Buscar

ATIVIDADE DE DIREITOS DAS OBRIGAÇÕES I

Prévia do material em texto

1) Determinado estabelecimento bancário oferece os serviços de guarda de valores em cofres fortes. Luiza faz uso deste serviço há muito tempo guardando no banco joias e documentos. No inicio do ano o banco foi vítima de roubo e todos os pertences de Luiza foram levados. PERGUNTA-SE: Levando-se em conta a finalidade da obrigação, aponte a alternativa correta e justifique-a, dissertativamente.
a) Obrigação de garantia, impondo-se a obrigação de indenizar pelo próprio objeto do serviço oferecido.
b) Obrigação de resultado, retirando-se a obrigação de indenizar pela ocorrência de evento fortuito ou força maior.
c) Obrigação de resultado, impondo-se a obrigação de indenizar pela previsibilidade da ocorrência de roubos.
d) Obrigação de garantia, retirando-se a obrigação de indenizar pela ocorrência de evento fortuito ou força maior.
2)    Juca adquiriu, em 6 parcelas, de Tito um imóvel na Rua Andorinha, n.6, bairro do Limão, registrado sob a matrícula n. 909090. Ao entrar na posse do imóvel ele constata que foram deixados 5 aparelhos de ar condicionado, instalados nas 5 suítes do imóvel, sem que houvesse qualquer menção acerca deles no contrato. Quitada a última prestação, ao ter que registrar a casa no nome de Juca, Tito reivindica aqueles acessórios. PERGUNTA-SE: Sob a análise das características do vínculo jurídico obrigacional e as regras atinentes a cada modalidade de prestação, assinale a alternativa correta, justificando-a, dissertativamente:
A) nas obrigações de dar coisa certa, os acessórios seguem o principal, ainda que não sejam mencionados no negócio jurídico. No caso, os 5 aparelhos de ar condicionado, por tratarem de produtos, estão inclusos na prestação de entregar a casa, dever assumido por Tito.
B) o vínculo obrigacional entre as partes refere-se a obrigação de dar coisa certa e nesta modalidade, segundo a regra do art. 233 do Código Civil, Tito terá direito a devolução das pertenças, já que a ausência de manifestação de vontade e nem as circunstâncias autorizam aplicação, por analogia, de que o acessório segue o principal.
C) ao adquirir a casa, Juca também adquiriu os 5 aparelhos de ar condicionado. Por analogia, estes estão abrangidos no conceito de acessórios. Portanto, equiparam-se aos frutos, produtos e benfeitorias.
D) a abrangência dos bens acessórios alcança frutos, produtos e as benfeitorias necessárias e úteis. Benfeitorias voluptuárias e pertenças estão excluídas no que diz respeito a obrigações de dar coisa incerta. Assim, não havendo menção sobre os aparelhos no contrato, as benfeitorias voluptuárias podem ser retiradas por Tito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes