Buscar

PROVA AV2 BIOQUIMICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 76131)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	João, 54 anos, procurou o ambulatório de nutrição com a queixa principal de aumento de peso e cansaço. Durante a anamnese o paciente relatou que é sedentário e fumante. Após a realização de análises bioquímicas foram detectadas alterações no metabolismo das lipoproteínas, como, níveis séricos elevados de LDL (lipoproteína de baixa densidade) e de VLDL (lipoproteína de muito baixa densidade) e níveis reduzidos de HDL (lipoproteína de elevada densidade). Essas alterações no metabolismo das lipoproteínas estão associadas ao processo de aterosclerose e demonstram que o paciente apresenta um sério risco de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Dessa forma, o paciente deve ser orientado a modificar seu estilo de vida. A prática regular de exercícios físicos promove uma série de benefícios ao organismo humano. Com base nas alterações no metabolismo das lipoproteínas do paciente, explique a relação entre a prática regular de exercícios de endurance (aeróbios) e a atividade da enzima lipase lipoproteica (LPL).
		
	
Resposta: A enzima LPL está presente nas paredes dos vasos sanguíneos, e tem como objetivo eliminar os triglicerídeos, e com a prática de exercícios aeróbios a enzima LPL aumenta sua atividade, gerando assim o aumento da enzima HDL (colesterol bom), e a diminuição do LDL (colesterol ruim). Por isso é bom a prática de exercícios aeróbios, baixando o LDL e aumentando o HDL atráves da LPL, se diminui as chances de ocasionar doenças cardíacas.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 20769)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação aos aminoácidos é correto afirmar que:
		
	 
	São as unidades fundamentais das proteínas. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	São as unidades fundamentais dos ácidos nucléicos. São formados por um grupo amida, um grupo carboxílico, nitrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	São as unidades fundamentais do DNA. São formados por um grupo amida, um grupo aldeído, fosfato, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	São as unidades fundamentais dos carboidratos. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, hidrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	São as unidades fundamentais dos lipídeos. São formados por um grupo amina, um grupo carboxílico, nitrogênio, carbono e um radical característico de cada aminoácido.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 60089)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O nadador Michael Phelps surgiu na Olimpíada de Beijing (China, 2008) como um verdadeiro fenômeno, tanto pelo seu desempenho quanto pelo seu consumo alimentar. Estima-se que ele ingeriu uma quantidade diária de alimentos capaz de lhe oferecer 12.000 Kcal. Só no almoço, ele ingeriu um pacote de macarrão de 500 gramas, além de acompanhamentos. Podemos assumir que com essa ingestão de carboidratos antes do exercício os seus estoques de glicogênio corporal estão repletos. Nesse sentido, verificou-se que a concentração plasmática de amônia nas primeiras horas de treinamento intenso está baixa, mas começa a aumentar a medida que o treinamento se prolonga. Assumindo que o nadador não ingere nenhum tipo de alimento ou suplemento durante o treinamento discuta metabolicamente a variação da concentração de amônia encontrada no sangue do nadador no inicio e na parte final do treinamento.
		
	
Resposta: No ínicio do treinamento a concentração de amônia é baixa porque se tem pouca energia, se produziu pouco ATP, e depois das primeiras horas, onde o treinamento está mais intenso e se produziu bastante energia, a nível da amônia aumentou. A concentração varia, dependendo da quantidade que se produziu de ATP.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 25598)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação a síntese de ácidos graxos é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A rota de síntese de ácidos graxos difere da rota de degradação de ácidos graxos tanto localmente quanto das enzimas que participam.
	
	NADPH e importante para fornecer o poder redutor para a síntese destas moléculas.
	 
	O processo de síntese de ácidos graxos ocorre nas mitocôndrias
	
	Inicia-se a partir da condensação de moléculas de acetil-coA
	 
	O principal acido graxo produzido é o palmitato com 16 atomos de carbono
	
	
	 5a Questão (Cód.: 91237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	DNA e RNA são ácidos nucléicos que apresentam diferenças:
		
	 
	Nas pentoses, nas bases nitrogenadas e no número de filamentos
	
	Apenas nos tipos de bases nitrogenadas, já que a uracila existe apenas no DNA.
	
	Apenas na pentose, que no DNA é a desoxirribose e no RNA é a ribose
	
	No número de filamentos, que são simples no DNA e duplos no RNA.
	
	Nas pentoses, nos filamentos
	
	
	 6a Questão (Cód.: 29753)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico. Sendo assim, por que as enzimas aumentam a velocidade das reações?
		
	 
	diminuem a energia de ativação
	 
	aumentam a concentração do substrato
	
	hidrolizam ATP
	
	competem com o substrato
	
	hidrolizam o substrato
	
	
	 7a Questão (Cód.: 29729)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A alimentação é a base da vida e através dela que a saúde e o bem-estar dos indivíduos são mantidos. Os profissionais de saúde, ao avaliarem seus pacientes, devem ter em mente que cada indivíduo possui uma necessidade energética diferente. Dessa forma, a dieta deve ser variada e equilibrada para garantir o aporte suficiente de todos os nutrientes, que após serem ingeridos passam por uma série de reações químicas denominadas metabolismo. A expressão metabolismo basal ou taxa metabólica basal (TMB) se refere à:
		
	 
	Energia mínima necessária para a digestão dos nutrientes.
	
	Energia máxima necessária para a manutenção das funções orgânicas no jejum e no repouso.
	 
	Energia mínima necessária para a manutenção das funções orgânicas no jejum e no repouso.
	
	Energia mínima necessária para a manutenção das funções orgânicas durante o exercício.
	
	Energia máxima necessária para a manutenção das funções orgânicas durante o exercício.
	 8a Questão (Cód.: 31542)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A enzima diidrofolato redutase é inibida pela ligação do metotrexato, uma droga antileucêmica, e é ocasionalmente chamada de ¿receptor de metotrexato¿. Essa enzima funciona normalmente na ausência do metotrexato, não sendo, portanto, um receptor no sentido estrito. Segundo o texto é correto afirmar que a enzima é um__________ e o ligante é um ________________, respectivamente.
		
	 
	Aceptor e receptor.
	
	Antagonista e aceptor.
	
	Agonista e Antagonista
	
	Receptor e Aceptor.
	 
	Aceptor e antagonista.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 20806)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paciente, 56 anos, fumante há mais de 40 anos, portador de enfisema pulmonar, chega a emergência do hospital com quadro de dispnéia. Após análise laboratorial do sangue arterial do paciente, o médico observou os seguintes valores de pCO2 = 65mmHg (normal 40mmHg) e [HCO3-] = 15mmol/L (normal 21-28mmol/L). Baseado no caso clínico apresentado, assinale como se encontra a ventilação pulmonar deste paciente e o distúrbio ácido-básico que ele está apresentando:
		
	
	hiperventilação e alcalose respiratória
	 
	hipoventilação e acidose respiratória
	
	hipoventilação e alcalose respiratória
	 
	hiperventilação e acidose metabólica
	
	hipoventilação e acidose metabólica
	
	
	 10a Questão (Cód.: 29697)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Paciente etilista crônico, sexo masculino, chegou à emergência de um hospital acompanhado de sua esposa, comqueixa principal de desconforto no hipocôndrio direito. Durante a anamnese, a esposa do paciente relatou que o mesmo vinha apresentando aumento na ingestão de bebidas alcoólicas acompanhado de anorexia (perda do apetite), ou seja, diminuição na ingestão alimentar e perda de peso. Durante o exame físico, o paciente foi submetido à palpação abdominal e foi observada hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado). A avaliação antropométrica revelou que o paciente encontrava-se desnutrido. O diagnóstico foi esteatose hepática. Com base no caso clínico, qual é a relação entre a desnutrição desencadeada pela ingestão compulsiva e excessiva de bebidas alcoólicas com o diagnóstico do paciente (esteatose hepática)?
		
	
	À medida que a doença hepática progride, ocorre aumento na síntese das apolipoproteínas. Dessa forma ocorre um aumento na via de exportação dos triglicerídios do fígado como VLDL.
	
	À medida que a doença hepática progride, ocorre diminuição na síntese dos quilomícrons devido à desnutrição proteica desencadeada pela diminuição progressiva na ingestão alimentar. Dessa forma, se instala um prejuízo na via de exportação dos triglicerídios do fígado como HDL, ocorrendo, então, o acúmulo dos mesmos nas células hepáticas (hepatócitos).
	 
	À medida que a doença hepática progride, ocorre diminuição na síntese das apolipoproteínas devido à desnutrição proteica desencadeada pela diminuição progressiva na ingestão alimentar. Dessa forma, se instala um prejuízo na via de exportação dos triglicerídios do fígado como VLDL, ocorrendo, então, o acúmulo dos mesmos nas células hepáticas (hepatócitos).
	 
	À medida que a doença hepática progride, ocorre diminuição na síntese das apolipoproteínas devido à desnutrição proteica desencadeada pela diminuição progressiva na ingestão alimentar. Dessa forma, se instala um prejuízo na via de exportação dos triglicerídios do fígado como LDL, ocorrendo, então, o acúmulo dos mesmos nas células hepáticas (hepatócitos).
	
	À medida que a doença hepática progride, ocorre diminuição na síntese das apolipoproteínas devido à depleção das reservas de glicogênio muscular desencadeada pela diminuição progressiva na ingestão alimentar. Dessa forma se instala um prejuízo na via de exportação dos triglicerídios do fígado como ácidos graxos livres, ocorrendo, então, o acúmulo dos mesmos nas células hepáticas (hepatócitos).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes