Apol de ética e Fund. Filosóficos
11 pág.

Apol de ética e Fund. Filosóficos


DisciplinaFundamentos Filosóficos da Educação e Ética118 materiais885 seguidores
Pré-visualização3 páginas
B
	As proposições I e III estão corretas.
	
	C
	As proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II e III estão corretas.
	
	E
	As proposições II e IV estão corretas.
Você acertou!
A ética religiosa é uma das chamadas éticas deontológicas, pois baseia-se na ideia de que existem \u201cdeveres a serem seguidos\u201d. Esses deveres têm sua origem nos mandamentos divinos e na vontade de Deus revelada, uma vez que o homem sozinho não sabe distinguir o bem do mal. (ALENCASTRO, p. 40; 49)
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Também os fatos educam. Rousseau é contrário a uma educação livresca e, por isso, acentua a experiência e os fatos. No caso do ensino da história, o preceptor do Emílio é admoestado a mostrar os fatos e não confundir o educando com interpretações [...]
 
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p.29)
 
A respeito do ensino de história, e de acordo com o livro base da disciplina, avalie as assertivas a seguir, e a relação estabelecida entre elas.
 
I. Por meio do ensino de História, Emílio pode estabelecer contato com as pessoas do passado que, da mesma forma como as pessoas do presente, experienciaram situações de trabalho, amor, sofrimento, etc.
 
Porque:
 
II.  Desse modo, é possível a Emilio conhecer ao mesmo tempo o que esses personagens do passado disseram e fizeram. Como todo fato é sempre envolto em interpretações, Emílio deve aprender a conhecer o fato (e não as interpretações), de forma a aplicar o seu próprio julgamento sobre eles.
 
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	
	A
	As duas assertivas são corretas e a segunda complementa a primeira.
Você acertou!
\u201c[...] Nesse sentido, o autor propõe aquilo que muitos comentadores [...] chamam de moral negativa, isto é, o importante não é ensinar a Emilio a virtude, mas evitar que ele aprenda o vício. Para tanto, é importante estimular no jovem o sentimento de empatia, isto é, ele deve ser capaz de se colocar no lugar de outra pessoa, tentando se solidarizar com os sentimentos alheios. Isso exige que Emílio tome contato com outras pessoas, que as conheça, mas esse contato, pelo menos de início, não pode ser direto, pois as pessoas são dissimuladas.\u201d (p. 56-57). \u201cDesse modo, é muito importante o estudo da história. Por meio dela, Emílio pode ter contato com as pessoas do passado que, como as do presente, também amaram, sofreram, trabalharam, traíram, acordavam-se etc. Como os personagens do passado podem ser vistos de maneira completa, ao mesmo tempo, o que disseram e o que fizeram, o que o leva a compreender o que é a dissimulação, sem necessariamente torná-lo também dissimulado.\u201d (p. 57)
	
	B
	Somente a primeira assertiva é correta, sendo a segunda falsa.
	
	C
	Somente a segunda assertiva é correta, sendo a primeira falsa.
	
	D
	As duas assertivas são corretas, porém não se complementam.
	
	E
	A primeira assertiva contraria a segunda.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.
 
Fonte: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. (p. 38)
 
Conforme o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os pensadores às suas proposições:
 
	Voltaire
	Rousseau
 
(  ) Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época, é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como \u201cbom selvagem\u201d e \u201chomem natural\u201d são pressupostas que perpassam sua obra.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	2 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 1.
	
	B
	2 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 2.
Você acertou!
Sua obra faz alusão ao índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado. (p. 53)
Voltaire - A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática. (p. 51)
Rousseau - Contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo, afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias. (p. 56)
Rousseau - Temas como \u201cbom selvagem\u201d e \u201chomem natural\u201d são pressupostos que perpassam sua obra. (p. 52)
	
	C
	1 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 1.
	
	D
	2 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 1.
	
	E
	2 \u2013 2 \u2013 2 \u2013 1.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A educação é ela própria uma tarefa impossível. Ela é, segundo Rousseau, uma arte \u2013 não uma ciência! \u2013 cujo êxito é improvável porque jamais seremos capazes de controlar o concurso de todos os mestres. Mas isso não a torna menos relevante. O ser humano nasce fraco, carente de tudo, e só a educação faz com que ele desenvolva meios para a sobrevivência. \u201cTudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação\u201d [...].
 
STRECK, Danilo R. Rousseau & a educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (p.30)
 
Tendo por base o conteúdo das aulas e o livro da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
( ) A criança, por viver um mundo de espontaneidade, desconhece o significado do conceito de disciplina, então o castigo e a punição física lhe são um problema.
( ) A sua obra intitulada \u201cO Cândido\u201d retoma os ideais burgueses, propondo uma discussão sobre o currículo da educação das crianças.
( ) A sua proposta de educação prevê que a criança passe a maior parte do tempo possível afastada da civilização em contato com a natureza.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 V \u2013 V.
	
	B
	V \u2013 V \u2013 F.
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V.
Você acertou!
A primeira sentença é VERDADEIRA pois, \u201cPara Rousseau, outro grande problema relacionado às crianças pequenas é a punição física. Como a criança pequena vive em um mundo de liberdade espontânea e natural, ela desconhece o conceito de disciplina; portanto, deve aprender, não sob ameaça de castigo, mas percebendo as consequências de suas próprias ações. O castigo é sentido pela criança como uma injustiça e só gera ressentimento [...]\u201d (p. 56). Da mesma forma, a terceira sentença é VERDADEIRA: \u201cDe modo geral, podemos dizer que a proposta pedagógica de Rousseau consiste em deixar o educando o máximo possível junto à natureza e afastado da civilização, de modo que seu caráter natural, essencialmente bom, não se corrompa. [...] (p. 58)\u201d.
A segunda sentença caracteriza-se como FALSA, pois o livro O Candido foi escrito por Voltaire, e não por Rousseau.
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V.
	
	E
	F \u2013 V \u2013 F.
Questão 9/10
Leia a notícia a seguir.
\u201cONU homenageia taxista que devolveu ingressos da Copa
O taxista Adilson Luiz da Cruz, 43, foi homenageado nesta segunda-feira (8) pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), em Brasília, por seu "exemplo de comportamento ético".
Em junho, ele virou notícia depois de devolver 40 ingressos para jogos da Copa que encontrou em seu táxi. No dia da abertura do Mundial no Brasil, dois mexicanos esqueceram um pacote com as entradas no banco traseiro do veículo.
Mesmo sabendo apenas o nome de um dos clientes, Adilson voltou ao hotel no Morumbi onde havia os apanhado na madrugada e conseguiu devolver os tíquetes aos verdadeiros donos. [...]
Há cerca de um mês,
Viviane
Viviane fez um comentário
Materialismo dialético
0 aprovações
Carregar mais