Buscar

Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Tutoria de Biofísica
Tutora: Thayane Martins Silva
Data: 02/09/2011
Estudo Dirigido 2 – Bioeletrogênese – Potencial de Repouso
Defina potencial de Equilíbrio de um íon. Como podemos medir este potencial?
É o potencial de membrana no qual não ocorre fluxo efetivo de íons através da membrana
Defina potencial de repouso.
O potencial de repouso é a diferença de carga na monocamada, onde no interior é eletricamente negativo em relação ao exterior. Onde essa diferença é constante, o potencial de repouso será mantido sempre que o neurônio não esteja gerando impulsos
Quais canais iônicos estão envolvidos na geração do potencial de repouso?
A manutenção é realizada pelo íon K+, isso é, dado pela bomba de sódio e potássio ATPase.
Qual o principal íon responsável pelo potencial de repouso? Como podemos demonstrar a participação de um íon no potencial de repouso?
K+ aumenta a concentração do meio extracelular e vemos que o potencial de repouso vai se alterando
Como podemos medir o potencial de membrana de uma célula? Existe algum método diagnóstico que utilize esta medida?
Pode ser medido através de microtubulos, colocando na membrana. Medindo o potencial de repouso, e por ser um tubo fino, causa danos mínimos na membrana. É preenchido por uma solução salina, é conectado pelo voltímetro para ver a diferença de potencial entre a membrana e o meio extracelular. Revela que a carga elétrica não está distribuída igualmente.
Existe uma concentração de K+ muito maior dentro do que fora da célula. Por que, então, o potencial de repouso é negativo?
Devido a concentração maior de K+ dentro da célula, saindo K+ mais para o meio extracelular, deixando dentro da célula menos positivo, ou seja, negativo.
Quando o encéfalo é privado de oxigênio, as mitocôndrias dos neurônios deixam de produzir ATP. Que efeito isto teria no potencial de membrana? Por quê?
Se não houver ATP a bomba não vai funcionar para manter o potencial de repouso, não ocorrendo o impulso nervoso e impedindo potenciais de ação.
 Em 4 de junho de 1990, Dr. Jack Kevornian chocou a comunidade científica por dar assistência ao suicídio de Janet Adkins, uma senhora de 54 anos que havia sido diagnosticada com a doença de Alzheimer. Sua morte foi causada por uma injeção intravenosa de KCl. As bases iônicas do potencial de membrana em repouso explicam por que o coração parou de bater. Baseado em seus conhecimentos sobre o potencial de repouso explique por que uma injeção intravenosa de KCl é uma injeção letal.
O potencial de repouso deixa a célula negativa,e colocando K aumenta a concentração, despolarizando e deixando a célula menos negativa.

Outros materiais