresas hospitalares, escolares, a domicílio, na área de pesquisa auditoria, ou até mesmo no campo da informática. Isso é ótimo, pois dependendo das especializações o profissional pode atuar na sua área de preferência.
Além de varias abordagens em relação à profissão Maria José faz um alerta com relação ao comportamento e a responsabilidade ética profissional de acordo com leis, as quais são importantes, garantindo uma segurança e garantia de trabalho para o profissional de enfermagem.
É ressaltada a importância do aspecto humanístico da profissão sem que haja comprometimento do desenvolvimento do trabalho em relação a emoções pessoais para que o profissional saiba conciliar para que isso não venha intervir no seu trabalho, sabendo ele lhe dar e controlar a situação.
Ao decorrer da obra percebe-se que a autora teve um grande objetivo para com os que desfrutarem do conhecimento que compõe este livro, ela foi bem centrada no dia a dia da atuação profissional, e suas políticas, com isso é perceptível que o que ela mais deseja é que trabalhemos fazendo o melhor possível tendo o melhor resultado ao cuidar.

Outros materiais