Buscar

Perguntas relacionadas ao texto de Emile Durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após a leitura do texto “As regras do método sociológico” de Émile Durkheim, responda as seguintes questões.
____________________________________________________________________________
Questões:
1) A partir da leitura do texto, o que Durkheim quer dizer quando escreve: “os fenômenos sociais são objetos e devem ser tratados como tais”? 
Para Durkheim, os fenômenos sociais são considerados como exteriores aos indivíduos e devem ser conhecidos não pelos meios psicológicos, pela busca das razões internas aos indivíduos, mas externamente a ele na própria sociedade e na interação dos fatos sociais. Fazendo uma analogia com a biologia. Para Durkheim, seria uma síntese, um todo maior do que a soma das partes, da mesma maneira que a sociedade é uma síntese de indivíduos que produz fenômenos diferentes e variados dos que ocorrem nas consciências individuais.
2) Durkheim, no seu texto, condena o uso de prenoções ou noções vulgares em substituição às conclusões da ciência sociológica. O que são prenoções, e como acontece sua utilização? 
Prenoções são conhecimentos vagos e imperfeitos de alguma coisa, noções superficiais que se tem de alguma coisa. Quando Durkheim diz para deixar de lado as prenoções, quer dizer que devemos investigar o que há por trás do senso comum, que é alimentado por preconceito, para que possamos deixar de mover nossas ações e pensamentos premeditadamente e com ideias que não dizem respeito à realidade, escondida em meio aos preconceitos.

Outros materiais