Buscar

Análise de Nietzsche e a Genealogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UMA ANÁLISE EM NIETZSCHE: A CONCEPÇÃO FOUCAULTIANA DA NEGATIVIDADE DA GENEALOGIA COMO CONSTRUTORA DE UM ETHOS RENOVADOR “.
 
 
*
 
Prof.dr. Fábio Liborio –Psicologia UDF.
*
*
TÓPICO 1- “NIETZSCHE”.
 
 
*
Prof. Dr. Fábio Liborio –Ensino e Pesquisa / UDF.
*
*
FONTE:
FOUCAULT, M. MICROFÍSICA DO PODER. RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES GRAAL, 17° EDIÇÃO, 2002, 
*
Prof. Dr. Fábio Liborio –Ensino e Pesquisa / UDF.
*
*
FONTE: FOUCAULT, M. MICROFÍSICA DO PODER. RIO DE JANEIRO: EDIÇÕES GRAAL, 17° EDIÇÃO, 2002, 
*
Prof. Dr. Fábio Liborio –Ensino e Pesquisa / UDF.
 NESTA AULA ENTENDEREMOS UM POSTULADO DE FOUCAULT E SEU POSICIONAMENTO FIEL À IDÉIA REFUTATIVA DA VALIDAÇÃO DA HISTÓRIA, RELACIONANDO A ESTE PROBLEMA DA GENEALOGIA COMO RECONSTRUÇÃO VALIDATIVA DE SEU SIGNIFICADO. NOSSO QUESTIONAMENTO COMO PONTO DE PARTIDA SERÁ O MESMO FOUCAULT TOMOU EM SEU ENSAIO “NIETZSCHE, A GENEALOGIA E A HISTORIA”, COM A SEGUINTE PROPOSIÇÃO: “A HISTÓRIA EXISTE ENQUANTO VERDADE OU A GENEALOGIA A REVELARÁ COMO PARTE DE CONSTRUÇÕES CULTURAIS INVERÍDICAS?”.
*
*
 
*
INTRODUÇÃO:
 
 POR QUE EXISTE ESTA NECESSIDADE PARA NIETZSCHE E FOUCAULT? A HISTÓRIA DESTRÓI A VERDADE NA MEDIDA EM QUE ELEGE UMA PARÓDIA PARA DESCREVER UMA SITUAÇÃO COMPLEXA, POR ELEMENTOS HISTÓRICOS SUPERFICIAIS. A PARÓDIA BURLESCA ENVIA UM SABOR DE IMPÉRIO ROMANO, O HERÓI GERMÂNICO QUE INVADE A ÉPOCA DE WAGNER (O SÉCULO XIX), COMO DISSE FOUCAULT. PARA NIETZSCHE E FOUCAULT, ACABOU-SE DE UMA VEZ POR TODAS A HISTÓRIA MONUMENTAL, CHEIA DE FILIGRANAS, PERPÉTUA, COM CONSISTÊNCIA DE VERDADE ABSOLUTA. A HISTÓRIA (SERIAL, POSITIVISTA, MONUMENTAL) SACRIFICA O SUJEITO DE CONHECIMENTO, NA MEDIDA EM QUE NÃO PERMITE QUE SE DESCORTINE O JUSTAMENTE MAIS IMPORTANTE E QUE PARADOXALMENTE NÃO POSSUI HISTÓRIA: O SENTIMENTO, O AMOR, A CONSCIÊNCIA, OS INSTINTOS. 
*
*
 
*
 
 ESTES CITADOS NOVOS CAMPOS DO SABER HISTÓRICO SÃO REPRESENTAÇÕES, O VELHO NOVO PROBLEMA DA PÓS-MODERNIDADE QUE A HISTÓRIA ACADÊMICA INSISTE EM REFUTAR. 
INTRODUÇÃO:
*
*
2. NIETZSCHE E A GENEALOGIA (CONT.):
 
*
 REGULAR A GENEALOGIA SURGE, PORTANTO PARA PREENCHER ESSA LACUNA DA NECESSIDADE DA MINÚCIA DO SABER. ELA SE OPÕE À PESQUISA DA ORIGEM. O PARADIGMA DA ORIGEM É IDENTIFICADO POR FOUCAULT EM NIETZSCHE NO TERMO ALEMÃO URSPRUNG. SCHOPENHAUER TAMBÉM PROCUROU; ELE TAMBÉM TEVE O SEU MOMENTO DE CAÇA À SUA URSPRUNG DA RELIGIÃO. MAS NIETZSCHE, ENQUANTO GENEALOGISTA SE RECUSA A USAR ARBITRARIAMENTE A PALAVRA URSPRUNG, OU SEJA, ORIGEM. 
*
*
2. NIETZSCHE E A GENEALOGIA (CONT.):
*
 PORQUE RECOLHER UMA ESSÊNCIA PURA EM QUALQUER TIPO DE PESQUISA É PERIGOSO, E ADEMAIS O GENEALOGISTA QUER ESCUTAR MAIS A HISTÓRIA QUE A METAFÍSICA, E ISTO É CLARO, NOS COLOCARÁ EM OUTRO UNIVERSO DO PARADIGMA. DETRÁS DAS COISAS, EXISTE O SEGREDO DE QUE AS COISAS SÃO SEM ESSÊNCIA E SÃO CONSTRUÍDAS POR UNS POUCOS TOLOS QUE COSTURAM TAL QUAL UMA COLCHA DE RETALHOS. DESCOBRE-SE ENTÃO, QUE O RIGOR DA ANÁLISE CIENTÍFICA PARA SE EXTRAIR A VERDADE DAS COISAS NÃO POSSUI A MENOR VALIDAÇÃO. AFINAL, QUEM DISSE QUE A ORIGEM DAS COISAS TEM DE SER SUBLIME OU POSSUIR EXCELÊNCIA? 
*
*
2. NIETZSCHE E A GENEALOGIA (CONT.):
 O GENEALOGISTA PRECISA DA HISTÓRIA PARA DESMENTIR A SUA ORIGEM, SEJAM ELAS AS GENEALOGIAS DA MORAL, DOS VALORES, DO ASCETISMO, OU DO CONHECIMENTO. POR ISSO O CONCEITO DE LIBERDADE NASCEU DO CONFLITO ENTRE CLASSES QUE DOMINAM CLASSES, DE HOMENS QUE DOMINAM HOMENS, COMO SUBPRODUTO DO PALCO DESSES ACONTECIMENTOS E DE SEUS VENCEDORES, QUE TERÃO AGORA, A LIBERDADE, PELO MENOS ATÉ O PRÓXIMO COMBATE. 
*
*
*
*
 E ASSIM QUE NASCE A DIFERENÇA ENTRE OS VALORES. MAS NÃO SE ILUDAM: A HUMANIDADE NÃO PROGRIDE LENTAMENTE DE COMBATE EM COMBATE ONDE SE TRANSCENDERÁ EM DEVIR UMA PAZ UNIVERSAL, SUBSTITUINDO PARA SEMPRE A GUERRA; ELA AINDA INFELIZMENTE PROSSEGUIRÁ DE DOMINAÇÃO EM DOMINAÇÃO. HOJE, VIVEMOS A GUERA DA LÍBIA, DO AFEGANISTÃO, DO IRAQUE, POR CAUSA DE DITADURAS E FUNDAMENTALISMOS IRRESPONSÁVEIS.
2. NIETZSCHE E A GENEALOGIA (CONT.):
 
*
*
*
 A HISTÓRIA VIÁVEL SERÁ AQUELA QUE PERMITIU INSERIR A DESCONTINUIDADE EM SUAS FRONTEIRAS, SEM NENHUMA CONSTÂNCIA DE SEUS VALORES. TEM DE SER A HISTÓRIA DOS CONCEITOS E DAS IDÉIAS, SEM A NECESSIDADE DE UM MOMENTO ÚNICO, AGUDO, ONDE O ACONTECIMENTO DEVA TER SURGIDO. AS FORÇAS QUE FABRICAM A HISTÓRIA NASCEM DA LUTA, NÃO DA CONSTÂNCIA.
VOLTAMOS AO PARADIGMA: A PAIXÃO DO CONHECIMENTO TALVEZ ATÉ MATE A HUMANIDADE... SE A PAIXÃO DO CONHECIMENTO NÃO MATAR A HUMANIDADE ELA MORRERÁ DE FRAQUEZA. O QUE É PREFERÍVEL? EIS A QUESTÃO PRINCIPAL; A HISTÓRIA NÃO É UM DESFILE DE CRONOLOGIAS. HISTORIAR É, POIS, FAZER “HISTÓRIA DAS IDÉIAS”.
2. NIETZSCHE E A GENEALOGIA (CONT.):
*
*
*
 RELACIONANDO A HISTORIA TRADICIONAL E A GENEALOGIA, FOUCAULT EVIDENCIA AS CRITICAS DE NIETZSCHE AO SENTIDO SUPRA-HISTORICO, QUE SE APÓIA SOBRE ABSOLUTOS, E CONSIDERA O SENTIDO HISTÓRICO COMO IDEAL PARA A GENEALOGIA TRABALHAR AQUELE QUE NÃO SE APÓIA SOBRE NENHUM ABSOLUTO, MAS SIM TRABALHA EM PERSPECTIVA.
CONSIDERAÇÕES FINAIS EM 
NIETZSCHE: 
*
*
*
 FOUCAULT, NESSE TEXTO RECOLHIDO DE “MICROFISICA DO PODER”, TRABALHA COM O CONCEITO DE GENEALOGIA NIETZSCHIEANO, E SE APROPRIA DELE PARA FUNDAMENTAR SUA PROPRIA ANALISE GENEALOGICA.COMO PONTO DE PARTIDA, FOUCAULT NOS COLOCA QUE A FINALIDADE DA GENEALOGIA É TRABALHAR COM AQUILO QUE NAO É HISTORICO E ENCONTRAR-LHE AS LACUNAS, AS DESCONTINUIDADES, SE OPONDO ASSIM A METAFISICA ENQUANTO PESQUISA DA ORIGEM. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS EM 
NIETZSCHE:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais