Buscar

OS SOFISTAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Ética e Filosofia. Aula -2 : –
OS SOFISTAS.
FOTO: ROSTO DE PROTÁGORAS, SOFISTA
- 2015. PROF. FÁBIO LIBORIO.
1. OS SOFISTAS
 
1- SÍNTESE CRIATIVA OU ETOLOGIA: 
PODO GREGO 'SOPHISTÉS': 'SOPHÍA' (SABEDORIA) + 'TÉS' (SUFIXO QUE DESIGNA AGENTE OU PROFISSÃO, COMO EM 'POIETÉS', POETA, E NAÚTES, MARINHEIRO). DESIGNA ORIGINALMENTE O PROFISSIONAL DA SABEDORIA, O HOMEM SÁBIO, HÁBIL, NÃO DISTANCIANDO-SE NESSA ACEPÇÃO DO ADJETIVO DE MESMA RAIZ 'SOPHÓS'. A PARTIR DE MEADOS DO SÉCULO V A.C ASSUME ACEPÇÃO PEJORATIVA (SABERETA, SABICHÃO), EM CONTRASTE COM A FIGURA DO FILÓSOFO (O AMANTE DA SABEDORIA, QUE TODAVIA NÃO SE DECLARA SÁBIO) DELINEADA POR PLATÃO CONFORME O MODELO SOCRÁTICO. FORAM SOFISTAS CONHECIDOS: GÓRGIAS, PROTÁGORAS, HÍPIAS, PRÓDICO, TRASÍMACO, POLOS, EUTIDEMO E DIONISODORO.
1. OS SOFISTAS
 
1- SÍNTESE CRIATIVA OU ETOLOGIA: 
UMA OS SOFISTAS FORAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS DO PERÍODO SOCRÁTICO. ESSES SE OPUNHAM À FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA DIZENDO QUE ESTES ENSINAVAM COISAS CONTRADITÓRIAS E REPLETAS DE ERROS QUE NÃO APRESENTAVAM UTILIDADE NAS POLIS (CIDADES). DESSA FORMA, SUBSTITUÍRAM A NATUREZA QUE ANTES ERA O PRINCIPAL OBJETO DE REFLEXÃO PELA ARTE DA PERSUASÃO. APRESENTAVAM-SE COMO MESTRES DE ORATÓRIA A FIM DE OBTER VITÓRIA NA RETÓRICA NA ARGUMENTAÇÃO. ASSIM USAVAM A ARTE DE DISCURSAR; ORATÓRIA. ENFEITES EXAGERADOS NA LINGUAGEM.
1. OS SOFISTAS
 
1- SÍNTESE CRIATIVA OU ETOLOGIA: 
POR DESPREZAREM ALGUMAS DISCUSSÕES FEITAS PELOS FILÓSOFOS, ERAM CHAMADOS DE CÉTICOS ATÉ MESMO POR SÓCRATES QUE SE REBELOU CONTRA ELES DIZENDO QUE SE REBELOU CONTRA ELES DIZENDO QUE DESRESPEITAVAM A VERDADE E O AMOR PELA SABEDORIA. VALE DIZER QUE OS SOFISTAS TINHAM EM SUA FORMAÇÃO O ESTUDO DO TEATRO, PODENDO FALAR DE ALGO QUE NÃO ENTENDIAM, MAS APENAS DECORAVAM. 
1. OS SOFISTAS
 
1- SÍNTESE CRIATIVA OU ETOLOGIA: 
POREM GREGO A PALAVRA PHARMACON PODE TER VÁRIOS SIGNIFICADOS: PODE SER O QUE CURA, O QUE TRAZ ALÍVIO, MAS TAMBÉM O QUE MATA, O QUE VICIA. O DISCURSO SOFISTA É ENCARADO PELOS FILÓSOFOS DA ÉPOCA COMO PURO PHARMACON, MAS NO SENTIDO NEGATIVO, NO SENTIDO DAQUILO QUE DOPA O OUTRO, QUE O IMPEDE DE ENXERGAR A REALIDADE, INEBRIANTE.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais