Buscar

Didática e Educação: Métodos e Abordagens

Prévia do material em texto

AGNA DE ABREU PEREIRA - RU: 1264183 
Nota: 100 
PROTOCOLO: 2015091812641834853A7
Disciplina(s): 
Didática
Libras
	Data de início: 
	19/10/2015 09:28 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	21/10/2015 17:20 
Questão 1/10
A aplicação do método de estudo de casos pode ser diversificada e depende da forma como o professor espera que os alunos trabalhem na solução do problema proposto.
BROIETTI, Fabiele. Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio. Disponível em:< https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/882/913>. Acesso em: 11/02/2015. 
Com base nas aulas e nos conteúdos abordados no livro-base, Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas: 
I. ( ) A prática de discussão para o estudo de caso é uma prática recorrente na abordagem didática de transmissão-assimilação.
II. ( ) A proposta de atividades em pequenos grupos, na qual se trabalha com o contexto social em que alunos e o educador estejam imersos é com certeza uma estratégia ser utilizada por adeptos da abordagem sistematização coletiva do conhecimento.
III. (   ) A técnica da aula expositiva da analise de caso se encaixa com a ideia da abordagem do aprender a fazer quando se transmite aos alunos um caso para que respondam à sua solução de uma maneira previamente já transmitida pelo professor.
IV. ( ) A prática da discussão de um estudo de caso encontra espaço na abordagem do “aprender a aprender” proposto por Dewey, pois na sua proposta o aluno também é impelido, a partir de uma situação problema, à coletar dados e debater com seus colegas. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, V, V, V
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV estão corretas. A afirmativa II está correta pois a proposta de atividades em pequenos grupos, na qual se trabalha com o contexto social em que alunos e o educador estejam imersos é com certeza uma estratégia ser utilizada por adeptos da abordagem  sistematização coletiva do conhecimento. A afirmativa III estão correta pois a técnica da aula expositiva da analise de caso se encaixa com a ideia da abordagem do aprender a fazer quando se transmite aos alunos um caso para que respondam à sua solução de uma maneira previamente já transmitida pelo professor. A afirmativa IV esta correta pois a prática da discussão de um estudo de caso encontra espaço na abordagem do “aprender a aprender” proposto por Dewey, pois na sua proposta o aluno também é impelido, a partir de uma situação problema, à coletar dados e debater com seus colegas. A afirmativa I está incorreta pois a prática de discussão para o estudo de caso não é uma prática recorrente na abordagem didática de transmissão-assimilação, que apenas ambiciona que o aluno ouça e assimile o conhecimento, assim pode-se dizer que o estudo de caso não se encaixaria como estratégia metodológica desta abordagem, porque requer algum nível de interação do aluno com o conhecimento, para além da simples assimilação.(LIVRO-BASE, p.35-49)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
Questão 2/10
A história moderna dos surdos e da surdez tem como marco o ano de 1755. De acordo com Baggio e Nova (ULBRA, 2009), por que esse período foi tão importante? Analise as proposições a seguir:
I. Surgem informações sobre os surdos em situações educacionais.
II. Teve origem o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris.
III. A primeira escola de surdos do mundo foi fechada pela Igreja.
IV. A língua de sinais passou a ser excluída.
 
Estão corretos os itens:
	
	A
	I e II
Você acertou!
Abbé de l’Epée, um abade francês, não se conformando com a situação dos surdos perante a Igreja, interessou-se pela língua de sinais, que passou a ser respeitada, e começou a instruí-los numa pequena escola, a qual se tornou o Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris. (p. 31)
	
	B
	II e III
	
	C
	I e III
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 3/10
Não se pode encarar a educação a não ser como um quefazer humano. Quefazer, portanto, que ocorre no tempo e no espaço, entre os homens, uns com os outros.Disso resulta que a consideração acerca da educação como um fenômeno humano nos envia a uma análise, ainda que sumária, do homem.
FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Disponível em: <http://drb-assessoria.com.br/7PAPELDAEDUCACAONAHUMANIZACAO.pdf>. Acesso em: 12/02/2015. 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-texto, relacione as diferentes abordagens do processo didático à suas concepções de homem. 
Aprender a aprender
Transmissão-assimilação
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(  ) Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo indivíduo.
(  ) O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
(  ) Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
(  ) Baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável. 
Marque a sequência correta:
	
	A
	4, 1, 3, 1, 2
Você acertou!
Aprender a aprender -  Vê o homem como animal social e o mundo como um meio rico em transformações a ser descoberto pelo individuo; Nesta abordagem o homem é visto como um sistema aberto que se desenvolve em etapas.
Transmissão-assimilação - baseia-se na visão essencialista, vendo o homem como constituído por uma essência imutável
Aprender a fazer -  O homem nesta abordagem é considerado ser produtivo e eficiente, produto do processo evolutivo.
Sistematização coletiva do conhecimento - Compreende o homem como sujeito histórico, homem concreto, que se afirma na ação-reflexão-ação.
(LIVRO-BASE, p.37-45)
	
	B
	1, 3, 4, 3, 2
	
	C
	2, 1, 3, 4, 2
	
	D
	4, 3, 2, 1, 4
	
	E
	3, 2, 1, 2, 3
Questão 4/10
Definidos os objetivos da disciplina, a etapa seguinte será a seleção dos melhores conteúdos, para atingir os objetivos, porque os conteúdos são meios e não fins. O plano de disciplina deve expressar, em termos gerais, os conteúdos básicos a serem trabalhados na sala de aula. Porem estes conteúdos devem ser significativos e realistas, isto é, conteúdos que tenham conteúdo e não simplesmente conteúdos pelo conteúdo.
SANTANA, Ilza. Por que Planejar? Como Planejar? p. 84
 
A seleção de conteúdos deve seguir uma organização sequencial a fim de que estes sejam significativos no processo de ensino-aprendizagem. Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, analise as afirmativas a seguir:
I. A sequência lógica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina.
II. O professor deve estar atento a uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas considerando as experiências anteriores dos alunos.
III. Na seleção dos conteúdos para serem trabalhados é de pouca importância pensar na articulação entre as diferentes disciplinas curriculares, já que cada disciplina independe da outra.
IV. Deve-se buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os.
 
São corretas as afirmativas:
 
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas. A sequencia logica é um dos critérios a serem observados pelo professor, sendo esta coerente com os objetivos da disciplina; deve haver uma certa gradualidade na distribuição dos conteúdos, fazendo-a em etapas considerando as experiências anteriores dos alunos; deve-se estar buscar uma continuidade entre os conteúdos, articulando-os. A afirmativa III está incorreta, pois se deve sim buscar a integração entre as diversas disciplinas do currículo.
(LIVRO-BASE, p.60)
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.E
	Afirmativa I e IV, apenas.
Questão 5/10
Quando uma língua é constituída, ela se torna um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural. Quanto à definição do que é uma língua natural, dois pontos devem ser considerados. De acordo com Baggio e Nova (ULBRA, 2009), quais são eles? Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças verdadeiras e F (falso) para as sentenças falsas.
(   ) A definição está condicionada às construções teóricas diversas.
(   ) A definição liga-se a investigação das propriedades inerentes a uma língua natural.
(   ) A definição está condicionada à área do conhecimento científico-cultural.
(   ) A definição está condicionada à união entre as propriedades de uma língua natural com as de uma língua artificial.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
Você acertou!
A definição está condicionada às construções teóricas diversas e à área do conhecimento a qual está ancorado o estudo da língua. A definição liga-se a investigação das propriedades inerentes a uma língua natural, propriedades essas que vão torná-la distinta de uma língua não-natural. (p. 17)
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – F – V
Questão 6/10
No Brasil, de acordo com Baggio e Nova (ULBRA, 2009), firmou-se o bimodalismo – método que combina sinais e fala, mas muitos teóricos o consideram inadequado. Quais argumentos são usados por esses teóricos para criticar esse método?
Analise as proposições a seguir:
I. Desconsidera a riqueza estrutural da língua de sinais.
II. Reestrutura o português.
III. Artificializa a comunicação.
IV. Considera as implicações sociais da surdez.
 
Estão corretos os itens:
	
	A
	II e III
	
	B
	I e II
	
	C
	I e III
Você acertou!
Desconsidera a riqueza estrutural da língua de sinais e também o português. Isso faz com que a interação de reconhecimento das línguas de sinais seja eliminada tanto em termos de filosofia como de implementação, pois além de artificializar a comunicação, desconsidera as implicações da surdez. (p. 54)
	
	D
	II e IV
	
	E
	III e IV
Questão 7/10
Baggio e Nova (ULBRA, 2009) apontam o linguista Stokoe e suas obras como um marco de transição nos estudos das línguas de sinais. Quais foram as constatações principais desse teórico?
Analise as proposições abaixo, assinalando V quando a sentença for para verdadeira e  F quando a sentença for falsa. 
 
(   ) Percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína.
(   ) Observou que os sinais não tinham uma estrutura completa.
(   ) Observou que os sinais eram imagens simples e desestruturados.
(   ) Observou que os sinais tinham uma estrutura completa. 
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
Você acertou!
A partir dos estudos de Stokoe, foi atribuído o estatuto de línguas naturais para as línguas de sinais. Percebeu e comprovou que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, observou que os sinais não eram imagens, mas símbolos complexos e tinham uma estrutura completa. (p. 53)
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 8/10
A avaliação é um dos elementos do planejamento docente e sua concepção de avaliação varia de acordo com a concepção de educação que orienta a prática do professor.
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, relacione cada abordagem didática a sua compreensão de avaliação: 
Transmissão-assimilação
Aprender a aprender
Aprender a fazer
Sistematização coletiva do conhecimento
(  ) Serve-se da auto-avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
(  ) A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
(  ) Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino.
(  ) As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
(  ) A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
 Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 4, 3, 1, 1
	
	B
	1, 3, 2, 2, 3
	
	C
	3, 1, 1, 2, 4
	
	D
	2, 2, 3, 1, 4
	
	E
	2, 4, 3, 1, 3
Você acertou!
Transmissão-assimilação - As técnicas de avaliação restringem-se à verificação da memorização dos conhecimentos transmitidos ao aluno.
Aprender a aprender - Serve-se da auto-avaliação do aluno e da observação do aluno por parte do professor.
Aprender a fazer - Avalia-se a partir de testes objetivos a aquisição ou não de determinadas habilidades e competências ambicionadas pelo processo de ensino. A avaliação nesta abordagem é produzida por uma equipe de programadores.
Sistematização coletiva do conhecimento - A avaliação se dá envolvendo professores e alunos em torno da reflexão a fim de verificar se houve avanço na capacidade de reflexão crítica.
 (LIVRO-BASE, p. 65)
Questão 9/10
“Toda prática humana tem seus pressupostos teóricos, e é somente através da explicação e de analise destes pressupostos que ela se torna inteligível e nos permite tomar consciência daquilo que fazemos”.
SANTOS, Carlos Alberto. Pressupostos teóricos da didática. In CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011. P. 37  
Partindo da colocação de Santos compreendemos a importância da compreensão histórica do processo educacional, de sabermos quais teorias e teóricos estiveram em voga e em qual período econômico-político. Assim, relacione cada teórico abaixo às características de sua proposta:
Herbart *
Comênio
Dewey
* o nome de um teórico está grafado errado nas páginas 37 e 38, ao invés de Herbart está Herbat.  
(  ) Propõe uma sistematização do método de ensino composto pelos seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, assimilação, generalização, aplicação.
(  ) Sua proposta é o método de solução de problemas, seguindo o seguinte caminho: seleção de uma atividade inicial, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação.
(  ) É o pai da didática moderna. Propôs um método para ensinar tudo a todos.
(  ) Seu método se desenvolve em 5 momentos, que são viabilizadas por técnicas como: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, entrevista, observações.
(  ) Considera o professor como “inspetor supremo”, amparado por uma organização do trabalho pedagógico que pressupõe uma hierarquia de funções.
Agora selecione a sequência correta:
	
	A
	1, 1, 2, 2, 3
	
	B
	1, 3, 2, 3, 2
Você acertou!
Herbart - Propõe uma sistematização do método de ensino composto pelos seguintes passos: preparação do aluno, apresentação, assimilação, generalização, aplicação; (LIVRO-BASE, p. 37)
Comênio - É o pai da didática moderna. Propôs um método para ensinar tudo a todos. Considera o professor como “inspetor supremo”, amparado por uma organização do trabalho pedagógico que pressupõe uma hierarquia de funções. (LIVRO-BASE, p. 35)
Dewey - Sua proposta é o método de solução de problemas, seguindo o seguinte caminho: seleção de uma atividade inicial, problema, coleta de dados, hipótese e experimentação. Seu método se desenvolve em 5 momentos, que são viabilizadas por técnicas como: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, entrevista, observações. (LIVRO-BASE, p. 40)
	
	C
	 2, 3, 2, 1, 3
	
	D
	3, 3, 2, 2, 1
	
	E
	1, 2, 3, 3, 2
Questão 10/10
https://www.google.com.br/search?q=inclusão&espv=2&biw=1024&bih=663&source
Acesso em 07/07/2015
O uso da palavra inclusão remete a dois pontos fundamentais. Segundo Baggio e Nova (ULBRA, 2009), que pontos são esses?
Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças verdadeiras e F (falso) para as sentençasfalsas.
(  ) Se existe a necessidade de excluir, é porque alguém se encontra dentro e não se encaixa nos parâmetros considerados “normais”.
(   ) Se existe a necessidade de incluir, é porque alguém se encontra fora.
(  ) Se alguém se encontra fora, é porque existe um espaço que deve ser ocupado e que é regulado por critérios.
(   ) Se alguém se encontra fora, é porque não existe mais espaço suficiente.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – V – F
Você acertou!
Se existe a necessidade de incluir, é porque alguém se encontra fora. Se alguém se encontra fora, é porque existe um espaço que deve ser ocupado e que é regulado por critérios. (p. 84)
	
	E
	F – F – V – V

Outros materiais