Buscar

EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM EXERCICIO AULA 03

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
	
	Exercício: SDE0071_EXERCICIO AULA 03
	 Voltar
	Aluno(a):
	Matrícula: 
	
	Data:  (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201201894426)
	
	No Brasil desde a década de 70 verifica-se o aparecimento de estruturas organizacionais com a finalidade específica de treinar o pessoal de enfermagem em seu próprio local de trabalho (MONTEIRO, 1998). Na mesma época é realizada a VI Conferência Nacional de Saúde, quando é empregado pela primeira vez, em substituição ao termo treinamento em serviço ou educação em serviço, o termo?
		
	
	Educação Permanente de Serviço
	
	Educação Permanente
	 
	Educação continuada
	
	Educação permanente e continuada
	
	Educação continuada do serviço
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201894325)
	
	Levando em consideração Paulo Freire (2002), o que seria Pedagogia de Transmissão.
		
	
	O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno. (PIAJET, 1982)
	 
	O aluno é considerado uma ¿página em branco¿, em que novas ideias e novos conhecimentos serão impressos. E que as ideias e o conhecimento são os pontos mais importantes da educação. A experiência fundamental que o aluno deve viver para alcançar seus objetivos é receber o que o professor e/ou o livro lhe oferece. (LAGE: GONÇALES, 2010)
	
	A experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento. Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado. (MIZUKAMI, 1986)
	
	O aluno participa ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. (PIAJET, 1982)
	
	O aluno passa a ser ator de sua aprendizagem, participa do processo. Com isso, vários autores elaboram suas obras tomando como base a teoria do desenvolvimento e aprendizagem.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201882240)
	
	Os usuários da Unidade Básica de Saúde de Linha Rosa chegam às 5 horas para serem atendidos pelo médico a partir das 8 horas da manhã. Formam uma fila em frente ao posto e quem chega primeiro tem mais chance de ser consultado. Os graduandos em enfermagem da Faculdade Nightingale, em estágio curricular na Linha Rosa, questionaram a organização do atendimento e sugeriram à equipe de saúde da Unidade que aplicasse os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH). Como tais princípios eram desconhecidos, a gerente da Unidade solicitou aos graduandos que orientassem à equipe na implantação do PNH. Usando os princípios da educação permanente, as ações educativas a serem desenvolvidas devem priorizar a:
		
	
	(D) memorização dos princípios básicos da PNH para posterior implantação pelos trabalhadores da Linha Rosa.
	
	B. transmissão vertical do conhecimento por meio de aulas expositivas sobre os princípios básicos da PNH.
	 
	C.participação de integrantes de serviços humanizados, possibilitando a reprodução dessa experiência na Linha Rosa.
	 
	A. aprendizagem significativa, tendo em vista o conhecimento prévio dos trabalhadores da Linha Rosa referente à organização do serviç
	
	(E) explanação por especialistas que sintetize o conteúdo do PNH aos trabalhadores da Linha Rosa, agilizando o processo de implantação
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201882394)
	
	Com a Declaração de Alma-Ata, em 1978, cujo objetivo era traçar a Atenção Primária de Saúde, passa a ser vinculada à resolutividade dos problemas de saúde no país, com o slogan ¿Saúde para todos no ano 2000¿. (OMS, 1978). Além disso, outros movimentos surgiram na década de 80, como a VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), a promulgação da Constituição do Brasil em 1988, a criação do SUS e a aprovação da Lei Orgânica da Saúde (1992) influenciando o ensino de Enfermagem. Após amplo debate entre as lideranças de enfermagem, é aprovado em 1994 um novo currículo, fundamentado em quatro eixos temáticos.
		
	
	Fundamentos da Saúde; Fundamentos da Bioquímica; Fundamentos Antropológicos; Administração em Enfermagem;
	
	Fundamentos da Enfermagem; Fundamentos da Bioética; Fundamentos Antropológicos; Assistência de Enfermagem;
	 
	Fundamentos de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Bases biológicas e sociais da Enfermagem; Administração em Enfermagem.
	
	Fundamentos Estatísticos; Fundamentos Antropológicos; Bases biológicas e sociais da Enfermagem; Administração em Enfermagem;
	
	Assistência de Enfermagem; Fundamentos da Bioquímica; Fundamentos Antropológicos; Administração em Enfermagem;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201885085)
	
	A enfermeira na unidade de internação pediátrica e de adolescentes foi realizar exame físico e curtativo do adolescente J. 16 anos , que sofreu intervenção cirurgica de apendicectomia . Durante a execução de suas atividade conversaram sobre atividades cotidianas e J comentou para a enfermeira que trabalhava à noite, estudava durante o dia e tinha inciado sua vida sexual e preocupava se com a possibilidade de adquirir DSTs e de gravidez de sua parceira. A enfermeira aproveitou a oportunidade e lhe deu algumas informações sobre preservativos , auto exame e o estimulou a continuar os estudos. A atitude da enfermeira no processo educacional está conceituada como :
		
	
	Científica , pois usou o seu conhecimento para informar a educação .
	
	Formal, pois está em uma unidade formal, uma instituição de saúde.
	 
	Pedagógico, pois está exercendo a educação de enfermagem de acordo com os preceitos pedagógicos
	
	Contextual , pois está no contexto socio educativo
	 
	Informal, pois está em condições de informalidade , fora de uma instiruição de ensino clássica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201894539)
	
	De acordo com o que estudamos nas aulas, a ampliação do conceito de Educação Permanente tornou-se uma etimologia usada atualmente na área da saúde. Dessa forma, identifique um dos conceitos para esse novo processo:
		
	
	Método que direciona e organiza de forma sistematizada o trabalho do enfermeiro. Ele é considerado o instrumento e a metodologia da profissão, ajudando desta forma o enfermeiro a tomar decisões, predize(IYER; TAPTICH & BERNOCCHI-LOSEY, 1993)
	 
	Ações realizadas em sequência ordenada, desde a recepção do cliente até a avaliação geral de todo o atendimento prestado, pois o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir.
	
	Método usado para organizar e direcionar as ações do enfermeiro, como instrumento sistematizado para toda equipe de enfermagem;
	
	Pode ser entendida como qualquer tipo de prática pós-ensino secundário. Com o desígnio de obter as denominações promovidas pelo mercado de trabalho que sempre se encontra em constante variação.
	 
	Representa uma estratégia de reestruturação dos serviços, a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas sobretudo de valores e conceitos dos profissionais. Propõe transformar o profissional em sujeito, colocando-o no centro do processo ensino-aprendizagem.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes