Buscar

objetiva métodos quantitativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Respostas em vermelho
Considere: “é a medida que determina o valor de maior frequência na distribuição, isto é, o valor que mais aparece na distribuição”. Assinale a alternativa que representa essa definição:
A Média Aritmética
B Mediana
C Moda
D Separatrizes
Um centro de estudos de pesquisa de opinião realizou uma pesquisa para avaliar a opinião dos telespectadores de uma região, sobre um certo comentarista esportivo. Para isso entrevistou 380 telespectadores, selecionados ao acaso da região, e constatou que 180 desejavam que o comentarista fosse afastado da TV. Determine um intervalo de confiança de 90% para p: proporção de telespectadores, favoráveis ao afastamento do comentarista.
A [0,43; 0,51]
B [0,30; 0,60]
C [0,20; 0,50]
D [0,10; 0,62]
Sabe-se que a amostra é um subconjunto de elementos extraídos de uma população, mas com um grau de representatividade confiável. 
A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir como verdadeiros ou falsos e assinale a alternativa correspondente.
(V ) A representatividade dará confiança a amostra, resultando assim em uma probabilidade de acertos muito grande, referente às informações retiradas da população.
(V ) Quando estudamos a totalidade de um conjunto populacional, não podemos mais utilizar o conceito de amostra, para isso, definiremos este estudo como um censo.
(F ) Amostra representa o estudo de uma população em sua totalidade.
A V – F – V
B F – V – F
C V – V – F
D F – F – V
Os exemplos a seguir, referem-se à(s):
I - Economia: preços diários de ações; taxa de desemprego.
II - Medicina: níveis de eletrocardiograma ou eletroencefalograma.
III - Epidemiologia: casos semanais de sarampo; casos mensais de AIDS.
IV - Meterologia: temperatura diária; registro de marés
A Regressão Linear Simples.
B Regressão Linear Múltipla.
C Séries Temporais.
D Correlação.
São os números que avaliam a variação de um único item ou variável em comparação a um valor base, o qual é definido pelo pesquisador podendo abranger períodos (tempo), lugares ou qualquer outra situação que necessite de comparação. Essa definição refere-se ao(s):
A Número Índices Relativos.
B Número Índices de Ligação.
C Números Índices Simples.
D Números Índices Compostos.
O tempo médio, por operário, para executar uma tarefa, tem sido 100 minutos. Introduziu-se uma modificação para diminuir este tempo, e, após certo período, sorteou-se uma amostra de 16 operários, medindo-se o tempo de execução gasto por cada um. O tempo médio da amostra foi 85 minutos com desvio padrão de 12 minutos.Este resultado evidencia uma melhora no tempo gasto para realizar a tarefa? Apresente as conclusões aos níveis de 5% e 1% de significância.
A Não houve alterações.
B A modificação aumento o tempo de execução da tarefa.
C Pode-se afirmar que a modificação diminuiu o tempo de execução da tarefa.
D Não pode-se afirmar que a modificação diminuiu o tempo de execução da tarefa.
Sobre a análise do diagrama de dispersão, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:
I - Os valores crescentes de X estão associados a valores crescentes de Y. Correlação Positiva
II - Os valores crescentes da variável X estão associados a valores decrescentes da variável Y, ou valores decrescentes de X associados a valores crescentes de Y. Correlação Negativa
III - Os pontos (X, Y) estão perfeitamente alinhados. Correlação Perfeita Positiva
IV - Quando não houver relação entre as variáveis X e Y. Correlação Nula
V - Quando os pontos estiverem perfeitamente alinhados, mas em sentido contrário, a correlação. Correlação Perfeita Negativa
VI - Quando duas variáveis X e Y forem independentes, o coeficiente de correlação será nulo. Entretanto, algumas vezes, isto não ocorre, podendo, assim mesmo, o coeficiente apresentar um valor próximo de –1 ou +1.Correlação Espúria
( ) Correlação Perfeita Negativa
( ) Correlação Negativa
( ) Correlação Nula
( ) Correlação Positiva
( ) Correlação Perfeita Positiva
( ) Correlação Espúria
A II – IV – V – I – III – VI
B V – II – IV – I – III – VI
C VI – II – IV – III – I – V
D II – IV – V – III – I – VI
Sobre os objetivos da Programação Linear,analise as proposições a segui e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( )Aplicar os resultados com a confiança que é adquirida somente com a compreensão dos problemas e dos resultados envolvidos.
( )Reconhecer os problemas que são passíveis de análise pelo modelo.
( )Avaliar e interpretar inteligentemente os resultados.
( )Construir modelos que descrevem de maneira razoável relações entre várias variáveis explicativas (X) de um determinado processo.
A V, F, V, F
B V, V, F, F
C F, F, V, F
D V, V, V, F
Assinale a alternativa que se refere às etapas da estatística descritiva.
A Amplitude total, população e análise.
B Distribuição de frequência, medidas e análise.
C Distribuição aleatória, população e classes.
D Medidas, amplitude total e população.
Assinale a alternativa que representa a cronologia da fase operacional do método estatístico.
A Fase 1 - apuração dos dados; Fase 2 - coleta de dados; Fase 3 - apresentação dos dados; Fase 4 - análise, interpretação e conclusão das informações.
B Fase 1 - coleta de dados; Fase 2 - apresentação dos dados; Fase 3 - apuração dos dados; Fase 4 - análise, interpretação e conclusão das informações.
C Fase 1 - coleta de dados; Fase 2 - apuração dos dados; Fase 3 - apresentação dos dados; Fase 4 - análise, interpretação e conclusão das informações.
D Fase 1 - apuração dos dados; Fase 2 - coleta de dados; Fase 3 - análise, interpretação e conclusão das informações; Fase 4 – apresentação dos dados.
Média, Mediana e Moda são medidas de:
A Dispersão
B Posição
C Assimetria
D Curtose
São métodos quantitativos que auxiliam os administradores, economistas, contadores entre outros profissionais, há comparar, compreender e analisar determinadas variáveis relacionadas entre si com as suas variações. Essa definição refere-se:
A ao Cálculo Matricial.
B aos Números Índices.
C à Regressão Linear.
D à Amostragem.
O número de vezes que um adulto respira, por minuto, depende da idade e varia muito de pessoa para pessoa. Suponha que a distribuição dessa variável aleatória Y seja normal, com média de 16 e desvio padrão igual a 4. Se uma pessoa é escolhida aleatoriamente e o número Y de respiração por minuto for anotado, qual a probabilidade de Y exceder 22?Considere Z=0,4332 e erro 5%.
A 2%
B 8,7%
C 5%
D 6,68 % 0,5 – 0,4332 = 0,0668
Com relação à análise, interpretação e conclusão das informações: Marque (V)verdadeira e (F) Falsa e em seguida assinale a Alternativa correta
(V)É a última fase do processo estatístico.
(V) Esta fase é responsável por processar todas as informações coletadas, sendo que estas serão interpretadas de forma analítica.
(V) As informações são analisadas minuciosamente, além disso, podem contribuir para a tomada de decisão ou somente ficam a disposição como fonte de pesquisas futuras.
(F)Consiste na utilização de um software para apresentação de tabelas, gráficos A V – V – F – V
B F – V – V – F
C F – F – V – V
D V – V – V – F
Dada a seguinte equação: y = 2,397 + 4,257 x, onde y = valor predito para a taxa de criminalidade e x = taxa de analfabetismo. Assinale a alternativa que interpreta essa equação.
A Para um aumento de uma unidade na taxa do analfabetismo (x), a taxa de criminalidade (y) aumenta, em média, 4,257 unidades.
B Para um aumento de uma unidade na taxa de criminalidade (y), a taxa do analfabetismo aumenta, em média 2,397 unidades.
C Para uma redução de uma unidade na taxa do analfabetismo (x), a taxa de criminalidade (y) aumenta, em média, 4,257 unidades.
D Para um aumento de uma unidade na taxa de criminalidade (y), a taxa do analfabetismo aumenta, em média 4,257 unidades.
O termo é utilizado em estatística para designar a força que mantém unidos dois conjuntos de valores.Essa definição refere-se:
A
à correlação
B à amostra
C à população
D ao intervalo de confiança
Num ensaio para testar a proteção de dois tipos de tinta em superfícies metálicas, 55 painéis foram pintados com a tinta PK12 e 75 com a tinta PK15. Decorridos dois anos de exposição dos painéis ao ar livre, verificou-se que, dos painéis pintados com PK12, 6 apresentaram problemas enquanto que dos 75 painéis pintados com PK15, 19 apresentaram problemas. Qual a conclusão que pudesse chegar ao nível de 5% de significância?
A As duas tintas são iguais.
B As duas tintas se diferem.
C Não há como tirar conclusões.
D Nenhuma das alternativas.
O que representa a análise do r Square?
A Exemplifica a relação: Consumo x Renda.
B A variação de –1 a +1 e sua interpretação dependerá do valor numérico e do sinal.
C É toda análise a qual utilizamos duas variáveis quantitativas da amostra, para verificarmos se existe correlação entre elas.
D É o resultado do coeficiente de correlação de Pearson ao quadrado, ou seja, determina o impacto da variável independente do X no comportamento da variável dependente Y.
Assinale a alternativa que corresponde à definição de estatística indutiva ou inferencial:
A Refere-se à investigação de informações de uma amostra, a qual é baseada em populações de probabilidade diferentes.
B Refere-se aos resultados de uma população, a qual é baseada em amostras de probabilidade diferentes.
C Refere-se à análise e interpretação de dados de uma população, a qual é baseada em amostras de probabilidade da mesma.
D Refere-se aos achados quantitativos de uma observação, a qual baseia-se em populações definidas.
Sabe-se que a curva de distribuição normal é conhecida como Curva de Gauss.Assinale a alternativa que melhor representa suas características:
A Tem a forma de sino e é assimétrica.
B A área total sobre a curva é de 50%.
C Média, Mediana, Moda são diferentes.
D Tem a forma de sino e é simétrica em torno da média.
Para que possamos realizar uma investigação, é necessário que parâmetros mensuráveis sejam estabelecidos, além disso, devemos seguir uma ordem cronológica dos fatores a serem estudados.
A partir dessa afirmação, julgue os itens a seguir como verdadeiros ou falsos e assinale a alternativa correta.
(v ) Primeiramente, define-se o problema, na sequência o planejamento e por último apresenta-se as fases operacionais.
( f) A etapa do planejamento refere-se ao desenvolvimento prático do estudo.
(v ) O problema de pesquisa parte da seguinte indagação: O que devemos pesquisar exatamente?
( f) Os dados referem-se às informações que não constituem os objetos de estudo estatísticos.
A V – V – F – V
B V – F – V – V
C F – V – V – F
D V – F – V – F
Sobre as utilizações dos Números Índices,analise as proposições a segui e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( V)Variação entre categorias (pessoas, produtos).
( F)Variação em variáveis qualitativas.
( V)Variação entre localizações geográficas.
( V)Variação ocorrida durante um certo período (tempo).
A V, F, V, F
B V, F, V, V
C F, V, F, V
D F, F, V, V
Sobre as medidas de tendência central, relacione as colunas:
I - É a medida que determina o valor de maior frequência na distribuição, isto é, o valor que mais aparece na distribuição.
II - É o valor do elemento do meio de uma distribuição, se “n” for ímpar, ou é a média dos valores do meio se “n” for par.
III - É a medida que corresponde ao grau de concentração dos valores de uma distribuição.
( 3) Média Aritmética
( 2) Mediana
(1 ) Moda
A III – I – II
B III – II – I
C I – II – III
D I – III – II
Sejam as matrizes: A = (aij)4x3, aij = j.i e B = (bij)3x4, bij = j.i. Seja C a matriz resultante do produto entre A e B. Calcule elemento c23 da matriz C.
A 78
B 84
C 74
D 68
Sobre Distribuição Normal e Distribuição Amostral, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.
I – Distribuição Normal
II – Distribuição Amostral
(1 ) É uma distribuição contínua, a qual possui dois parâmetros estatísticos fundamentais.
(2 ) É a distribuição de probabilidade de uma medida estatística, baseada em uma amostra aleatória, a qual é determinada o posicionamento dos valores dentro dos parâmetros da média e do Desvio-padrão.
(1 ) Sua curva é conhecida como Curva de Gauss.
A I – II – I
B I – I – II
C II – II – I
D II – I – II
Quanto à distribuição de frequência, assinale a alternativa correta sobre qual elemento refere-se à definição a seguir: “a diferença entre o maior (>) e o menor (<) valor observado na Relação de Valores”
A Relação de Valores
B Frequência Simples
C Amplitude Total
D Classes
Assinale a alternativa que representa os modelos clássicos das séries temporais:
A Tendência; Cíclicas ou períodos cíclicos; Sazonais ou sazonalidade; Estacionalidade.
B Modelo linear simples e Modelo linear múltiplo.
C Discreto, Contínuo e Multivariado.
D Tendência, Modelo linear simples e Multivariado.
Sobre o teste de hipótese para a média populacional, no caso de a variância populacional ser desconhecida. Qual fator deve ser considerado, para se proceder?
A Depende do tamanho da população.
B Depende do tamanha da amostra.
C O intervalo de confiança.
D O teste de hipótese.
A amostra, que é uma parte da população, tem de ser representativa da população. Supondo que uma população fosse constituída de 75% do sexo feminino e 25% do sexo masculino, foi retirada uma amostra que acusou para o sexo feminino 10% e para o masculino 90%. Nessas condições:
A a amostra é representativa da população, pois expressa os atributos da população.
B a amostra é representativa da população, pois todas as amostras são representativas da população.
C a amostra não é representativa da população, pois, para ser, haveria necessidade de que na amostra exatamente 75% fossem do sexo feminino.
D a amostra não é representativa da população tendo em vista que os percentuais encontrados diferem em muito dos valores populacionais.
A regressão linear é o processo estatístico que possui a finalidade de encontrar a relação linear entre as variáveis aleatórias, se as mesmas existirem. Quanto a sua classificação, assinale a alternativa correta:
A Regressão linear múltipla e regressão linear aleatória.
B Regressão linear múltipla e regressão linear composta.
C Regressão linear simples e regressão linear sequencial.
D Regressão linear simples e regressão linear múltipla.
Todo sistema linear é classificado de acordo com o número de soluções apresentadas por ele. Sobre o sistema linear, relacione as colunas e assinale a alternativa correta:
I – Possui apenas uma solução.
II – Possui infinitas soluções.
III – Não possui solução.
(1) Sistema Possível e Determinado.
(2) Sistema Possível e Indeterminado.
(3) Sistema Impossível.
A II – III – II
B I – III – II
C II – I – III
D I – II – III
Uma sala de aula possui 55 alunos, sendo que a idade do mais novo é de 17 anos e do mais velho é 60 anos. Assinale a alternativa que representa a Amplitude Total.
A 77
B 43
C 55
D 38
O peso médio de 500 estudantes do sexo masculino, de uma determinada universidade, é 75,5kg e o desvio padrão é 7,5kg. Admitindo-se que os pesos estão distribuídos normalmente, determinar quantos estudantes pesam mais do que 92,5kg.Considere que os estudantes com pesos superiores a 92,5kg devem pesar pelo menos 92,75kg.
Z=0,4893 e erro = 5%.
A 5 estudantes
B 10 estudantes
C 5 estudantes
D 20 estudantes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais