Buscar

5S O&M

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CAMPUS DE CACOAL 
5S
Andressa Santos
Gisele Hottes
Geisiane Souza
 Cacoal – RO 
2015
SEIRI- SENSO DE UTILIÇAZAO 
		Para que serve: 
Separar o que utilizamos do que não necessitamos e não usamos. Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado à execução das atividades e ao ambiente de trabalho: o que não serve para um setor pode servir e estar fazendo falta em outro setor.
Significa :Separar tudo o que não tiver utilidade para o setor
SEITON SENSO DE ORDENAÇÃO 
		Para que serve 
Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, utensílios, informações e dados de modo a facilitar o seu uso e manuseio, facilitando a procura, localização de qualquer item.
significa "cada coisa no seu devido lugar". “
SEISSO -SENSO DE LIMPEZA 
		Para que serve 
Deixar o local limpo e as máquinas e equipamentos em perfeito funcionamento. Fazendo uma faxina geral, limpando pisos, paredes, armários, mesas, arquivos, máquinas e equipamentos, bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões; Evitar sujar o local desnecessariamente, desenvolvendo hábitos de limpeza: lixo na lixeira, mesas limpas, máquinas cobertas; etc.
 O mais importante no conceito não é o ato de limpar mas o ato de "não sujar" . constitui que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto ocorra.
"MAIS IMPORTANTE QUE LIMPAR É NÃO SUJAR"
 SE I K E T S U -SENSO DE SAUDE
		Para que serve: 
Desenvolver a preocupação constante com a higiene em seu sentido mais amplo, tornando o lugar de trabalho saudável e adequado às atividades ali desenvolvidas.
Adotando como rotina a prática dos três; anteriores; Adotar hábitos de cuidado com a saúde e higiene pessoal; Criar um ambiente harmonioso que leve em consideração a estética (beleza) do local de trabalho
"CORPO, MENTE E AMBIENTE SAUDÁVEIS"
SHITSUKE-SENSO DE AUTO DISCIPLINA 
Consistir em desenvolver o hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam elas escritas ou informais. Este hábito é o resultado do exercício da força mental, moral e física. Poderia ainda ser traduzido como desenvolver o "querer de fato" , "ter vontade de", "se predispor a". 
"COMPROMISSO, DEDICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E PERSISTÊNCIA"
Pratica dos 5s
Antes
 
DEPOIS
ANTES DEPOIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais