Buscar

Os profissionais da saúde de formação tradicional no Norte de Minas Gerais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal do Tocantins 
 
Alunos: Felipe Ferreira
	Melquisedeque Santos da Silva
	Yúri Daniel Pereira Cangussu
Curso: Medicina
Matéria: Antropologia
 
 
Os profissionais da saúde de formação tradicional no Norte de Minas Gerais
Janeiro/2016
Introdução 
	No trabalho de campo efetuado no sertão de Minas Gerais no projeto Sistemas Tradicionais de Ação para a Saúde no Noroeste do Estado de Minas Gerais foi verificada a existência de vários atores informais na saúde popular. Estes profissionais da saúde formam um sistema articulado, onde cada um possui uma determinada área de atuação, bem como um meio de formação.
Protomédico 
	O protomédico é um profissional do Sistema Médico Ocidental(SMO) que extrapola sua área de atuação, fazendo o papel do médico. Nessa categoria vemos práticos de farmácia e enfermeiros, que, ultrapassando as funções oficiais a eles atribuídas, clinicam.
Entendido protomédico
	Distinguisse do anteriormente citado por não manter mais um vínculo com o SMO. Como exemplo temos os antigos enfermeiros e ex-vendedores ambulantes de remédios.
Enfermeira popular
	Profissional oriundo das classes mais carentes, à beira da indigência. Somente mulheres são encontradas desempenhando essa função. Elas são definidas como “zeladoras de doentes”. Seu aprendizado se dá com a longa e desgastante rotina acompanhando a odisseia da doença.
	Sobre o seu pagamento, se a apenas com o provimento do abrigo e da comida. Raramente essas mulheres tem um lar, mas quando o tem a sua recompensa é uma quantia muito pequena. 
	Quando o enfermo morre essa cuidadora fica sem trabalho e é obrigada a procurar um novo lugar para morar.
Entendido
	O entendido é um individuo que, tendo vivido uma odisseia da doença, adquiriu conhecimentos sobre uma determinada patologia, essa que muitas vezes é um mal crônico.
	Ele receita remédios e tratamentos, caseiros ou não, de acordo com o saber adquirido. Não possui um lugar fixo de atendimento, como também não recebe remuneração.
Parteira benzedeira
	Essa profissional, além do relativo domínio esperado na área da obstetria e da puericultura, também tem o domínio de rezas e simpatias, que são primários do rezador.
	A parteira benzedeira executa ritos terapêuticos e mágico-profilaticos em benefício de gestantes e crianças.
Raizeiro médico
	Tendo conhecimento prático farmacológico ele efetua consultas e prepara “garrafadas” para tratar enfermidades. O raizeiro tem ricos estoques de ervas e itens destinados à produção de remédios, sendo assim, geralmente possui lugar fixo de atendimento, e não costuma vender itens simples, vendem somente os manipulados. 
	Realizando diagnósticos e prescrevendo remédios, eles dizem cobrar só pelo preparado. Os remédios podem ser genéricos ou preparados especialmente para determinado cliente.
Médico popular
 	A categoria médico popular assemelha-se à do clínico em sua técnica e aparato, possui consultório e sua remuneração se da através de dinheiro, presentes e agrados. Além disso, é composta exclusivamente por homens, desfruta de grande prestigio entre a população, tendo como característica um dom por atribuição divina.
 	Ainda assim, englobam atividades como consulta, curativos, aplicação de injeções, prescrição de remédios tradicionais complexos.
 	Apesar do pequeno número, visa suprir a demanda do SMO, buscando fazer uma anamnese cuidadosa,demorada e compreensiva.
Anatomista popular
O anatomista popular adquire seu conhecimento através da dissecação de animais, usando critérios para transpor observações feitas em animais para a anatomia humana, podendo fornecer teorias aos demais profissionais aos quais está associado. 
Rezador
 	O rezador é caracterizado pelo conhecimento de rezas populares e celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular, sendo uma oração do gênero suficiente para se assegurar a posse desse título.
 	Alguns se especializam em em um tipo de doença ou clientela, apesar do número de doenças em que se crê aplicável esse tipo de tratamento ser limitado. Apesar disso, carmes de natureza mágico-profilática só se aplicam por rezadores.
 	O emprego constante de um ramo silvestre, como um objeto capaz de atrair o elemento nocivo, é visto sempre. O teor da oração sugere um rito de extração, no qual o mal é extraído das profundezas do corpo do paciente para a superfície, alojando-se parte no ramo e parte no próprio copro do rezador.
 	Os rezadores são os profissionais de saúde mais numerosos na região estudada, sendo em sua maioria mulheres que não recebem pelo serviço.
 	A reza é preferida em tom de litania, dividindo-se em segmentos que acompanham de maneira ordenada os gestos rituais.
Rezador chazeiro
 	O Rezador chazeiro prescreve regularmente remedios que não elabora, servindo como complemento para outros tratamentos.Além disso, deve ter um conhecimento superior ao dos protagonistas da saúde leigos.
Exorcista
 	O exorcista recebe as ordens sacerdotais da Igreja, possui uma perspectiva escatológica (filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano) e a maneira subjetiva de ver e entender o mundo do cristianismo. Além disso, umas das características e a crença em possessão demoníaca. O rito terapêutico é sempre feito por pessoas do sexo masculino, se dá através de indução de transe, resultando na expulsão do demônio, e ocorre geralmente em público em um ambiente carregado de emotividade. 
Curador rezador
O curador rezador tem como característica o relato fantástico de tradição oral, protagonizado por seres que encarnam as forças da natureza e os aspectos gerais da condição humana. Sua origem se dá através de um modelo no qual se necessita de uma atividade comunicante pré-natal ou acidente do nascimento, uma mantença do segredo e ao se romper o sigilo, e a apresentação de uma roupa costurada pela mãe antes de o ter parido.Possui capacidade premonitória, clarividência com respeito ao passado, vasto conhecimento de carmes de diversa natureza, mágico-profiláticos e terapêuticos, familiaridade com os bichos do mato e capacidade de desentranhar ou introduzir os males. Além disso, medica através de vegetais não cultivados e tem a mulher como elemento da humanidade mais próximo da natureza. 
 	Ainda assim, podem ser homens ou mulheres, seus serviços são sempre pagos e pode satisfazer a demanda de um cliente à distância.
Curador ad-exorcista
 	O curador ad-exorcista predispõem-se para o desempenho da Arte de curar. Habilitam-se a prescrever “remédios de farmácia”, “mezinhas” populares e a realizar a “cirurgia xamânica”. Adotam o adorcismo e o exorcismo, as vezes combinando as duas formas de tratamento em um mesmo paciente. Possuem vasto repertório de práticas médicas, dentre elas o quadro extático de operações.
Considerações finais
 	A maioria dos curadores falados possuem vasta clientela. Podem abrigar seus pacientes nos templos onde oficiam. Além disso, tendem a concentrar-se nas áreas urbanas, valendo-se de iniciação mais ou menos formal para a aprendizagem e o treinamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais