Buscar

[35143-39307]Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância 
Unidade de aprendizagem: Economia
Curso:Administração
Professor Graciella Martignago
Nome do estudante: Adriéle Torres Silveira
Data: 15/10/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Leia a seguir um trecho da reportagem retirada da página do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP. Em seguida, responda as questões. 
EM ENTRESSAFRA, PREÇO SE SUSTENTA; SETOR ESPERA QUEDA EM JUNHO
Cepea, 30 – O preço bruto do leite pago ao produtor (inclui frete e impostos) teve alta de 1,92% em maio, passando para R$ 1,1046/litro na “média Brasil” (que pondera o volume captado nos estados de BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), segundo pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. A média de maio superou em 5,9% à do mesmo mês de 2013, em temos reais (valores deflacionados IPCA de abril/14). O preço líquido médio (sem frete em impostos) foi de R$ 1,0203/litro em maio, alta de 2,08% frente a abril/14. O aumento no preço médio nacional em maio foi influenciado pela valorização no Sul do País, principalmente no Paraná, e em São Paulo.
Disponível em: http://cepea.esalq.usp.br/leite/?page=164. Acesso em: 03 jul. 2014.
Considerando o leite um bem sem substituto direto e sendo um bem de primeira necessidade, explique quais implicações para o consumidor tem o aumento do leite. Justifique sua resposta.O aumento no preço do leite irá reduzir minimamente a demanda por parte do consumidor,pois como o mesmo não possui substituto direto não haverá outra alternativa para o consumidor já que o consumo do leite é necessário.
b) Considerando o leite um bem sem substituto direto, que tipo de elasticidade apresenta, quais os efeitos na renda do consumidor e qual efeito na quantidade demandada? Explique. Como o aumento do preço do leite ele sofrerá uma redução na demanda insignificativa mas mesmo assim continuara sendo consumido por isso sua demanda é inelástica.
Questão 2 (4,0 pontos)
Leia o trecho abaixo e, a seguir, responda as questões.
 
Agricultores do Triângulo Mineiro estimam aumento no preço do etanol e açúcar
Justificativa é de que a safra de cana foi prejudicada por mudanças climatológicas
O presidente da Siamig, Mário Campos, falou durante a entrevista, que a região do Triângulo Mineiro é a maior produtora do estado, mas justificou que essa safra foi prejudicada por mudanças climatológicas reduzindo assim a produção.
Disponível em: http://www.udop.com.br/index.php?item=noticias&cod=1113889#nc. Acesso em: 03 jul. 2014.
Quando aumenta o preço, a quantidade ofertada tende a aumentar, tudo mais permanecendo constante (mantendo demais variáveis constantes)? Explique.
Sim. Á medida que o preço de marcado aumenta,eleva-se também o incentivo do empresário a produzir mais. Quando o preço sobe aumenta a quantidade ofertada pelas empresas do mercado e quando o preço desce diminui a oferta do produto,esse fenômeno é conhecido como a lei da oferta.
b) O que acontecerá com a oferta de açúcar, na situação acima e quais fatores estão influenciando esta situação? Justifique sua resposta. . A oferta de açúcar vai diminuir eo preço deve aumentar para compensar as perdas devido as mudanças climatológicas que afetaram a safra da cana.
c) Trace o gráfico da oferta para a seguinte situação (Siga o exemplo do gráfico abaixo para a construção do seu).
	PREÇO
	QUANTIDADE OFERTADA
	15,00
	135
	12,00
	115
	10,00
	105
	8,00
	95
	6,00
	85
	5,00
	65
	4,00
	45
	2,00
	25
d) Por que a curva de oferta tem inclinação positiva? Justifique sua resposta.
A curva do gráfico segue uma inclinação positiva porque a situação que compõe o gráfico segue a lei da oferta.Quando o preço do produto aumenta a quantidade ofertada também aumenta devido aos incentivos aos fornecedores aumentarem com os preços.
e) Cite e explique dois fatores que influenciam na oferta de um determinando bem ou serviço. O preço dos insumos e a tecnologia de produção. Para as empresas utilizarem insumos na produção,eles tem que comprá-los.Então a oferta de um produto depende do preço da quantidade de insumos disponíveis para sua produção . E a tecnologia de produção escolhida pela empresa influencia no valor final do produto e na quantidade que vai ser produzida para oferecer ao consumidor. Logo a empresa tem que ser preocupar com a forma que seu produto vai ser fabricado para custo final não fique muito alto e nem falte produto para o consumidor.
Questão 3 (3,0 pontos)
A partir da informação do texto 1, e tendo como fundamento a Lei da Demanda e da Oferta, responda as questões que seguem.
 
a) O que acontece com a quantidade demandada de leite com o aumento do preço, tudo o mais permanecendo constante? Explique. A lei da demanda propõe valores inversamente proporcionais entre preço e demanda,logo o aumento do preço do leite pago ao produtor,influenciara no valor final do produto entregue ao consumidor,fazendo-0 comprar menos leite.
b) O que acontece com a quantidade ofertada do leite com o aumento do preço, tudo o mais permanecendo constante? Explique. A lei da oferta nos propõe que quanto maior o preço,lucro do empresário,maior será os incentivos dados a ele fazendo o aumentar a oferta do seu produto.
c) Sabendo que o leite tem o café como bem complementar, o que acontece com a demanda do bem complementar, em relação à informação acima e que tipo de elasticidade o leite tem nesse caso? Explique.A demanda do café irá diminuir porque,como são complementares sempre que o preço de um aumenta a demanda do outro diminui.A demanda do leite nesse caso é inelástica.

Outros materiais