Apol de ética e Fund. Filosóficos
11 pág.

Apol de ética e Fund. Filosóficos


DisciplinaFundamentos Filosóficos da Educação e Ética118 materiais880 seguidores
Pré-visualização3 páginas
a reportagem da Folha de S.Paulo foi contatada pela comunicação do UNODC, que estava à procura do telefone de Adilson -um dos escolhidos para receber o prêmio destinado a "pessoas que dão grandes exemplos de comportamento ético".
Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/conteudo.phtml?id=1519254 - Acessado em 15/12/14
A notícia diz que a ação do taxista foi um \u201cexemplo de comportamento ético\u201d. Conforme o livro base da disciplina, podemos dizer que, filosoficamente, a expressão usada está...
	
	A
	correta, uma vez que ética e moral se confundem em casos assim.
	
	B
	errada, pois a ética é a reflexão teórica sobre as condutas morais.
A língua portuguesa incorporou a palavra de origem grega \u201cética\u201d e a palavra de origem latina \u201cmoral\u201d quase como sinônimos, mas, filosoficamente, a ética é a reflexão sobre a moral. A ética procura entender a formação de hábitos e costumes. Já a moral são as normas de comportamento aceitas e internalizadas numa determinada sociedade humana. (ALENCASTRO, p. 32-33)
	
	C
	errada em partes, afinal não temos base para julgar sua ação.
	
	D
	correta em partes, já que ética e moral são sinônimos para a filosofia.
	
	E
	alinhada com o entendimento do conceito de ética como a \u201cciência do comportamento\u201d. 
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
[...] Alguns pré-socráticos conceberam como \u201calmas\u201d todos os \u201cprincípios das coisas\u201d enquanto \u201ccoisas vivas\u201d. [...] Contudo, antes de Platão se constituiu um complexo de especulações sobre a ideia de alma que mais tarde foi absorvido e, por assim dizer, \u201cpurificado\u201d por esse filósofo. [...] Começou-se a crer que há em cada homem uma realidade de ordem divina, que preexistiu ao corpo e perdurará depois da morte e degeneração do corpo. [...] Platão acolheu essas ideias e aprimorou-as consideravelmente. No princípio, no Fédon, defendeu um dualismo quase radical do corpo e da alma. [...] A teoria da alma pura é em Platão o fundamento de sua teoria do conhecimento verdadeiro [...].
 
Fonte: FERRATER MORA, J. Dicionário de filosofia. 2 ed. Tomo I. São Paulo: Edições Loyola, 2004. P. 87.
 
            Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da teoria de Platão sobre o ser humano, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I \u2013 O ser humano, para Platão, é sempre formado por dois elementos básicos, o corpo físico (material) e a alma (essência).
II \u2013 A alma humana é, para Platão, imaterial, e justamente por isso podemos dizer que ela é da mesma natureza das ideias.
III \u2013 O corpo, enquanto invólucro da alma, aprisiona-a, e, segundo Platão, impede-a assim de atingir o mundo inteligível.
IV \u2013 A alma é, na teoria de Platão, compreendida como um sopro, uma espécie de respiração, sem a qual o homem morre.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são corretas. A teoria de Platão sobre o conhecimento está estreitamente ligada ao modo como ele entende o ser humano. O homem, segundo o filósofo, resulta da união de dois elementos heterogêneros \u2013 a alma inteligível e o corpo material. A alma humana é da mesma natureza das ideias e, portanto, tem uma predisposição natural para conhecê-las. (p. 26). Para Platão, a união entre corpo e alma se dá de forma violenta. O corpo serve de prisão para a alma, que, enquanto estiver unida a ele, permanece incapaz de ascender ao mundo inteligível. (p. 27). A alternativa IV é falsa porque Platão não utiliza como metáforas palavras como \u201crespiração\u201d ou \u201csopro\u201d para referir-se à \u201calma\u201d.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Viviane
Viviane fez um comentário
Materialismo dialético
0 aprovações
Carregar mais