Buscar

Tipos de Plantas: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

As briófitas.
São plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem em lugares úmidos e sombrios.
Uma das características mais marcantes das briófitas é o fato de elas serem avasculares , ou seja, não apresentam vasos condutores de seiva . Os nutrientes são transportados de célula a célula por todo o vegetal. É por isso que não existem briófitas muito grandes.
As briófitas não tem raízes. Fixam-se no solo por meio de rizóides, que possuem funçao de absorção. As  estruturas das  briófitas são chamadas de rizoides, cauloides e filoides porque não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas, não possuem, vasos condutores de seiva.
Importância das briófitas:
decompõem as rochas sobre as quais se desenvolvem.
.. Absorvem, como verdadeiras esponjas, grandes quantidades de água das chuvas, mantendo a superfície do solo úmida.
etc
Ex :Musgos 
Os representantes desse grupo são os musgos, os vegetais mais conhecidos entre todas as briófitas. A planta conhecida por musgo é o gametófito organizado em rizóides, caule e folhas. Os maiores musgos chegam a atingir 20cm de comprimento.Os musgos sempre ocorrem em grupos, que cobrem o solo, rochas, muros etc. Muitas espécies resistem ao dessecamento temporário e outras ainda suportam longos períodos de seca.
Os musgos apresentam grande importância ecológica, uma vez que reduzem o processo erosivo, atuam como reservatórios de água e nutrientes, oferecem abrigo a microorganismos e são viveiros para outras plantas em processo de sucessão e regeneração.
As pteridófitas .
O grupo das pteridófitas compreende plantas que possuem vasos condutores de seiva sendo, por isso, consideradas traqueófitas.
Vivem em ambientes úmidos, possuem raiz e caule definido, podendo ser epífias (vivem sobre o tronco de árvores) ou aquáticas. Os principais exemplos de pteridófitas são as samambaias e as avencas. 
A estrutura principal de uma pteridófita é o esporófito, que possui várias pequenas estruturas relativamente circulares chamadas soros, responsáveis pelo processo de reprodução.Essas plantas são importantes, pois servem na ornamentação de ambientes, na fabricação de xaxins e no âmbito ecológico, pois são a base da cadeia alimentar de muitos seres vivos. 
O Esporófito é a planta mais desenvolvida e consta de raiz, caule e folha. Não forma flores, frutos e sementes.A raiz geralmente origina-se do caule.O Caule geralmente subterrâneo, crescendo paralelamente à superfície do solo, do tipo rizoina. As vezes, ereto, podendo ou não apresentar ramificações.As folhas  nascem do caule e podem ser simples ou compostas, muitas vezes penadas. Têm tamanho variado, podendo atingir grandes dimensões.
 Nas samambaias, normalmente os soros formam-se na página inferior da folha, eles tem função de de reprodução.
Gimnospermas :
As gimnospermas são plantas vasculares que possuem sementes nuas, ou seja, não possuem frutos. apresenta raiz, caule, folhas, estróbilos e sementes.
podem existir plantas que são femininas e masculinas ao mesmo tempo, chamadas de monóicas.
Na sua reprodução,os gametas se encontram por meio da polinização, principalmente proporcionada pelo vento, transportando o grão de pólen até o óvulo.
angiospermas: 
O grupo das angiospermas se caracteriza pela presença de frutos envolvendo as sementes. Esses frutos se originam de partes das flores das angiospermas, que são as flores propriamente ditas. As angiospermas foram o último grupo a se diferenciar, portanto são vasculares, fanerógamas, possuem frutos, raízes, caules e folhas, e também independem da água para a reprodução.
As flores, que são os órgãos reprodutivos das angiospermas, são o aspecto mais marcante para as distinguir de outras plantas que produzem sementes.A principal característica deste grupo é a presença do fruto e das flores. A flor contém os óvulos e podem estar agrupadas em inflorescências ou estar solitárias. As flores possuem estruturas para atrair polinizadores como lindas pétalas coloridas.
A principal função dos frutos nas angiospermas é a proteção da semente.

Outros materiais