Buscar

Origem da filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Fatos do período arcaico que ajudaram a alterar a visão mítica e contribuíram para o surgimento do filosofo:
A invenção da escrita:
Quando ainda não há a escrita predominância da consciência mítica.
Inicialmente mesmo com o surgimento da escrita, mantinha-se o caráter mágico. 
hieróglifo = sinal divino
Sacerdotes e reis
A escrita gera uma nova idade mental, pois a postura de quem escreve diferente daquele que só fala.
*
*
Como a palavra fixa ao que alguém proferiu, exige um maior rigor e clareza que estimula o espírito critico.
Verificar aquilo que já foi lido, abre novos horizontes de pensamento, pois permite o distanciamento do vivido e o confronto com as ideias.
A escrita surge como possibilidade de maior abstração, de reflexão que tenderá a modificar a própria estrutura do pensamento. 
*
*
O surgimento da moeda:
A moeda foi inventada na Lídia (Turquia), no século VII a.C.
para facilitar os negócios e impulsionar o comercio.
Esta vinha carregada de simbologia afetiva e sagrada.
Trouxe a noção de abstrata de valores e desempenhou um papel revolucionário, por vincular ao nascimento do pensamento racional critico.
Lei escrita
A justiça, até então dependente da interpretação divina ou da arbitrariedade do rei, passou a ser codificada em uma legislação escrita
*
*
Com estas mudanças, surge a democracia. O habito de realizar discussões em publico, no ágora estimulava o pensamento racional, argumentativo e distanciado das tradições míticas.
Nascimento de Pólis:
O nascimento da Polis (cidade – estado) por volta do sec VIII E VII A.c., marca um começo, uma verdadeira invenção, pois provocou grandes alterações na vida social e nas relações humanas.
A noção de justiça assumiu um caráter político e não apenas moral, ou seja não dizia respeito aos indivíduos e sim aos interesses de uma tradição familiar e sua atuação na sociedade.
A palavra mágica e divina dos deuses da lugar a palavra humana do conflito, da discussão e da argumentação. Nascimento da política e o surgimento de cidadões
*
*
Para Tales de Mileto (640-c.548 a.C.), astrônomo, matemático e primeiro filósofo.
• De acordo com Pitágoras (séc. VI a.C), filósofo e matemático, o número é a essência de tudo; todo o cosmo é harmonia, porque é ordenado pelos números.
Monocórdio
Para Anaximandro ( 610-547 a.C.), o fundamento dos seres é urna matéria indeterminada, ilimitada.
• Para Anaxímenes (588-524 a.C.), é o ar, que pela rarefação e condensação faz nascer e transformar todas as coisas.
• Parmênides de Eleia ( c.544-450 a.C.) e Heráclito de Éfeso (sécs. VI-Va.C.) desenvolveram teorias que entraram em conflito e instigaram os filósofos
do período clássico.
Grandes descobertas e Grandes filosofos:
*
*
• Anaxágoras ( 499-428 a.C.), nascido em Clazômena, mudou-se para Atenas, onde foi mestre de Péricles.Sustentava que as "sementes" de todas as coisas
foram ordenadas por um princípio inteligente, uma Inteligência cósmica (Naus, em grego).
• Os quatro elementos, terra, água, ar e fogo, constituem a teoria de Empédocles (483-430 a.C.).
Os filósofos Leucipo (séc. V a.C.) e Demócrito (c.460-c.370 a.C.) são atomistas, por considerarem o elemento primordial constituído por
átomos, partículas indivisíveis. Como para eles também a alma era formada por átomos, estamos diante de uma concepção materialista e determinista.
*
*
*
*
*
*
PENSAMENTO MÍTICO E PENSAMENTO LÓGICO
A tradição filosófica, sobretudo a partir do século XVIII, afirmava que do mito à lógica havia uma evolução do espírito humano, isto é, o mito era uma fase ou etapa do espírito humano e da civilização que antecedia o advento da lógica ou do pensamento lógico, considerado a etapa posterior e evoluída do pensamento e da civilização. 
Essa tradição filosófica fez crer que o mito pertenceria a culturas “inferiores”, “primitivas” ou “atrasadas”, enquanto o pensamento lógico ou racional pertenceria a culturas “superiores”, “civilizadas ” e “adiantadas”.
*
*
O pensamento mítico pertence ao campo do pensamento simbólico e da linguagem simbólica, que coexistem com o campo do pensamento e da linguagem conceituais. Duas linhas de estudos mostraram essa coexistência:
1- Antropologia social: que estuda os mitos das sociedades ditas selvagens e também as mitologias de nossas sociedades, ditas civilizadas.
Os antropólogos mostraram que em nossas sociedades o pensamento mítico se dá por meio da imaginação social, transformando o mito em pensamento conceitual. 
2- Neurologia , da análise da anatomia e da fisiologia do cérebro humano, mostrando que esse órgão possui duas partes ou dois hemisférios, num deles localizando-se a linguagem e o pensamento simbólicos e noutro, a linguagem e o pensamento conceituais.
PENSAMENTO MÍTICO 
*
*
Lévi -Strauss, relata que os mitos não são lendas nem fabulações, mas uma organização da realidade a partir da experiência sensível .
Ex: bricolage.
1. função explicativa: o presente é explicado por alguma ação passada cujos efeitos permaneceram no tempo. 
Por exemplo, uma constelação existe porque, no passado, crianças fugitivas e famintas morreram na floresta e foram levadas ao céu por uma deusa que as transformou em estrelas;
2. função organizativa: o mito organiza as relações sociais (de parentesco, de alianças, de trocas, de sexo, de idade, de poder, etc.) de modo a legitimar e garantir a permanência de um sistema complexo de proibições e permissões. 
Por exemplo, mito de Édipo.
*
*
3. função compensatória: o mito narra uma situação passada, que é a negação do presente e que serve tanto para compensar os humanos de alguma perda como para garantir-lhes que um erro passado foi corrigido no presente.
*
*
O pensamento conceitual opera por método (procedimento lógico) o que difere do pensamento mítico.
 Dessa diferença resultam outras:
1-É uma descrição e uma explicação da essência ou natureza própria de um ser;
2- É uma compreensão intelectual;
3- São resultado de uma análise ou de uma síntese dos dados da realidade ou do próprio pensamento;
4- Um juízo e um raciocínio não permanecem no nível da experiência, e sim nas relações racionais que a tornam compreensível do ponto de vista lógico;
5- Causas e os efeitos são homogêneos, isto é, são de mesma natureza;
6- Um juízo e um raciocínio estudam e investigam a diferença entre nossas vivências subjetivas, pessoais e coletivas, e os conhecimentos gerais e objetivos, que são de todos e de ninguém em particular. Estabelecem a diferença entre vivências subjetivas e a estrutura objetiva do pensamento em geral;
PENSAMENTO CONCEITUAL 
*
*
7-o pensamento lógico submete seus procedimentos a métodos, isto é, a regras de verificação e de generalização dos conhecimentos adquiridos; 
O pensamento lógico ou racional (ou o pensamento objetivo) opera de acordo com os princípios de identidade, contradição, terceiro excluído, razão suficiente e causalidade; distingue verdades de fato e verdades de razão; diferencia intuição, dedução, indução e abdução; distingue análise e síntese; diferencia reflexão e verificação, teoria e prática, ciência e técnica.
*
*
O legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu
A idéia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, isto é, os mesmos em toda a parte e em todos os tempos. 
O filósofo inglês Isaac Newton estabeleceu a lei da gravitação universal de todos os corpos da Natureza.
A idéia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser
plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são conhecimentos misteriosos e secretos, que precisariam ser revelados por divindades, mas são conhecimentos que o pensamento humano, por sua própria força e capacidade, pode alcançar.
A idéia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais
podemos distinguir o
verdadeiro do falso. Em outras palavras, a idéia de que o nosso pensamento é
lógico ou segue leis lógicas de funcionamento.
*
*
A idéia de que as práticas humanas, isto é, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, segundo certos valores e padrões, que foram estabelecidos pelos próprios seres humanos e não por imposições misteriosas e incompreensíveis, que lhes teriam sido feitas por forças secretas, invisíveis, sejam elas divinas ou naturais, e impossíveis de serem conhecidas.
A idéia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários, porque obedecem a leis naturais ou da natureza humana, mas também podem ser contingentes ou acidentais, quando dependem das escolhas e deliberações dos homens, em condições determinadas.
*
*
Diferença entre o necessário e o contingente, pois ela nos permite evitar o fatalismo - “tudo é necessário, temos que nos conformar e nos resignar ” -, mas também evitar a ilusão de que podemos tudo quanto quisermos, se alguma força extranatural ou sobrenatural nos ajudar, pois a Natureza segue leis necessárias que podemos conhecer e nem tudo é possível por mais que o queiramos.
A idéia de que os seres humanos, por Natureza, aspiram ao conhecimentocverdadeiro, à felicidade, à justiça, isto é, que os seres humanos não vivem nem agem cegamente, mas criam valores pelo quais dão sentido às suas vidas e às suas ações.
*
*
A Filosofia surge, portanto, quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
A Filosofia surge quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos, através da razão, que é a mesma em todos; quando se descobriu que tal conhecimento depende do uso correto da razão ou do pensamento e que, além da verdade poder ser conhecida por todos, podia, pelo mesmo motivo, ser ensinada ou transmitida a todos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais