Buscar

EXERCICIO 2015-2 semilogia 1

Prévia do material em texto

FACULDADE METROPOLITANA DA AMAZÔNIA 
(0,5) O levantamento de dados de enfermagem de um paciente inclui a observação, a entrevista e a coletada de dados empíricos. É necessário que os enfermeiros, além de dominarem as técnicas propedêuticas de inspeção, palpação, percussão e ausculta, tenham uma profunda compreensão da fisiologia normal e de patologia clínica, o que lhes permitirá extrapolar e analisar criticamente os dados coletados e oferecer cuidados e intervenções adequados à evolução positiva da saúde do paciente (BARROS, 2010). De acordo o texto acima, análise as situações nas alternativas e escolha a que melhor caracteriza uma coleta de dados de enfermagem.
Durante a coleta de informações quanto aos hábitos como uso de drogas ilícitas o enfermeiro deve identificar os usuários de drogas e comunique as autoridades policiais.
A conduta do enfermeiro deve ser extremamente profissional abrange apenas informações da anamnese de enfermagem.
Os dois principais objetivos da anamnese de enfermagem são: Estabelecer uma entrevista compreensiva e conduzir melhor o exame-físico.
O enfermeiro durante a anamnese deve atentar para os tipos de perguntas realizar, priorizando perguntas do tipo abertas e indutivas. 
Os Instrumentos básicos de Enfermagem são considerados fundamentais para o desenvolvimento das funções do enfermeiro. Portanto, convêm esclarecer estes termos, instrumentos são empregados para se alcançar um objetivo ou conseguir um resultado. Básicos, para a Enfermagem é um conjunto de conhecimentos e habilidades para o exercício das atividades profissionais (RIBEIRO, 2005). A partir desta temática, análise as situações nas alternativas e escolha a que melhor identifica a utilização dos instrumentos básicos de Enfermagem. 
O planejamento do uso de materiais antes de qualquer procedimento, o enfermeiro utiliza a destreza manual.
A presença do enfermeiro em setores estratégicos em serviços de saúde tais como almoxarifado e compras, é fundamental, pois o enfermeiro utiliza o instrumento básico de enfermagem do trabalho em equipe.
As diversas formas de registro da evolução do paciente, e entre todos os membros da equipe de saúde e de enfermagem, o enfermeiro utiliza essencialmente a comunicação. 
Quando o enfermeiro realizar um procedimento invasivo de qualquer natureza, utiliza a criatividade. 
(0,5) A Teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB’s), formulada por Wanda Horta, uma paraense que foi a brasileira a formular uma teoria de enfermagem, influenciou várias gerações de enfermeiras brasileiras e, possivelmente, ainda é a mais presente no ensino e na prática de Enfermagem no Brasil (OLIVEIRA, 2012). As NHB’s são campo de atuação e metodologia científica que fundamentam a prática da Enfermagem, portanto, identifique nas alternativas seguir a melhor define uma NHB. 
Para manter o funcionamento efetivo, o organismo precisa livrar-se de substancias indesejadas, que são acontecem apenas através do trato urinário, trato gastrointestinal e pele .
A oxigenação compreende atividades básicas de relacionadas com a ventilação, difusão de gases e transporte de oxigênio através dos capilares. 
A alimentação e hidratação interferem diretamente no desenvolvimento e crescimento do individuo e na capacidade de trabalho físico e intelectual, exigindo do enfermeiro intervenções invasivas para reestabelecimento destas NHB’s.
Os problemas de eliminação intestinal e urinária podem ser inicialmente solucionados pela enfermagem quando se utilizam técnicas como sondagem, clister glicerinado e fleet enema. 
(1,0) O enfermeiro precisa dominar as técnicas ou métodos propedêuticos para o desenvolvimento apropriado e evocação dos achados clínicos importantes para identificações de problemas de enfermagem (NETTINA, 2012). Analise as afirmativas a seguir e depois escolha a alternativa correta.
 A inspeção finaliza o exame físico todas as topografias do corpo.
A percussão é o único procedimento só pode ser realizado no abdome.
A palpação exige sempre a aplicação de duas técnicas, respectivamente, superficial e profunda.
A ausculta não pode ser realizada na avaliação torácica. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a III complementa II.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a III justifica a IV.
As asserções I e III são proposições verdadeiras, mas a III não justifica a IV.
As asserções IV e I são proposições falsas, mas a III pode ser verdadeira. 
 (0,5) Considerando as técnicas básicas para o exame físico, a técnica que se baseia nas vibrações originadas através de pequenos golpes realizados em determinada superfície do organismo é denominada: Parte superior do formulário
a) Percussão
b) Ausculta
c) Palpação
d) Inspeção
(1,0) A.L.M, 31 anos deu entrada no pronto atendimento do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência inconsciente, com reação pupilar a luz e mantém boa reação aos estímulos dolorosos. Foi transferido pela equipe do SAMU, após colisão de moto com a traseira de um carro de passeio. Segundo a equipe do SAMU o motoqueiro estava de capacete, porém apresenta lesão em fêmur esquerdo, com sangramento moderado que está controlado, porém a há destruição de derme, epiderme e exposição de fratura exposta. De acordo com a descrição do caso é possível classificar a lesão quanto ao grau:
Lesão grau I e II;
Lesão grau III;
Lesão grau III e IV;
Lesão grau IV;
(1,0) E.H.J, 10 anos, estudante, comparece na unidade de saúde em companhia da sua genitora que relata que criança tem varias feridas como secreção e coceira na cabeça. E que muitas crianças na escola estão como os mesmos problemas. Como você, como enfermeira (o), conduzirá o exame-físico neste caso clínico?
DE ACORDO COM O CASO CLÍNICO A SEGUIR RESPONDA AS QUESTÕES 9 E 10.
Você é enfermeira(o) responsável pelo clínica médica de um hospital geral. No início do seu plantão o filho de um idoso de 74 anos que faz tratamento de Alzheimer há 10 anos, internado para tratamento de uma pneumonia, relata que o pai não despertou e apenas geme. Você ao se aproximar do idoso avalia o grau de consciência do idoso que não respondeu a comandos verbais, táteis e responde apenas ao reflexo plantar. Em seguida você aplica a escala de coma de Glasgow (ECG) e identifica que não responde ao primeiro e ao segundo parâmetro da escala, porém durante o terceiro parâmetro você realiza o teste do leito ungueal e ele apenas retirou a mão do local do estímulo. 
(1,5pt) Portanto, na sua avaliação como enfermeiro em que nível de consciência o paciente se encontra, justifique sua resposta. 
(2,0pt) Explique os critérios da escala de coma de Glasgow utilizada e a pontuação alcançada pelo paciente.
(1,5 pt) Explique como o enfermeiro deve realizar os testes para avaliação da resposta ao estímulo doloroso. 
FOLHA DE ORIENTAÇÕES – 1ª AVALIAÇÃO REGIMENTAL – 2015-I
CADERNO DE QUESTÕES – 1ª AVALIAÇÃO REGIMENTAL – 2015/I 	Página 3

Continue navegando